O PRESENTE PROJETO DE PESQUISA TEVE COMO OBJETIVO, AVALIAR AS PRÁTICAS PEDAGÓGICAS DOS PROFESSORES DA ESCOLA FAMÍLIA AGRÍCOLA (E.F.A), DE SÃO LUÍS GONZAGA DO MARANHÃO, UMA ESCOLA QUE ADOTA A PEDAGOGIA POR ALTERNÂNCIA. O PROCEDIMENTO METODOLÓGICO OBEDECEU AO PLANEJAMENTO DE UMA SEQUÊNCIA DE AÇÕES, ENTRE AS QUAIS, A VISITA À ESCOLA PARA A EXPOSIÇÃO DA PROPOSTA DE TRABALHO, A DIVULGAÇÃO DA PROPOSTA AOS PROFESSORES E A REALIZAÇÃO DAS ENTREVISTAS COM OS PROFESSORES. OS RESULTADOS DA PESQUISA TIVERAM COMO REFERÊNCIA O QUESTIONÁRIO PREVIAMENTE ELABORADO PELOS PESQUISADORES. AO FINAL DA PESQUISA, FOI POSSÍVEL CONCLUIR QUE A PEDAGOGIA POR ALTERNÂNCIA TEM FAVORECIDO O ESTREITAMENTO DAS RELAÇÕES ENTRE A ESCOLA E AS FAMÍLIAS. FOI POSSÍVEL CONCLUIR TAMBÉM, QUE A E.F.A DE SÃO LUÍS GONZAGA CONTRIBUI PARA A FORMAÇÃO DE CIDADÃOS MAIS COMPROMETIDOS COM AS QUESTÕES AMBIENTAIS.