A IMPORTÂNCIA DA EXPERIMENTAÇÃO NO ENSINO DE QUÍMICA : UM OLHAR PARA A CONTEXTUALIZAÇÃO ATRAVÉS DO CONTEÚDO DE COMBUSTÃO
"2019-10-24 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 57985 "edicao_id" => 112 "trabalho_id" => 2659 "inscrito_id" => 3527 "titulo" => "A IMPORTÂNCIA DA EXPERIMENTAÇÃO NO ENSINO DE QUÍMICA : UM OLHAR PARA A CONTEXTUALIZAÇÃO ATRAVÉS DO CONTEÚDO DE COMBUSTÃO" "resumo" => "NOS DIAS DE HOJE TÊM-SE UMA GRANDE DIFICULDADE QUANDO SE TRATA DO ENSINO DE QUÍMICA E É IMPORTANTE PERCEBER COMO DOCENTE QUE A QUÍMICA É UMA CIÊNCIA QUE ESTÁ TOTALMENTE PRESENTE NO DIA A DIA, PODENDO POSSIBILITAR ENTÃO UMA MAIOR INTERAÇÃO ENTRE OS ALUNOS, MOTIVANDO-OS A BUSCAR RAZÕES E EXPLICAÇÕES PARA OS FENÔMENOS QUE ACONTECEM À SUA VOLTA, PODENDO ESSES FENÔMENOS SEREM EXPLICADOS DE FORMA PRÁTICA ATRAVÉS DA REALIZAÇÃO DE EXPERIMENTOS DURANTE AS AULAS.NA MAIORIA DAS VEZES A EXPERIMENTAÇÃO É BASTANTE POSITIVA PARA DOCENTES, POIS A MAIORIA ACREDITA QUE A AULA EXPERIMENTAL SEMPRE DESPERTA O INTERESSE DO ESTUDANTE DURANTE AS AULAS DE QUÍMICA , E SE MOSTRA UMA FERRAMENTA FACILITADORA DA APRENDIZAGEM , TODAVIA APESAR DE SER TÃO DISCUTIDO É MUITO POUCO POSTO EM PRÁTICA , E MESMO NOS DIAS DE HOJE A ABORDAGEM TRADICIONAL AINDA PREDOMINA, DEIXANDO DE LADO A IMPORTÂNCIA DE SE REALIZAR AULAS EXPERIMENTAIS, OU SEJA A MAIORIA CONHECE PORÉM POUCOS UTILIZAM, E O OBJETIVO DESTE TRABALHO FOI UNIR A COMPREENSÃO E O APRENDIZADO DE QUÍMICA ATRAVÉS DA REALIZAÇÃO DE AULAS DE CARÁTER TEÓRICO E EXPERIMENTAL DE FORMA CONTEXTUALIZADA PARA COMPREENDER A IMPORTÂNCIA DA EXPERIMENTAÇÃO , COM UMA TURMA DE 1º ANO, PROPORCIONANDO AOS ALUNOS ESTABELECER CONEXÕES COM O SEU COTIDIANO, O PERCURSO METODOLÓGICO FOI REALIZADO EM 3 ETAPAS E APÓS AS AULAS REALIZADAS NO DESENVOLVIMENTO DO TRABALHO FOI POSSÍVEL PERCEBER A IMPORTÂNCIA QUE A EXPERIMENTAÇÃO MOSTRA TER NO ENSINO DE QUÍMICA E QUE QUANDO CONJUNTA A UMA AULA CONTEXTUALIZADA PODE FACILITAR NA APRENDIZAGEM DO ESTUDANTE" "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 16 – Ensino de Ciências" "palavra_chave" => "APRENDIZAGEM, ENSINO DE QUÍMICA, EXPERIMENTAÇÃO, COMBUSTÃO" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV127_MD1_SA16_ID3527_26082019113124.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:53" "updated_at" => "2020-06-10 11:34:28" "ativo" => 1 "autor_nome" => "PAULA CAROLAYNE CABRAL DO LIVRAMENTO" "autor_nome_curto" => "PAULA CABRAL" "autor_email" => "paulacarolayne8@gmail.com" "autor_ies" => "IFPE - VITÓRIA DE SANTO ANTÃO" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-vi-conedu" "edicao_nome" => "Anais VI CONEDU" "edicao_evento" => "VI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2019 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2019" "edicao_logo" => "5e4a032588ba0_17022020000613.png" "edicao_capa" => "5f184577153da_22072020105607.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2019-10-24 00:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 57985 "edicao_id" => 112 "trabalho_id" => 2659 "inscrito_id" => 3527 "titulo" => "A IMPORTÂNCIA DA EXPERIMENTAÇÃO NO ENSINO DE QUÍMICA : UM OLHAR PARA A CONTEXTUALIZAÇÃO ATRAVÉS DO CONTEÚDO DE COMBUSTÃO" "resumo" => "NOS DIAS DE HOJE TÊM-SE UMA GRANDE DIFICULDADE QUANDO SE TRATA DO ENSINO DE QUÍMICA E É IMPORTANTE PERCEBER COMO DOCENTE QUE A QUÍMICA É UMA CIÊNCIA QUE ESTÁ TOTALMENTE PRESENTE NO DIA A DIA, PODENDO POSSIBILITAR ENTÃO UMA MAIOR INTERAÇÃO ENTRE OS ALUNOS, MOTIVANDO-OS A BUSCAR RAZÕES E EXPLICAÇÕES PARA OS FENÔMENOS QUE ACONTECEM À SUA VOLTA, PODENDO ESSES FENÔMENOS SEREM EXPLICADOS DE FORMA PRÁTICA ATRAVÉS DA REALIZAÇÃO DE EXPERIMENTOS DURANTE AS AULAS.NA MAIORIA DAS VEZES A EXPERIMENTAÇÃO É BASTANTE POSITIVA PARA DOCENTES, POIS A MAIORIA ACREDITA QUE A AULA EXPERIMENTAL SEMPRE DESPERTA O INTERESSE DO ESTUDANTE DURANTE AS AULAS DE QUÍMICA , E SE MOSTRA UMA FERRAMENTA FACILITADORA DA APRENDIZAGEM , TODAVIA APESAR DE SER TÃO DISCUTIDO É MUITO POUCO POSTO EM PRÁTICA , E MESMO NOS DIAS DE HOJE A ABORDAGEM TRADICIONAL AINDA PREDOMINA, DEIXANDO DE LADO A IMPORTÂNCIA DE SE REALIZAR AULAS EXPERIMENTAIS, OU SEJA A MAIORIA CONHECE PORÉM POUCOS UTILIZAM, E O OBJETIVO DESTE TRABALHO FOI UNIR A COMPREENSÃO E O APRENDIZADO DE QUÍMICA ATRAVÉS DA REALIZAÇÃO DE AULAS DE CARÁTER TEÓRICO E EXPERIMENTAL DE FORMA CONTEXTUALIZADA PARA COMPREENDER A IMPORTÂNCIA DA EXPERIMENTAÇÃO , COM UMA TURMA DE 1º ANO, PROPORCIONANDO AOS ALUNOS ESTABELECER CONEXÕES COM O SEU COTIDIANO, O PERCURSO METODOLÓGICO FOI REALIZADO EM 3 ETAPAS E APÓS AS AULAS REALIZADAS NO DESENVOLVIMENTO DO TRABALHO FOI POSSÍVEL PERCEBER A IMPORTÂNCIA QUE A EXPERIMENTAÇÃO MOSTRA TER NO ENSINO DE QUÍMICA E QUE QUANDO CONJUNTA A UMA AULA CONTEXTUALIZADA PODE FACILITAR NA APRENDIZAGEM DO ESTUDANTE" "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 16 – Ensino de Ciências" "palavra_chave" => "APRENDIZAGEM, ENSINO DE QUÍMICA, EXPERIMENTAÇÃO, COMBUSTÃO" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV127_MD1_SA16_ID3527_26082019113124.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:53" "updated_at" => "2020-06-10 11:34:28" "ativo" => 1 "autor_nome" => "PAULA CAROLAYNE CABRAL DO LIVRAMENTO" "autor_nome_curto" => "PAULA CABRAL" "autor_email" => "paulacarolayne8@gmail.com" "autor_ies" => "IFPE - VITÓRIA DE SANTO ANTÃO" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-vi-conedu" "edicao_nome" => "Anais VI CONEDU" "edicao_evento" => "VI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2019 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2019" "edicao_logo" => "5e4a032588ba0_17022020000613.png" "edicao_capa" => "5f184577153da_22072020105607.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2019-10-24 00:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }