RESENDE, Liliane Chaves De et al.. A curadoria digital e as atividades docentes. Anais VI CONEDU... Campina Grande: Realize Editora, 2019. Disponível em: <https://mail.editorarealize.com.br/artigo/visualizar/58176>. Acesso em: 22/11/2024 19:58
ESTE ESTUDO APRESENTA OS CONCEITOS DA CURADORIA DIGITAL COMO RECURSO PARA AUXILIAR ATIVIDADES DOCENTES, PEDAGÓGICAS OU CIENTÍFICAS, VOLTADAS PARA UM CENÁRIO EXCLUSIVAMENTE DIGITAL. POR MEIO DE UMA REVISÃO BIBLIOGRÁFICA COM UM RECORTE TEMPORAL DOS ÚLTIMOS CINCO ANOS, BUSCOU-SE DESCOBRIR PESQUISAS DA ÁREA DA CURADORIA DIGITAL RELACIONADAS À ÁREA DA EDUCAÇÃO COMO MEIO DE EMBASAR O PRESENTE ESTUDO. CONCLUI-SE QUE SÃO POUQUÍSSIMOS TRABALHOS QUE ABRANGEM A CURADORIA DIGITAL COMO UM RECURSO DE APOIO ÀS ATIVIDADES DOCENTES. O QUE SE OBSERVA É QUE A CURADORIA DIGITAL VOLTADA PARA ATIVIDADES CIENTÍFICAS EM ÁREAS DE PESQUISA PRINCIPALMENTE COMO A BIBLIOTECONOMIA, CIÊNCIA DA INFORMAÇÃO E CIÊNCIA DA COMPUTAÇÃO INICIARAM PESQUISAS E PROJETOS A POUCO MENOS DE UMA DÉCADA. APRESENTAR OS PRINCIPAIS CONCEITOS DA CURADORIA DIGITAL E COMO ESSE RECURSO AUXILIA AS ATIVIDADES ACADÊMICAS IRÁ CONTRIBUIR COM A EXECUÇÃO DO TRABALHO DOCENTE NA ACADEMIA.