POLÍTICAS PÚBLICAS EDUCACIONAIS E SEU CARÁTER GOVERNAMENTAL NO BRASIL: DA REDEMOCRATIZAÇÃO AO GOVERNO FERNANDO HENRIQUE CARDOSO
"2019-09-04 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 57852 "edicao_id" => 111 "trabalho_id" => 454 "inscrito_id" => 1395 "titulo" => "POLÍTICAS PÚBLICAS EDUCACIONAIS E SEU CARÁTER GOVERNAMENTAL NO BRASIL: DA REDEMOCRATIZAÇÃO AO GOVERNO FERNANDO HENRIQUE CARDOSO" "resumo" => """ RESUMO \r\n \r\n O PRESENTE TEXTO ANALISA E DISCUTE AS POLÍTICAS PÚBLICAS EDUCACIONAIS (PPES) IMPLEMENTADAS NA EDUCAÇÃO BRASILEIRA TOMANDO COMO PONTO DE PARTIDA O PERÍODO DE REDEMOCRATIZAÇÃO COM O GOVERNO SARNEY, ELEITO NO ANO DE 1985, AO GOVERNO DO PRESIDENTE ELEITO NA DÉCADA DE 90, FERNANDO HENRIQUE CARDOSO. FAZENDO UMA BREVE ANÁLISE, O TEXTO BUSCA EXPOR O CONTEXTO HISTÓRICO E AS PRINCIPAIS PPES VIGENTES DURANTE CADA MANDATO PRESIDENCIAL NO BRASIL. MEDIANTE A REVISÃO BIBLIOGRÁFICA DE OBRAS QUE TRATAM DA TEMÁTICA, O OBJETIVO É ELUCIDAR O LEITOR SOBRE O ASSUNTO PROPOSTO E LEVANTAR QUESTÕES ACERCA DA QUALIDADE DA EDUCAÇÃO GARANTIDA PARA A SOCIEDADE BRASILEIRA TENDO EM VISTA A DICOTOMIA DE SUAS CLASSES SOCIAIS. MEDIANTE AS INFORMAÇÕES LEVANTADAS, O QUE SE PÔDE CONCLUIR É QUE A EDUCAÇÃO NÃO É CONSIDERADA UM PROJETO CONTÍNUO ENTRE AS DECISÕES TOMADAS POR CADA PRESIDENTE ELEITO E O AFASTAMENTO DAS PPES APLICADAS DURANTE CADA GOVERNO. COM O AVANÇO NEOLIBERAL NA DÉCADA DE 90 E MODELOS DE FINANCIAMENTO ESTRANGEIRO NO PAÍS – COMO POR EXEMPLO PROJETOS EDUCACIONAIS FINANCIADOS PELO FUNDO MONETÁRIO INTERNACIONAL (FMI) – A EDUCAÇÃO PASSOU A SER TRATADA CADA VEZ MAIS COMO INSUMO A SER QUANTITATIVO E NÃO QUALITATIVO, CARACTERÍSTICA QUE SÓ TEM SE FORTALECIDO COM O PASSAR DOS ANOS E MUDANÇAS DE GOVERNO. """ "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "AT 33: Educação" "palavra_chave" => "POLÍTICAS EDUCACIONAIS, REFORMAS, FHC" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV124_MD1_SA70_ID1395_17082019201059.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:53" "updated_at" => "2020-06-10 12:57:23" "ativo" => 1 "autor_nome" => "GABRIELE DA SILVA ANTUNES" "autor_nome_curto" => "GABI ANTUNES" "autor_email" => "gaabsantunes@hotmail.com" "autor_ies" => "UECE" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-vi-join---brasil---portugal" "edicao_nome" => "Anais VI JOIN / Brasil - Portugal" "edicao_evento" => "VI Encontro de Jovens Investigadores / Brasil - Portugal" "edicao_ano" => 2019 "edicao_pasta" => "anais/join/2019" "edicao_logo" => "5e4a1d4346228_17022020015739.png" "edicao_capa" => "5f186f4073abf_22072020135424.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2019-09-04 00:00:00" "publicacao_id" => 47 "publicacao_nome" => "Anais JOIN" "publicacao_codigo" => "2594-8318" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 57852 "edicao_id" => 111 "trabalho_id" => 454 "inscrito_id" => 1395 "titulo" => "POLÍTICAS PÚBLICAS EDUCACIONAIS E SEU CARÁTER GOVERNAMENTAL NO BRASIL: DA REDEMOCRATIZAÇÃO AO GOVERNO FERNANDO HENRIQUE CARDOSO" "resumo" => """ RESUMO \r\n \r\n O PRESENTE TEXTO ANALISA E DISCUTE AS POLÍTICAS PÚBLICAS EDUCACIONAIS (PPES) IMPLEMENTADAS NA EDUCAÇÃO BRASILEIRA TOMANDO COMO PONTO DE PARTIDA O PERÍODO DE REDEMOCRATIZAÇÃO COM O GOVERNO SARNEY, ELEITO NO ANO DE 1985, AO GOVERNO DO PRESIDENTE ELEITO NA DÉCADA DE 90, FERNANDO HENRIQUE CARDOSO. FAZENDO UMA BREVE ANÁLISE, O TEXTO BUSCA EXPOR O CONTEXTO HISTÓRICO E AS PRINCIPAIS PPES VIGENTES DURANTE CADA MANDATO PRESIDENCIAL NO BRASIL. MEDIANTE A REVISÃO BIBLIOGRÁFICA DE OBRAS QUE TRATAM DA TEMÁTICA, O OBJETIVO É ELUCIDAR O LEITOR SOBRE O ASSUNTO PROPOSTO E LEVANTAR QUESTÕES ACERCA DA QUALIDADE DA EDUCAÇÃO GARANTIDA PARA A SOCIEDADE BRASILEIRA TENDO EM VISTA A DICOTOMIA DE SUAS CLASSES SOCIAIS. MEDIANTE AS INFORMAÇÕES LEVANTADAS, O QUE SE PÔDE CONCLUIR É QUE A EDUCAÇÃO NÃO É CONSIDERADA UM PROJETO CONTÍNUO ENTRE AS DECISÕES TOMADAS POR CADA PRESIDENTE ELEITO E O AFASTAMENTO DAS PPES APLICADAS DURANTE CADA GOVERNO. COM O AVANÇO NEOLIBERAL NA DÉCADA DE 90 E MODELOS DE FINANCIAMENTO ESTRANGEIRO NO PAÍS – COMO POR EXEMPLO PROJETOS EDUCACIONAIS FINANCIADOS PELO FUNDO MONETÁRIO INTERNACIONAL (FMI) – A EDUCAÇÃO PASSOU A SER TRATADA CADA VEZ MAIS COMO INSUMO A SER QUANTITATIVO E NÃO QUALITATIVO, CARACTERÍSTICA QUE SÓ TEM SE FORTALECIDO COM O PASSAR DOS ANOS E MUDANÇAS DE GOVERNO. """ "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "AT 33: Educação" "palavra_chave" => "POLÍTICAS EDUCACIONAIS, REFORMAS, FHC" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV124_MD1_SA70_ID1395_17082019201059.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:53" "updated_at" => "2020-06-10 12:57:23" "ativo" => 1 "autor_nome" => "GABRIELE DA SILVA ANTUNES" "autor_nome_curto" => "GABI ANTUNES" "autor_email" => "gaabsantunes@hotmail.com" "autor_ies" => "UECE" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-vi-join---brasil---portugal" "edicao_nome" => "Anais VI JOIN / Brasil - Portugal" "edicao_evento" => "VI Encontro de Jovens Investigadores / Brasil - Portugal" "edicao_ano" => 2019 "edicao_pasta" => "anais/join/2019" "edicao_logo" => "5e4a1d4346228_17022020015739.png" "edicao_capa" => "5f186f4073abf_22072020135424.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2019-09-04 00:00:00" "publicacao_id" => 47 "publicacao_nome" => "Anais JOIN" "publicacao_codigo" => "2594-8318" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }