OS DESAFIOS E POTENCIALIDADES DA PRÁXIS ESCOLAR A PARTIR DA VIGÊNCIA DAS LEIS 10.639/03 E 11.645/08
"2019-09-04 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 57822 "edicao_id" => 111 "trabalho_id" => 578 "inscrito_id" => 1751 "titulo" => "OS DESAFIOS E POTENCIALIDADES DA PRÁXIS ESCOLAR A PARTIR DA VIGÊNCIA DAS LEIS 10.639/03 E 11.645/08" "resumo" => "O ARTIGO ABORDARÁ OS DESAFIOS E POSSIBILIDADES DA PRÁXIS A PARTIR DAS LEIS 10.639/03 E 11.645/08 NO INTUITO DE RESGATAR A VALORIZAÇÃO DO PROTAGONISMO E DA CULTURA NEGRA E INDÍGENA NA SOCIEDADE BRASILEIRA. COMO APORTE METODOLÓGICO, PAUTOU-SE EM UM LEVANTAMENTO BIBLIOGRÁFICO CONTEMPLANDO A LEGISLAÇÃO OFICIAL, DEBATES DE PESQUISADORES/AS COMO: LOPES (2006), ROCHA (2011), FREIRE (1993), BNCC (2018), DENTRE OUTROS, OS QUAIS DISCUTEM A TEMÁTICA DO RACISMO E A NECESSIDADE CONTÍNUA DA PROBLEMATIZAÇÃO E VALORIZAÇÃO DAS COMUNIDADES NEGRA E INDÍGENAS NO ÂMBITO ESCOLAR, BUSCANDO ROMPER COM O SILENCIAMENTO E TRAZENDO TAIS DISCUSSÕES À LUZ DAS SALAS DE AULA. NESSE SENTIDO, APRESENTA-SE APONTAMENTOS SOBRE A IMPORTÂNCIA DA INSERÇÃO DE CONTEÚDOS QUE CORRESPONDAM ÀS PRÁTICAS SOCIAIS DAS CULTURAS DOS POVOS NEGROS E INDÍGENAS, PROPICIANDO MUDANÇAS PARADIGMÁTICAS REFLETIDAS EM AÇÕES NÃO PRECONCEITUOSAS E INCLUSIVAS." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "AT 37: Interdisciplinar" "palavra_chave" => "RACISMO, PRÁXIS, CURRÍCULO ESCOLAR, CULTURA AFROINDÍGENA" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV124_MD1_SA111_ID1751_23082019125157.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:53" "updated_at" => "2020-06-10 12:57:23" "ativo" => 1 "autor_nome" => "CAMILA MOURA DO NASCIMENTO LEITE" "autor_nome_curto" => "CAMILA NASCIMENTO" "autor_email" => "camilabirthh@gmail.com" "autor_ies" => "FACULDADES INTEGRADAS DO CEARA" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-vi-join---brasil---portugal" "edicao_nome" => "Anais VI JOIN / Brasil - Portugal" "edicao_evento" => "VI Encontro de Jovens Investigadores / Brasil - Portugal" "edicao_ano" => 2019 "edicao_pasta" => "anais/join/2019" "edicao_logo" => "5e4a1d4346228_17022020015739.png" "edicao_capa" => "5f186f4073abf_22072020135424.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2019-09-04 00:00:00" "publicacao_id" => 47 "publicacao_nome" => "Anais JOIN" "publicacao_codigo" => "2594-8318" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 57822 "edicao_id" => 111 "trabalho_id" => 578 "inscrito_id" => 1751 "titulo" => "OS DESAFIOS E POTENCIALIDADES DA PRÁXIS ESCOLAR A PARTIR DA VIGÊNCIA DAS LEIS 10.639/03 E 11.645/08" "resumo" => "O ARTIGO ABORDARÁ OS DESAFIOS E POSSIBILIDADES DA PRÁXIS A PARTIR DAS LEIS 10.639/03 E 11.645/08 NO INTUITO DE RESGATAR A VALORIZAÇÃO DO PROTAGONISMO E DA CULTURA NEGRA E INDÍGENA NA SOCIEDADE BRASILEIRA. COMO APORTE METODOLÓGICO, PAUTOU-SE EM UM LEVANTAMENTO BIBLIOGRÁFICO CONTEMPLANDO A LEGISLAÇÃO OFICIAL, DEBATES DE PESQUISADORES/AS COMO: LOPES (2006), ROCHA (2011), FREIRE (1993), BNCC (2018), DENTRE OUTROS, OS QUAIS DISCUTEM A TEMÁTICA DO RACISMO E A NECESSIDADE CONTÍNUA DA PROBLEMATIZAÇÃO E VALORIZAÇÃO DAS COMUNIDADES NEGRA E INDÍGENAS NO ÂMBITO ESCOLAR, BUSCANDO ROMPER COM O SILENCIAMENTO E TRAZENDO TAIS DISCUSSÕES À LUZ DAS SALAS DE AULA. NESSE SENTIDO, APRESENTA-SE APONTAMENTOS SOBRE A IMPORTÂNCIA DA INSERÇÃO DE CONTEÚDOS QUE CORRESPONDAM ÀS PRÁTICAS SOCIAIS DAS CULTURAS DOS POVOS NEGROS E INDÍGENAS, PROPICIANDO MUDANÇAS PARADIGMÁTICAS REFLETIDAS EM AÇÕES NÃO PRECONCEITUOSAS E INCLUSIVAS." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "AT 37: Interdisciplinar" "palavra_chave" => "RACISMO, PRÁXIS, CURRÍCULO ESCOLAR, CULTURA AFROINDÍGENA" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV124_MD1_SA111_ID1751_23082019125157.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:53" "updated_at" => "2020-06-10 12:57:23" "ativo" => 1 "autor_nome" => "CAMILA MOURA DO NASCIMENTO LEITE" "autor_nome_curto" => "CAMILA NASCIMENTO" "autor_email" => "camilabirthh@gmail.com" "autor_ies" => "FACULDADES INTEGRADAS DO CEARA" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-vi-join---brasil---portugal" "edicao_nome" => "Anais VI JOIN / Brasil - Portugal" "edicao_evento" => "VI Encontro de Jovens Investigadores / Brasil - Portugal" "edicao_ano" => 2019 "edicao_pasta" => "anais/join/2019" "edicao_logo" => "5e4a1d4346228_17022020015739.png" "edicao_capa" => "5f186f4073abf_22072020135424.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2019-09-04 00:00:00" "publicacao_id" => 47 "publicacao_nome" => "Anais JOIN" "publicacao_codigo" => "2594-8318" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }