RECURSOS DIDÁTICOS NO PROCESSO DE ENSINO DE ESCALA DE PH À ALUNOS COM DEFICIÊNCIA VISUAL
"2019-09-04 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 57886 "edicao_id" => 111 "trabalho_id" => 233 "inscrito_id" => 1199 "titulo" => "RECURSOS DIDÁTICOS NO PROCESSO DE ENSINO DE ESCALA DE PH À ALUNOS COM DEFICIÊNCIA VISUAL" "resumo" => "A TEMÁTICA DO ENSINO DA QUÍMICA É PRIORITARIAMENTE VOLTADA PARA ELEMENTOS VISUAIS QUE DITAM E NOS FAZEM COMPREENDER INTEGRALMENTE A MATÉRIA. ENTRETANTO, AO TOMARMOS ESTA ALUSÃO COMO FATO, ENTENDEMOS E CONCLUÍMOS QUE NEM TODOS OS ESTUDANTES PODEM SER CONTEMPLADOS COM ESTA METODOLOGIA, CASO DAQUELES QUE NÃO POSSUEM OU TEM CAPACIDADE VISUAL LIMITADA. DESTA FORMA, É EVIDENTE A NECESSIDADE DE ESTUDOS QUE INTENCIONEM IDEALIZAÇÕES DE RECURSOS DIDÁTICOS ADAPTADOS PARA QUE HAJA UMA MELHOR ASSIMILAÇÃO POR PARTE DE ALUNOS COM DEFICIÊNCIA VISUAL. ESTE ARTIGO TEM COMO OBJETIVO MOSTRAR A IMPORTÂNCIA DA TECNOLOGIA ASSISTIVA, COMO MEIO DE INCLUSÃO DE ALUNOS COM DEFICIÊNCIA VISUAL NA EDUCAÇÃO REGULAR CONJUNTAMENTE A ANÁLISE DE COMO ESTÁ SE SEGUINDO O ENSINO DE QUÍMICA NO ENSINO MÉDIO QUANTO À UTILIZAÇÃO DO RECURSO DIDÁTICO BASEADO NO SISTEMA “FEELIPA-COLOR CODE”. É PERCEPTÍVEL QUE AS DIFICULDADES DESTES ALUNOS CONCENTRAM-SE PRINCIPALMENTE NA NECESSIDADE DE UTILIZAÇÃO DE REFERÊNCIAS VISUAIS E NO FATO DE QUE O MÉTODO CONVENCIONAL UTILIZADO PELOS PROFESSORES NÃO É CONSIDERADO EFICAZ NA CONJUNTURA ATUAL. O ALUNO BENEFICIÁRIO DOS MATERIAIS AFIRMA QUE SENTE NECESSIDADE DE UMA FORMAÇÃO ESPECÍFICA E INDIVIDUAL EM DECORRÊNCIA DO FATO DE NÃO TER TIDO OPORTUNIDADE DE ACESSO A UM SISTEMA QUE LHE BENEFICIASSE. PARA A EVOLUÇÃO DA SITUAÇÃO, O ALUNO UTILIZOU NÃO SÓ DO SISTEMA “FEELIPA-COLOR CODE” COMO TAMBÉM TEVE A PRESENÇA DE ATENDIMENTO EDUCACIONAL ESPECIALIZADO DE PROFISSIONAIS QUE ATUAM NA EDUCAÇÃO ESPECIAL E QUE DERAM SUPORTE TANTO AO ALUNO QUANTO AO PROFESSOR, FATOR ESSENCIAL PARA UMA INCLUSÃO EDUCACIONAL EFETIVA." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "AT 04: Química" "palavra_chave" => "DEFICIÊNCIA VISUAL, ENSINO DE QUÍMICA, EQUILÍBRIO IÔNICO, RECURSOS DIDÁTICOS, RECURSOS DIDÁTICOS" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV124_MD1_SA41_ID1199_15072019135150.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:53" "updated_at" => "2020-06-19 14:36:45" "ativo" => 1 "autor_nome" => "MARIA FERNANDA VITAL RAMALHO" "autor_nome_curto" => "MARIA FERNANDA VITAL" "autor_email" => "mariafernandavital@outloo" "autor_ies" => "INSTITUTO FEDERAL DA PARAÍBA-IFPB" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-vi-join---brasil---portugal" "edicao_nome" => "Anais VI JOIN / Brasil - Portugal" "edicao_evento" => "VI Encontro de Jovens Investigadores / Brasil - Portugal" "edicao_ano" => 2019 "edicao_pasta" => "anais/join/2019" "edicao_logo" => "5e4a1d4346228_17022020015739.png" "edicao_capa" => "5f186f4073abf_22072020135424.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2019-09-04 00:00:00" "publicacao_id" => 47 "publicacao_nome" => "Anais JOIN" "publicacao_codigo" => "2594-8318" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 57886 "edicao_id" => 111 "trabalho_id" => 233 "inscrito_id" => 1199 "titulo" => "RECURSOS DIDÁTICOS NO PROCESSO DE ENSINO DE ESCALA DE PH À ALUNOS COM DEFICIÊNCIA VISUAL" "resumo" => "A TEMÁTICA DO ENSINO DA QUÍMICA É PRIORITARIAMENTE VOLTADA PARA ELEMENTOS VISUAIS QUE DITAM E NOS FAZEM COMPREENDER INTEGRALMENTE A MATÉRIA. ENTRETANTO, AO TOMARMOS ESTA ALUSÃO COMO FATO, ENTENDEMOS E CONCLUÍMOS QUE NEM TODOS OS ESTUDANTES PODEM SER CONTEMPLADOS COM ESTA METODOLOGIA, CASO DAQUELES QUE NÃO POSSUEM OU TEM CAPACIDADE VISUAL LIMITADA. DESTA FORMA, É EVIDENTE A NECESSIDADE DE ESTUDOS QUE INTENCIONEM IDEALIZAÇÕES DE RECURSOS DIDÁTICOS ADAPTADOS PARA QUE HAJA UMA MELHOR ASSIMILAÇÃO POR PARTE DE ALUNOS COM DEFICIÊNCIA VISUAL. ESTE ARTIGO TEM COMO OBJETIVO MOSTRAR A IMPORTÂNCIA DA TECNOLOGIA ASSISTIVA, COMO MEIO DE INCLUSÃO DE ALUNOS COM DEFICIÊNCIA VISUAL NA EDUCAÇÃO REGULAR CONJUNTAMENTE A ANÁLISE DE COMO ESTÁ SE SEGUINDO O ENSINO DE QUÍMICA NO ENSINO MÉDIO QUANTO À UTILIZAÇÃO DO RECURSO DIDÁTICO BASEADO NO SISTEMA “FEELIPA-COLOR CODE”. É PERCEPTÍVEL QUE AS DIFICULDADES DESTES ALUNOS CONCENTRAM-SE PRINCIPALMENTE NA NECESSIDADE DE UTILIZAÇÃO DE REFERÊNCIAS VISUAIS E NO FATO DE QUE O MÉTODO CONVENCIONAL UTILIZADO PELOS PROFESSORES NÃO É CONSIDERADO EFICAZ NA CONJUNTURA ATUAL. O ALUNO BENEFICIÁRIO DOS MATERIAIS AFIRMA QUE SENTE NECESSIDADE DE UMA FORMAÇÃO ESPECÍFICA E INDIVIDUAL EM DECORRÊNCIA DO FATO DE NÃO TER TIDO OPORTUNIDADE DE ACESSO A UM SISTEMA QUE LHE BENEFICIASSE. PARA A EVOLUÇÃO DA SITUAÇÃO, O ALUNO UTILIZOU NÃO SÓ DO SISTEMA “FEELIPA-COLOR CODE” COMO TAMBÉM TEVE A PRESENÇA DE ATENDIMENTO EDUCACIONAL ESPECIALIZADO DE PROFISSIONAIS QUE ATUAM NA EDUCAÇÃO ESPECIAL E QUE DERAM SUPORTE TANTO AO ALUNO QUANTO AO PROFESSOR, FATOR ESSENCIAL PARA UMA INCLUSÃO EDUCACIONAL EFETIVA." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "AT 04: Química" "palavra_chave" => "DEFICIÊNCIA VISUAL, ENSINO DE QUÍMICA, EQUILÍBRIO IÔNICO, RECURSOS DIDÁTICOS, RECURSOS DIDÁTICOS" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV124_MD1_SA41_ID1199_15072019135150.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:53" "updated_at" => "2020-06-19 14:36:45" "ativo" => 1 "autor_nome" => "MARIA FERNANDA VITAL RAMALHO" "autor_nome_curto" => "MARIA FERNANDA VITAL" "autor_email" => "mariafernandavital@outloo" "autor_ies" => "INSTITUTO FEDERAL DA PARAÍBA-IFPB" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-vi-join---brasil---portugal" "edicao_nome" => "Anais VI JOIN / Brasil - Portugal" "edicao_evento" => "VI Encontro de Jovens Investigadores / Brasil - Portugal" "edicao_ano" => 2019 "edicao_pasta" => "anais/join/2019" "edicao_logo" => "5e4a1d4346228_17022020015739.png" "edicao_capa" => "5f186f4073abf_22072020135424.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2019-09-04 00:00:00" "publicacao_id" => 47 "publicacao_nome" => "Anais JOIN" "publicacao_codigo" => "2594-8318" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }