A EDUCAÇÃO INCLUSIVA: A ATUAÇÃO DOS PROFESSORES JUNTO AOS ALUNOS COM DEFICIÊNCIA
"2019-10-24 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 58249 "edicao_id" => 112 "trabalho_id" => 912 "inscrito_id" => 2612 "titulo" => "A EDUCAÇÃO INCLUSIVA: A ATUAÇÃO DOS PROFESSORES JUNTO AOS ALUNOS COM DEFICIÊNCIA" "resumo" => "A PESQUISA OBJETIVA ANALISAR AS PRÁTICAS DE ENSINO DE EDUCAÇÃO INCLUSIVA NA ÓTICA DE ESCOLAS PÚBLICAS DO DF, COMPREENDENDO O DESENVOLVIMENTO DOS PROFESSORES QUE TRABALHAM E ATUAM COM ESTUDANTES COM NECESSIDADES EDUCACIONAIS ESPECIAIS. O OBJETO EM QUESTÃO ESTRUTUROU-SE A PARTIR DO SEGUINTE PROBLEMA: QUAL A PERCEPÇÃO DOS PROFESSORES EM RELAÇÃO AOS ALUNOS COM DEFICIÊNCIA? PARA A METODOLOGIA, OPTOU-SE POR UMA PESQUISA DE NATUREZA QUALITATIVA, MEDIANTE PESQUISA BIBLIOGRÁFICA, DOCUMENTAL E DE CAMPO. OS INSTRUMENTOS DE PESQUISA REALIZADOS FORAM O QUESTIONÁRIO E A OBSERVAÇÃO COM PROFESSORES. O ESTUDO ENCONTRA-SE ANCORADO À LUZ DOS AUTORES: TARDIF (2008) E CURADO (2014) QUE SUSTENTAM A FORMAÇÃO DOCENTE PARA ATUAR NA ESCOLARIZAÇÃO; MARICÉLIA SOUTO (2014), MANTOAN (2013, 2015), CARVALHO (2014), ORRÚ (2017) E VYGOTSKY, QUE CONTEXTUALIZAM O DESENVOLVIMENTO INFANTIL E A EDUCAÇÃO INCLUSIVA. BUSCOU-SE INVESTIGAR O POSICIONAMENTO DO PROFESSOR HOJE NO ENSINO INCLUSIVO, COMO FORMA DE SENSIBILIZÁ-LOS PARA UMA PRÁTICA TRANSFORMADORA NA FORMAÇÃO DO DISCENTE. OS RESULTADOS DA PESQUISA DEMONSTRARAM QUE OS PROFESSORES TEM CIÊNCIA SOBRE A EDUCAÇÃO INCLUSIVA; NO ENTANTO, APRESENTAM CARÊNCIA QUANTO AO CONHECIMENTO DAS DIVERSAS DEFICIÊNCIAS E AS ADOÇÕES PARA O USO DE RECURSOS E ATIVIDADES DIFERENCIADAS, PARA TRABALHAR NA SALA DE AULA COM OS ALUNOS QUE APRESENTAM ALGUMA LIMITAÇÃO. CONCLUÍMOS QUE A FORMAÇÃO CONTINUADA TORNA-SE UM VIÉS DE SUPERAÇÃO E AVANÇO NAS PRÁTICAS PEDAGÓGICAS NO CONTEXTO ESCOLAR, POIS, OS PROFESSORES PODEM NÃO SÓ BUSCAR MEIOS PARA ENSINAR, MAS APRENDER FAZENDO NA PRÁTICA DO DIA A DIA, O QUE TORNA MAIS SIGNIFICATIVO O OLHAR DO PROFESSOR EM RELAÇÃO AOS SEUS ALUNOS." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 10 - Educação Especial" "palavra_chave" => "EDUCAÇÃO INCLUSIVA, FORMAÇÃO DE PROFESSORES, DEFICIÊNCIA, APRENDIZAGEM" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV127_MD1_SA10_ID2612_04082019214303.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:54" "updated_at" => "2020-06-10 11:34:29" "ativo" => 1 "autor_nome" => "DAYANA TAINÁ ALVES DA SILVA" "autor_nome_curto" => "DAYANA TAINÁ" "autor_email" => "annaalves1415@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE DE BRASÍLIA - UNB" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-vi-conedu" "edicao_nome" => "Anais VI CONEDU" "edicao_evento" => "VI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2019 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2019" "edicao_logo" => "5e4a032588ba0_17022020000613.png" "edicao_capa" => "5f184577153da_22072020105607.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2019-10-24 00:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 58249 "edicao_id" => 112 "trabalho_id" => 912 "inscrito_id" => 2612 "titulo" => "A EDUCAÇÃO INCLUSIVA: A ATUAÇÃO DOS PROFESSORES JUNTO AOS ALUNOS COM DEFICIÊNCIA" "resumo" => "A PESQUISA OBJETIVA ANALISAR AS PRÁTICAS DE ENSINO DE EDUCAÇÃO INCLUSIVA NA ÓTICA DE ESCOLAS PÚBLICAS DO DF, COMPREENDENDO O DESENVOLVIMENTO DOS PROFESSORES QUE TRABALHAM E ATUAM COM ESTUDANTES COM NECESSIDADES EDUCACIONAIS ESPECIAIS. O OBJETO EM QUESTÃO ESTRUTUROU-SE A PARTIR DO SEGUINTE PROBLEMA: QUAL A PERCEPÇÃO DOS PROFESSORES EM RELAÇÃO AOS ALUNOS COM DEFICIÊNCIA? PARA A METODOLOGIA, OPTOU-SE POR UMA PESQUISA DE NATUREZA QUALITATIVA, MEDIANTE PESQUISA BIBLIOGRÁFICA, DOCUMENTAL E DE CAMPO. OS INSTRUMENTOS DE PESQUISA REALIZADOS FORAM O QUESTIONÁRIO E A OBSERVAÇÃO COM PROFESSORES. O ESTUDO ENCONTRA-SE ANCORADO À LUZ DOS AUTORES: TARDIF (2008) E CURADO (2014) QUE SUSTENTAM A FORMAÇÃO DOCENTE PARA ATUAR NA ESCOLARIZAÇÃO; MARICÉLIA SOUTO (2014), MANTOAN (2013, 2015), CARVALHO (2014), ORRÚ (2017) E VYGOTSKY, QUE CONTEXTUALIZAM O DESENVOLVIMENTO INFANTIL E A EDUCAÇÃO INCLUSIVA. BUSCOU-SE INVESTIGAR O POSICIONAMENTO DO PROFESSOR HOJE NO ENSINO INCLUSIVO, COMO FORMA DE SENSIBILIZÁ-LOS PARA UMA PRÁTICA TRANSFORMADORA NA FORMAÇÃO DO DISCENTE. OS RESULTADOS DA PESQUISA DEMONSTRARAM QUE OS PROFESSORES TEM CIÊNCIA SOBRE A EDUCAÇÃO INCLUSIVA; NO ENTANTO, APRESENTAM CARÊNCIA QUANTO AO CONHECIMENTO DAS DIVERSAS DEFICIÊNCIAS E AS ADOÇÕES PARA O USO DE RECURSOS E ATIVIDADES DIFERENCIADAS, PARA TRABALHAR NA SALA DE AULA COM OS ALUNOS QUE APRESENTAM ALGUMA LIMITAÇÃO. CONCLUÍMOS QUE A FORMAÇÃO CONTINUADA TORNA-SE UM VIÉS DE SUPERAÇÃO E AVANÇO NAS PRÁTICAS PEDAGÓGICAS NO CONTEXTO ESCOLAR, POIS, OS PROFESSORES PODEM NÃO SÓ BUSCAR MEIOS PARA ENSINAR, MAS APRENDER FAZENDO NA PRÁTICA DO DIA A DIA, O QUE TORNA MAIS SIGNIFICATIVO O OLHAR DO PROFESSOR EM RELAÇÃO AOS SEUS ALUNOS." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 10 - Educação Especial" "palavra_chave" => "EDUCAÇÃO INCLUSIVA, FORMAÇÃO DE PROFESSORES, DEFICIÊNCIA, APRENDIZAGEM" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV127_MD1_SA10_ID2612_04082019214303.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:54" "updated_at" => "2020-06-10 11:34:29" "ativo" => 1 "autor_nome" => "DAYANA TAINÁ ALVES DA SILVA" "autor_nome_curto" => "DAYANA TAINÁ" "autor_email" => "annaalves1415@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE DE BRASÍLIA - UNB" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-vi-conedu" "edicao_nome" => "Anais VI CONEDU" "edicao_evento" => "VI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2019 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2019" "edicao_logo" => "5e4a032588ba0_17022020000613.png" "edicao_capa" => "5f184577153da_22072020105607.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2019-10-24 00:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }