RECURSOS AUDIOVISUAIS NO ENSINO DE TEORIAS ATÔMICAS PARA DEFICIENTES AUDITIVOS: TEORIA DE DALTON
"2019-09-04 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 57885 "edicao_id" => 111 "trabalho_id" => 340 "inscrito_id" => 208 "titulo" => "RECURSOS AUDIOVISUAIS NO ENSINO DE TEORIAS ATÔMICAS PARA DEFICIENTES AUDITIVOS: TEORIA DE DALTON" "resumo" => "O ENSINO DE QUÍMICA É MAJORITARIAMENTE COMPOSTO POR ELEMENTOS DE CARACTERÍSTICA ÁUDIO-VISUAL. ENTRETANTO, NEM TODAS AS CLASSES ESTUDANTIS SÃO ASSISTIDAS NESSE PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM, VISTO QUE UMA PARCELA DA POPULAÇÃO APRESENTA ALGUM TIPO DE DEFICIÊNCIA, SEJA ELA FÍSICA OU INTELECTUAL. EM VIRTUDE DESSA PROBLEMÁTICA, É NECESSÁRIO O DESENVOLVIMENTO DE PESQUISAS QUE BUSQUEM ALTERNATIVAS PARA EXECUTAR DE MANEIRA EFETIVA O ENSINO DESSES ESTUDANTES DEFICIENTES. ESSE TRABALHO TEM O OBJETIVO DE EXPERIÊNCIA EXITOSA NA CRIAÇÃO DE UM RECURSO AUDIOVISUAL NO ENSINO DA TEORIA ATÔMICA DE JOHN DALTON PARA ESTUDANTES DEFICIENTES AUDITIVOS. O RECURSO SE TRATA DE VÍDEO-AULAS MINISTRADAS POR UM INTÉRPRETE DE LIBRAS QUE ESTÃO DISPONÍVEIS EM UMA PLATAFORMA DIGITAL ACESSÍVEL E CONTEMPLAM TAMBÉM OS ESTUDANTES NORMOAUDITIVOS, UMA VEZ QUE APRESENTAM TAMBÉM A TRADUÇÃO DOS SINAIS EM ÁUDIO. A APLICAÇÃO DELE FOI FEITA COM ESTUDANTES DEFICIENTES AUDITIVOS DO INSTITUTO FEDERAL DA PARAÍBA (CAMPUS JOÃO PESSOA) EM HORÁRIOS COMPLEMENTARES À AULA. NOTOU-SE A EVOLUÇÃO QUALITATIVA NO ENSINO DELES, POSTO QUE A HOUVE UMA MAIOR ASSIMILAÇÃO DO CONTEÚDO ABORDADO." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "AT 04: Química" "palavra_chave" => "ENSINO DE QUÍMICA, DEFICIENTES AUDITIVOS, EDUCAÇÃO INCLUSIVA,, TEORIAS ATÔMICAS, TEORIAS ATÔMICAS" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV124_MD4_SA41_ID208_23072019155421.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:53" "updated_at" => "2020-06-10 12:57:23" "ativo" => 1 "autor_nome" => "MATHEUS ANDREWS DOS SANTOS" "autor_nome_curto" => "MATHEUS ANDREWS" "autor_email" => "matheus13.andrews@gmail.c" "autor_ies" => "IFPB - CAMPUS JOÃO PESSOA" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-vi-join---brasil---portugal" "edicao_nome" => "Anais VI JOIN / Brasil - Portugal" "edicao_evento" => "VI Encontro de Jovens Investigadores / Brasil - Portugal" "edicao_ano" => 2019 "edicao_pasta" => "anais/join/2019" "edicao_logo" => "5e4a1d4346228_17022020015739.png" "edicao_capa" => "5f186f4073abf_22072020135424.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2019-09-04 00:00:00" "publicacao_id" => 47 "publicacao_nome" => "Anais JOIN" "publicacao_codigo" => "2594-8318" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 57885 "edicao_id" => 111 "trabalho_id" => 340 "inscrito_id" => 208 "titulo" => "RECURSOS AUDIOVISUAIS NO ENSINO DE TEORIAS ATÔMICAS PARA DEFICIENTES AUDITIVOS: TEORIA DE DALTON" "resumo" => "O ENSINO DE QUÍMICA É MAJORITARIAMENTE COMPOSTO POR ELEMENTOS DE CARACTERÍSTICA ÁUDIO-VISUAL. ENTRETANTO, NEM TODAS AS CLASSES ESTUDANTIS SÃO ASSISTIDAS NESSE PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM, VISTO QUE UMA PARCELA DA POPULAÇÃO APRESENTA ALGUM TIPO DE DEFICIÊNCIA, SEJA ELA FÍSICA OU INTELECTUAL. EM VIRTUDE DESSA PROBLEMÁTICA, É NECESSÁRIO O DESENVOLVIMENTO DE PESQUISAS QUE BUSQUEM ALTERNATIVAS PARA EXECUTAR DE MANEIRA EFETIVA O ENSINO DESSES ESTUDANTES DEFICIENTES. ESSE TRABALHO TEM O OBJETIVO DE EXPERIÊNCIA EXITOSA NA CRIAÇÃO DE UM RECURSO AUDIOVISUAL NO ENSINO DA TEORIA ATÔMICA DE JOHN DALTON PARA ESTUDANTES DEFICIENTES AUDITIVOS. O RECURSO SE TRATA DE VÍDEO-AULAS MINISTRADAS POR UM INTÉRPRETE DE LIBRAS QUE ESTÃO DISPONÍVEIS EM UMA PLATAFORMA DIGITAL ACESSÍVEL E CONTEMPLAM TAMBÉM OS ESTUDANTES NORMOAUDITIVOS, UMA VEZ QUE APRESENTAM TAMBÉM A TRADUÇÃO DOS SINAIS EM ÁUDIO. A APLICAÇÃO DELE FOI FEITA COM ESTUDANTES DEFICIENTES AUDITIVOS DO INSTITUTO FEDERAL DA PARAÍBA (CAMPUS JOÃO PESSOA) EM HORÁRIOS COMPLEMENTARES À AULA. NOTOU-SE A EVOLUÇÃO QUALITATIVA NO ENSINO DELES, POSTO QUE A HOUVE UMA MAIOR ASSIMILAÇÃO DO CONTEÚDO ABORDADO." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "AT 04: Química" "palavra_chave" => "ENSINO DE QUÍMICA, DEFICIENTES AUDITIVOS, EDUCAÇÃO INCLUSIVA,, TEORIAS ATÔMICAS, TEORIAS ATÔMICAS" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV124_MD4_SA41_ID208_23072019155421.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:53" "updated_at" => "2020-06-10 12:57:23" "ativo" => 1 "autor_nome" => "MATHEUS ANDREWS DOS SANTOS" "autor_nome_curto" => "MATHEUS ANDREWS" "autor_email" => "matheus13.andrews@gmail.c" "autor_ies" => "IFPB - CAMPUS JOÃO PESSOA" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-vi-join---brasil---portugal" "edicao_nome" => "Anais VI JOIN / Brasil - Portugal" "edicao_evento" => "VI Encontro de Jovens Investigadores / Brasil - Portugal" "edicao_ano" => 2019 "edicao_pasta" => "anais/join/2019" "edicao_logo" => "5e4a1d4346228_17022020015739.png" "edicao_capa" => "5f186f4073abf_22072020135424.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2019-09-04 00:00:00" "publicacao_id" => 47 "publicacao_nome" => "Anais JOIN" "publicacao_codigo" => "2594-8318" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }