A ATUAÇÃO DO PROFESSOR NO ENSINO DA MATEMÁTICA NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL EM ESCOLAS PÚBLICAS DE PARAIBANO-MA
"2019-10-24 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 58056 "edicao_id" => 112 "trabalho_id" => 5117 "inscrito_id" => 10045 "titulo" => "A ATUAÇÃO DO PROFESSOR NO ENSINO DA MATEMÁTICA NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL EM ESCOLAS PÚBLICAS DE PARAIBANO-MA" "resumo" => "A MATEMÁTICA É UM CONHECIMENTO DE NATUREZA CUMULATIVA. ASSIM, OS ANOS INICIAIS DA ESCOLARIZAÇÃO SÃO TIDOS DE SUMA IMPORTÂNCIA PARA A PRODUÇÃO DE ALICERCES QUE SUSTENTEM OS CONTEÚDOS FUTURAMENTE ENSINADOS. DIANTE DESSE CONTEXTO, INDAGOU-SE “QUAL A ATUAÇÃO DO PROFESSOR NO ENSINO DA MATEMÁTICA NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL DE ESCOLAS PÚBLICAS DE PARAIBANO-MA? ASSIM, OBJETIVA-SE ANALISAR A ATUAÇÃO DO PROFESSOR NO ENSINO DA MATEMÁTICA NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL DE ESCOLAS PÚBLICAS DE PARAIBANO-MA. O REFERENCIAL TEÓRICO É FUNDAMENTADO POR VIGOTSKI (2011), CARVALHO E IBIAPINA (2015), ENTRE OUTROS. A PESQUISA FOI SUBSIDIADA POR UMA ABORDAGEM QUALITATIVA, QUE PERMITE TRABALHAR COM A REALIDADE (MINAYO, 1994). A PRODUÇÃO DE DADOS FOI REALIZADA POR MEIO DE ENTREVISTAS SEMIESTRUTURADAS COM DOIS PROFESSORES DE MATEMÁTICA QUE ATUAM NAS ESCOLAS PÚBLICAS DE PARAIBANO-MA. PARA ANALISAR OS DADOS COLETADOS UTILIZOU-SE A ANÁLISE DE CONTEÚDO DE BARDIN (2009). CONCLUI-SE A NECESSIDADE DE TORNAR O ENSINO DE MATEMÁTICA MAIS DINÂMICO, NA MEDIDA QUE O PROFESSOR POSSIBILITA QUE O ALUNO INTERNALIZE UMA NOVA VISÃO DIANTE DO MODELO DE ENSINO DA MATEMÁTICA, DISTANCIANDO-SE DO ENSINO TRADICIONALISTA E ATUANDO DE FORMA CRÍTICA E CRIATIVA POR MEIO DE METODOLOGIAS E RECURSOS MAIS CONDIZENTES COM AS NECESSIDADES EXIGIDAS PELO CONTEXTO ESCOLAR." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "GT 01 - Formação de Professores" "palavra_chave" => "MEDIAÇÃO, ENSINO E APRENDIZAGEM, MATEMÁTICA" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV127_MD4_SA1_ID10045_01102019140549.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:53" "updated_at" => "2020-06-10 11:34:28" "ativo" => 1 "autor_nome" => "KARLA BEATRIZ SILVA DE SOUSA" "autor_nome_curto" => "KARLA BEATRIZ" "autor_email" => "karlabeatrizsilvadesousab" "autor_ies" => "INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO MARANHÃO" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-vi-conedu" "edicao_nome" => "Anais VI CONEDU" "edicao_evento" => "VI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2019 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2019" "edicao_logo" => "5e4a032588ba0_17022020000613.png" "edicao_capa" => "5f184577153da_22072020105607.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2019-10-24 00:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 58056 "edicao_id" => 112 "trabalho_id" => 5117 "inscrito_id" => 10045 "titulo" => "A ATUAÇÃO DO PROFESSOR NO ENSINO DA MATEMÁTICA NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL EM ESCOLAS PÚBLICAS DE PARAIBANO-MA" "resumo" => "A MATEMÁTICA É UM CONHECIMENTO DE NATUREZA CUMULATIVA. ASSIM, OS ANOS INICIAIS DA ESCOLARIZAÇÃO SÃO TIDOS DE SUMA IMPORTÂNCIA PARA A PRODUÇÃO DE ALICERCES QUE SUSTENTEM OS CONTEÚDOS FUTURAMENTE ENSINADOS. DIANTE DESSE CONTEXTO, INDAGOU-SE “QUAL A ATUAÇÃO DO PROFESSOR NO ENSINO DA MATEMÁTICA NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL DE ESCOLAS PÚBLICAS DE PARAIBANO-MA? ASSIM, OBJETIVA-SE ANALISAR A ATUAÇÃO DO PROFESSOR NO ENSINO DA MATEMÁTICA NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL DE ESCOLAS PÚBLICAS DE PARAIBANO-MA. O REFERENCIAL TEÓRICO É FUNDAMENTADO POR VIGOTSKI (2011), CARVALHO E IBIAPINA (2015), ENTRE OUTROS. A PESQUISA FOI SUBSIDIADA POR UMA ABORDAGEM QUALITATIVA, QUE PERMITE TRABALHAR COM A REALIDADE (MINAYO, 1994). A PRODUÇÃO DE DADOS FOI REALIZADA POR MEIO DE ENTREVISTAS SEMIESTRUTURADAS COM DOIS PROFESSORES DE MATEMÁTICA QUE ATUAM NAS ESCOLAS PÚBLICAS DE PARAIBANO-MA. PARA ANALISAR OS DADOS COLETADOS UTILIZOU-SE A ANÁLISE DE CONTEÚDO DE BARDIN (2009). CONCLUI-SE A NECESSIDADE DE TORNAR O ENSINO DE MATEMÁTICA MAIS DINÂMICO, NA MEDIDA QUE O PROFESSOR POSSIBILITA QUE O ALUNO INTERNALIZE UMA NOVA VISÃO DIANTE DO MODELO DE ENSINO DA MATEMÁTICA, DISTANCIANDO-SE DO ENSINO TRADICIONALISTA E ATUANDO DE FORMA CRÍTICA E CRIATIVA POR MEIO DE METODOLOGIAS E RECURSOS MAIS CONDIZENTES COM AS NECESSIDADES EXIGIDAS PELO CONTEXTO ESCOLAR." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "GT 01 - Formação de Professores" "palavra_chave" => "MEDIAÇÃO, ENSINO E APRENDIZAGEM, MATEMÁTICA" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV127_MD4_SA1_ID10045_01102019140549.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:53" "updated_at" => "2020-06-10 11:34:28" "ativo" => 1 "autor_nome" => "KARLA BEATRIZ SILVA DE SOUSA" "autor_nome_curto" => "KARLA BEATRIZ" "autor_email" => "karlabeatrizsilvadesousab" "autor_ies" => "INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO MARANHÃO" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-vi-conedu" "edicao_nome" => "Anais VI CONEDU" "edicao_evento" => "VI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2019 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2019" "edicao_logo" => "5e4a032588ba0_17022020000613.png" "edicao_capa" => "5f184577153da_22072020105607.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2019-10-24 00:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }