PLANEJAMENTO E PRÁTICA PEDAGÓGICA: CONSIDERAÇÕES SOBRE RELATOS DE EXPERIÊNCIAS NO PIBID PEDAGOGIA DA URCA
"2019-09-04 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 57849 "edicao_id" => 111 "trabalho_id" => 536 "inscrito_id" => 429 "titulo" => "PLANEJAMENTO E PRÁTICA PEDAGÓGICA: CONSIDERAÇÕES SOBRE RELATOS DE EXPERIÊNCIAS NO PIBID PEDAGOGIA DA URCA" "resumo" => "O PRESENTE ARTIGO ABORDA PRÁTICAS PEDAGÓGICAS DESENVOLVIDAS NO PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSA DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA (PIBID), DA UNIVERSIDADE REGIONAL DO CARIRI (URCA), NO SUBPROJETO DO CURSO DE LICENCIATURA EM PEDAGOGIA INTITULADO: SENTIR-FAZER A DOCÊNCIA-DISCÊNCIA NA ESCOLA - O DIÁLOGO E A INTERDISCIPLINARIDADE ENTRE AS ÁREAS DE LÍNGUA PORTUGUESA E MATEMÁTICA. DENTRE OS DESAFIOS ENCONTRADOS NA REALIZAÇÃO DO PROJETO SUPRACITADO DEPAROU-SE COM O PLANEJAMENTO DOCENTE INTERDISCIPLINAR ENTRE AS REFERIDAS ÁREAS. NESTE TOCANTE NOS PERGUNTAMOS COMO ELE – O PLANEJAMENTO-, PODE CONTRIBUIR PARA APROXIMAÇÃO DA REALIDADE ESCOLAR E NA PROMOÇÃO DE PRÁTICAS DOCENTES INTERDISCIPLINARES NOS COMPONENTES CURRICULARES DE LÍNGUA PORTUGUÊS E MATEMÁTICA? TENDO COMO FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA REENCANTAR A EDUCAÇÃO: RUMO À SOCIEDADE APRENDENTE DE HUGO ASSMANN (2007); DIDÁTICA E DOCÊNCIA: APRENDENDO A PROFISSÃO DE ISABEL MARIA SABINO FARIAS ET. AL (2014); MATEMÁTICA, LITERATURA E AULAS DE LUÍS MENEZES (2011) O BRINCAR NA ESCOLA: METODOLOGIA LÚDICO-VIVENCIAL, COLETÂNEA DE JOGOS, BRINQUEDOS E DINÂMICAS DE SANTA MARLI PIRES DOS SANTOS (2010). BUSCA-SE, DESTE MODO, ANALISAR AS EXPERIÊNCIAS PEDAGÓGICAS NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL DA EDUCAÇÃO BÁSICA. TEM-SE AQUI UM ESTUDO EXPLORATÓRIO, DE ABORDAGEM QUALITATIVA E DESENVOLVIDO A PARTIR DA PESQUISA PARTICIPANTE. AS EXPERIÊNCIAS DO PIBID/PEDAGOGIA DEMONSTRAM QUE O PLANEJAMENTO DOCENTE DESVELA A LUDICIDADE COM PRINCIPAL ELEMENTO DE PROMOÇÃO DA INTERDISCIPLINARIDADE NA MEDIDA EM QUE AUXILIA OS PROFESSORES NA INTERLOCUÇÃO DOS CONTEÚDOS NOS COMPONENTES CURRICULARES DE LÍNGUA PORTUGUÊS E MATEMÁTICA." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "AT 33: Educação" "palavra_chave" => "PEDAGOGIA, INTERDISCIPLINAR, PLANEJAMENTO, EXPERIÊNCIAS DOCENTES" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV124_MD1_SA33_ID429_22082019154234.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:53" "updated_at" => "2020-06-10 12:57:23" "ativo" => 1 "autor_nome" => "JÉSSICA FERREIRA DE SALES" "autor_nome_curto" => "JÉSSICA FERREIRA" "autor_email" => "jessicaferreira1997@outlo" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE REGIONAL DO CARIRI" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-vi-join---brasil---portugal" "edicao_nome" => "Anais VI JOIN / Brasil - Portugal" "edicao_evento" => "VI Encontro de Jovens Investigadores / Brasil - Portugal" "edicao_ano" => 2019 "edicao_pasta" => "anais/join/2019" "edicao_logo" => "5e4a1d4346228_17022020015739.png" "edicao_capa" => "5f186f4073abf_22072020135424.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2019-09-04 00:00:00" "publicacao_id" => 47 "publicacao_nome" => "Anais JOIN" "publicacao_codigo" => "2594-8318" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 57849 "edicao_id" => 111 "trabalho_id" => 536 "inscrito_id" => 429 "titulo" => "PLANEJAMENTO E PRÁTICA PEDAGÓGICA: CONSIDERAÇÕES SOBRE RELATOS DE EXPERIÊNCIAS NO PIBID PEDAGOGIA DA URCA" "resumo" => "O PRESENTE ARTIGO ABORDA PRÁTICAS PEDAGÓGICAS DESENVOLVIDAS NO PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSA DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA (PIBID), DA UNIVERSIDADE REGIONAL DO CARIRI (URCA), NO SUBPROJETO DO CURSO DE LICENCIATURA EM PEDAGOGIA INTITULADO: SENTIR-FAZER A DOCÊNCIA-DISCÊNCIA NA ESCOLA - O DIÁLOGO E A INTERDISCIPLINARIDADE ENTRE AS ÁREAS DE LÍNGUA PORTUGUESA E MATEMÁTICA. DENTRE OS DESAFIOS ENCONTRADOS NA REALIZAÇÃO DO PROJETO SUPRACITADO DEPAROU-SE COM O PLANEJAMENTO DOCENTE INTERDISCIPLINAR ENTRE AS REFERIDAS ÁREAS. NESTE TOCANTE NOS PERGUNTAMOS COMO ELE – O PLANEJAMENTO-, PODE CONTRIBUIR PARA APROXIMAÇÃO DA REALIDADE ESCOLAR E NA PROMOÇÃO DE PRÁTICAS DOCENTES INTERDISCIPLINARES NOS COMPONENTES CURRICULARES DE LÍNGUA PORTUGUÊS E MATEMÁTICA? TENDO COMO FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA REENCANTAR A EDUCAÇÃO: RUMO À SOCIEDADE APRENDENTE DE HUGO ASSMANN (2007); DIDÁTICA E DOCÊNCIA: APRENDENDO A PROFISSÃO DE ISABEL MARIA SABINO FARIAS ET. AL (2014); MATEMÁTICA, LITERATURA E AULAS DE LUÍS MENEZES (2011) O BRINCAR NA ESCOLA: METODOLOGIA LÚDICO-VIVENCIAL, COLETÂNEA DE JOGOS, BRINQUEDOS E DINÂMICAS DE SANTA MARLI PIRES DOS SANTOS (2010). BUSCA-SE, DESTE MODO, ANALISAR AS EXPERIÊNCIAS PEDAGÓGICAS NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL DA EDUCAÇÃO BÁSICA. TEM-SE AQUI UM ESTUDO EXPLORATÓRIO, DE ABORDAGEM QUALITATIVA E DESENVOLVIDO A PARTIR DA PESQUISA PARTICIPANTE. AS EXPERIÊNCIAS DO PIBID/PEDAGOGIA DEMONSTRAM QUE O PLANEJAMENTO DOCENTE DESVELA A LUDICIDADE COM PRINCIPAL ELEMENTO DE PROMOÇÃO DA INTERDISCIPLINARIDADE NA MEDIDA EM QUE AUXILIA OS PROFESSORES NA INTERLOCUÇÃO DOS CONTEÚDOS NOS COMPONENTES CURRICULARES DE LÍNGUA PORTUGUÊS E MATEMÁTICA." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "AT 33: Educação" "palavra_chave" => "PEDAGOGIA, INTERDISCIPLINAR, PLANEJAMENTO, EXPERIÊNCIAS DOCENTES" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV124_MD1_SA33_ID429_22082019154234.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:53" "updated_at" => "2020-06-10 12:57:23" "ativo" => 1 "autor_nome" => "JÉSSICA FERREIRA DE SALES" "autor_nome_curto" => "JÉSSICA FERREIRA" "autor_email" => "jessicaferreira1997@outlo" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE REGIONAL DO CARIRI" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-vi-join---brasil---portugal" "edicao_nome" => "Anais VI JOIN / Brasil - Portugal" "edicao_evento" => "VI Encontro de Jovens Investigadores / Brasil - Portugal" "edicao_ano" => 2019 "edicao_pasta" => "anais/join/2019" "edicao_logo" => "5e4a1d4346228_17022020015739.png" "edicao_capa" => "5f186f4073abf_22072020135424.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2019-09-04 00:00:00" "publicacao_id" => 47 "publicacao_nome" => "Anais JOIN" "publicacao_codigo" => "2594-8318" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }