A ESCOLA, ALÉM DE TRANSMITIR CONTEÚDOS, PREPARAR PARA O MUNDO DO TRABALHO E ESTABELECER A INTERAÇÃO
SOCIAL ENTRE DIFERENTES SUJEITOS, TEM COMO META PRIMORDIAL, CONFORME PRECEITUA AS LEGISLAÇÕES
EDUCACIONAIS, POSSIBILITAR UMA FORMAÇÃO VOLTADA PARA O EXERCÍCIO DE PRÁTICAS CIDADÃS. ENTRETANTO,
OBSERVA-SE O DESCOMPASSO DA EDUCAÇÃO BRASILEIRA NA FORMAÇÃO CIDADÃ DE JOVENS EM RAZÃO DA
DESINFORMAÇÃO ACERCA DE TEMAS RELACIONADOS À POLÍTICA E À CIDADANIA. NESSE SENTIDO, CONSIDERANDO A
IMPORTÂNCIA DE TAIS DISCUSSÕES, A PRESENTE PESQUISA BUSCA RESPONDER A SEGUINTE PROBLEMÁTICA: DE QUE
MANEIRA OS ESTUDANTES DA ESCOLA E. E. F. M. PROF.ª MARIA PIA DOS SANTOS AMARAL PERCEBEM A CONSTITUIÇÃO
FEDERAL DE 1988 E A SUA IMPORTÂNCIA PARA O EXERCÍCIO DA CIDADANIA? O TRABALHO SE DESENVOLVEU,
INICIALMENTE, MEDIANTE PESQUISA BIBLIOGRÁFICA E DOCUMENTAL. POSTERIORMENTE, REALIZOU-SE PESQUISA DE
CAMPO NA REFERIDA ESCOLA LOCALIZADA NO MUNICÍPIO DE CASTANHAL-PA, EM QUE SE ADOTOU COMO TÉCNICA DE
COLETA DE DADOS A APLICAÇÃO DE QUESTIONÁRIOS PARA TRÊS TURMAS DOS TRÊS NÍVEIS DO ENSINO MÉDIO (1º, 2º E 3º
ANO), TURNO MATUTINO, CUJA ABORDAGEM QUANTI-QUALITATIVA BUSCOU DESCREVER A PROBLEMÁTICA EM QUESTÃO.
CONSTATOU-SE, A PARTIR DO LEVANTAMENTO DE 93 QUESTIONÁRIOS RESPONDIDOS PELOS ESTUDANTES, UM ELEVADO
ÍNDICE DE DESCONHECIMENTO SOBRE A CONSTITUIÇÃO FEDERAL (63%, SEM CONSIDERAR OS QUE DISSERAM NÃO
CONCORDAR E NEM DISCORDAR, ALÉM DOS QUE DISCORDAM COMPLETAMENTE, TOTALIZANDO 81,7%). POR OUTRO LADO,
80,6% DOS ESTUDANTES REVELARAM QUE GOSTARIAM DE APRENDER OS DIREITOS E DEVERES PREVISTOS NA
CONSTITUIÇÃO