OUTROS OLHARES SOBRE A DOCÊNCIA A PARTIR DAS
HISTÓRIAS DE VIDA E NARRATIVAS AUTOBIOGRÁFICAS NO
PIBID/PEDAGOGIA DA URCA
"2019-09-04 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 57824 "edicao_id" => 111 "trabalho_id" => 610 "inscrito_id" => 337 "titulo" => """ OUTROS OLHARES SOBRE A DOCÊNCIA A PARTIR DAS\r\n HISTÓRIAS DE VIDA E NARRATIVAS AUTOBIOGRÁFICAS NO\r\n PIBID/PEDAGOGIA DA URCA """ "resumo" => """ O PRESENTE TRABALHO DISCUTE O “VOLTAR-SE PARA SI” COMO ABORDAGEM DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES. ESTE\r\n TEM SIDO UMA PROPOSTA-CONVITE PRESENTE NOS DEBATES CONTEMPORÂNEOS SOBRE FORMAÇÃO DOCENTE SEJA ELA\r\n INICIAL, CONTINUADA, PERMANENTE. TAL PERSPECTIVA TEM EMBASADO O DESENVOLVIMENTO DO SUBPROJETO\r\n PIBID/PEDAGOGIA DA UNIVERSIDADE REGIONAL DO CARIRI, INTITULADO SENTIR-FAZER A DOCÊNCIA-DISCÊNCIA NA\r\n ESCOLA: O DIÁLOGO E A INTERDISCIPLINARIDADE ENTRE AS ÁREAS DE LÍNGUA PORTUGUES E MATEMÁTICA, NO QUAL\r\n PARTICIPAM AS AUTORAS E O AUTOR. NESTE SENTIDO, TEM-SE COMO OBJETIVO IDENTIFICAR AS CONTRIBUIÇÕES DAS\r\n HISTÓRIAS DE VIDA E NARRATIVAS AUTOBIOGRÁFICAS PARA A FORMAÇÃO INICIAL DE ESTUDANTES ATUANTES NO\r\n REFERIDO SUBPROJETO. O TEXTO SE CONSTITUI COMO UM ESTUDO EXPLORATÓRIO DE ABOSRDAGEM QUALITATIVA, REALIZADO ATRAVÉS DE PESQUISA PARTICIPANTE. FUNDAMENTAM A PESQUISA OS TEXTOS DE PASCAL GALVANI (2002)\r\n E AS OBRAS DE CECILIA WARSCHAUER (2017A; 2017B). DENTRE OS RESULTADOS ENCONTRAM-SE: A) AS TÉCNICAS\r\n RESGATAM EXPERIÊNCIAS INDIVIDUAIS E COLETIVAS; B) A METODOLOGIA DAS HISTÓRIAS DE VIDA EM FORMAÇÃO\r\n PROPICIA O “VOLTAR-SE PARA SI”, FAZ EMERGIR A SUBJETIVIDADE DOS ESTUDANTES, PERMITINDO O RESGATE E A\r\n VALORIZAÇÃO DA SUA PRÓPRIA HISTÓRIA DO PERCURSO QUE SUA VIDA SE CONSTITUI COM CONTEÚDO PESSOAL, BEM\r\n COMO A ATITUDE QUE SERÁ MOBILIZADA PARA O USO DA MEDIAÇÃO COMO ESTRATÉGIA NO PROCESSO\r\n AUTOFORMATIVO. CONSIDERA-SE ASSIM, QUE A ABORDAGEM DAS HISTÓRIAS DE VIDA EM FORMAÇÃO CONSTITUI\r\n COMO ESPAÇO/MOMENTO DE REFLEXIVIDADE E VALORIZAÇÃO DOS DIFERENTE MOMENTOS DE FORMAÇÃO AO LONGO\r\n DA VIDA, RESGATANDO MEMÓRIAS, MUITAS VEZES ADORMECIDAS, TÃO CARAS E ÚNICAS NA CONSTITUIÇÃO DAS\r\n IDENTIDADES DOCENTES. """ "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "AT 33: Educação" "palavra_chave" => "NARRATIVAS AUTOBIOGRÁFICAS, MEMÓRIA, FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES, PIBID PEDAGOGIA" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV124_MD1_SA33_ID337_23082019174437.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:53" "updated_at" => "2020-06-10 12:57:23" "ativo" => 1 "autor_nome" => "ANTONIA JUCILENE MORAES ANDRADE" "autor_nome_curto" => "JUCILENE ANDRADE" "autor_email" => "jucileneaiuaba@hotmail.co" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE REGIONAL DO CARIRI- URCA" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-vi-join---brasil---portugal" "edicao_nome" => "Anais VI JOIN / Brasil - Portugal" "edicao_evento" => "VI Encontro de Jovens Investigadores / Brasil - Portugal" "edicao_ano" => 2019 "edicao_pasta" => "anais/join/2019" "edicao_logo" => "5e4a1d4346228_17022020015739.png" "edicao_capa" => "5f186f4073abf_22072020135424.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2019-09-04 00:00:00" "publicacao_id" => 47 "publicacao_nome" => "Anais JOIN" "publicacao_codigo" => "2594-8318" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 57824 "edicao_id" => 111 "trabalho_id" => 610 "inscrito_id" => 337 "titulo" => """ OUTROS OLHARES SOBRE A DOCÊNCIA A PARTIR DAS\r\n HISTÓRIAS DE VIDA E NARRATIVAS AUTOBIOGRÁFICAS NO\r\n PIBID/PEDAGOGIA DA URCA """ "resumo" => """ O PRESENTE TRABALHO DISCUTE O “VOLTAR-SE PARA SI” COMO ABORDAGEM DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES. ESTE\r\n TEM SIDO UMA PROPOSTA-CONVITE PRESENTE NOS DEBATES CONTEMPORÂNEOS SOBRE FORMAÇÃO DOCENTE SEJA ELA\r\n INICIAL, CONTINUADA, PERMANENTE. TAL PERSPECTIVA TEM EMBASADO O DESENVOLVIMENTO DO SUBPROJETO\r\n PIBID/PEDAGOGIA DA UNIVERSIDADE REGIONAL DO CARIRI, INTITULADO SENTIR-FAZER A DOCÊNCIA-DISCÊNCIA NA\r\n ESCOLA: O DIÁLOGO E A INTERDISCIPLINARIDADE ENTRE AS ÁREAS DE LÍNGUA PORTUGUES E MATEMÁTICA, NO QUAL\r\n PARTICIPAM AS AUTORAS E O AUTOR. NESTE SENTIDO, TEM-SE COMO OBJETIVO IDENTIFICAR AS CONTRIBUIÇÕES DAS\r\n HISTÓRIAS DE VIDA E NARRATIVAS AUTOBIOGRÁFICAS PARA A FORMAÇÃO INICIAL DE ESTUDANTES ATUANTES NO\r\n REFERIDO SUBPROJETO. O TEXTO SE CONSTITUI COMO UM ESTUDO EXPLORATÓRIO DE ABOSRDAGEM QUALITATIVA, REALIZADO ATRAVÉS DE PESQUISA PARTICIPANTE. FUNDAMENTAM A PESQUISA OS TEXTOS DE PASCAL GALVANI (2002)\r\n E AS OBRAS DE CECILIA WARSCHAUER (2017A; 2017B). DENTRE OS RESULTADOS ENCONTRAM-SE: A) AS TÉCNICAS\r\n RESGATAM EXPERIÊNCIAS INDIVIDUAIS E COLETIVAS; B) A METODOLOGIA DAS HISTÓRIAS DE VIDA EM FORMAÇÃO\r\n PROPICIA O “VOLTAR-SE PARA SI”, FAZ EMERGIR A SUBJETIVIDADE DOS ESTUDANTES, PERMITINDO O RESGATE E A\r\n VALORIZAÇÃO DA SUA PRÓPRIA HISTÓRIA DO PERCURSO QUE SUA VIDA SE CONSTITUI COM CONTEÚDO PESSOAL, BEM\r\n COMO A ATITUDE QUE SERÁ MOBILIZADA PARA O USO DA MEDIAÇÃO COMO ESTRATÉGIA NO PROCESSO\r\n AUTOFORMATIVO. CONSIDERA-SE ASSIM, QUE A ABORDAGEM DAS HISTÓRIAS DE VIDA EM FORMAÇÃO CONSTITUI\r\n COMO ESPAÇO/MOMENTO DE REFLEXIVIDADE E VALORIZAÇÃO DOS DIFERENTE MOMENTOS DE FORMAÇÃO AO LONGO\r\n DA VIDA, RESGATANDO MEMÓRIAS, MUITAS VEZES ADORMECIDAS, TÃO CARAS E ÚNICAS NA CONSTITUIÇÃO DAS\r\n IDENTIDADES DOCENTES. """ "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "AT 33: Educação" "palavra_chave" => "NARRATIVAS AUTOBIOGRÁFICAS, MEMÓRIA, FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES, PIBID PEDAGOGIA" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV124_MD1_SA33_ID337_23082019174437.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:53" "updated_at" => "2020-06-10 12:57:23" "ativo" => 1 "autor_nome" => "ANTONIA JUCILENE MORAES ANDRADE" "autor_nome_curto" => "JUCILENE ANDRADE" "autor_email" => "jucileneaiuaba@hotmail.co" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE REGIONAL DO CARIRI- URCA" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-vi-join---brasil---portugal" "edicao_nome" => "Anais VI JOIN / Brasil - Portugal" "edicao_evento" => "VI Encontro de Jovens Investigadores / Brasil - Portugal" "edicao_ano" => 2019 "edicao_pasta" => "anais/join/2019" "edicao_logo" => "5e4a1d4346228_17022020015739.png" "edicao_capa" => "5f186f4073abf_22072020135424.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2019-09-04 00:00:00" "publicacao_id" => 47 "publicacao_nome" => "Anais JOIN" "publicacao_codigo" => "2594-8318" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }