O ADVENTO DOS CONHECIMENTOS CIENTÍFICOS E TECNOLÓGICOS INSPIRA NA SOCIEDADE PÓS-MODERNA A NECESSIDADE DA QUALIFICAÇÃO PARA O MUNDO DO TRABALHO. NESSE SENTIDO, AS INSTITUIÇÕES PODEM FAZER USO DAS TECNOLOGIAS DA INFORMAÇÃO E DA COMUNICAÇÃO (TICS) E CAPACITAR OS CIDADÃOS PARA DE FORMA PROATIVA ATUAREM NO MUNDO EM QUE VIVE. É A PARTIR DESTE CONTEXTO QUE ATUA OS CURSOS DO PROFUNCIONÁRIO OFERTADO PELO INSTITUTO DE CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO RIO GRANDE DO NORTE (IFRN), CUJO OBJETIVO É PROMOVER A FORMAÇÃO TÉCNICA SUBSEQUENTE, NA MODALIDADE DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA (EAD), PARA PROFISSIONAIS DA EDUCAÇÃO QUE ATUAM EM ÁREAS DE APOIO ÀS ATIVIDADES PEDAGÓGICAS E ADMINISTRATIVAS NAS ESCOLAS PÚBLICAS DE EDUCAÇÃO BÁSICA. ASSIM, O PRESENTE TRABALHO TEM COMO PREMISSA DESCREVER A CONSTRUÇÃO DO GÊNERO MEMORIAL PRODUZIDO EM UM CURSO DE SECRETARIA ESCOLAR OFERTADO PELO IFRN. AO TODO SERÃO ANALISADOS 15 MEMORIAIS PARA CONSTITUIÇÃO DOS DADOS E ANÁLISES DA PESQUISA. METODOLOGICAMENTE, O TRABALHO SE INSERE NO CAMPO DA LINGUÍSTICA APLICADA E SEGUE UMA ABORDAGEM DE NATUREZA QUALITATIVA INTERPRETATIVISTA. COMO PRESSUPOSTOS TEÓRICOS TOMAREMOS COMO BASE BAKHTIN (2011); O PROJETO PEDAGÓGICO DO CURSO TÉCNICO DE NÍVEL MÉDIO EM SECRETARIA ESCOLAR (2012); ARAÚJO (2013), DENTRE OUTROS. OS DADOS PESQUISA APONTAM, A PARTIR DOS DEPOIMENTOS DOS ALUNOS, QUE A PRODUÇÃO DO GÊNERO MEMORIAL COMO REQUISITO PARA A CONCLUSÃO DO CURSO EM ESTUDO, SE CONSTITUI UMA PRÁTICA QUE POSSIBILITA REFLEXÃO CONTÍNUA SOBRE O PROCESSO DE FORMAÇÃO, QUE ATRAVÉS DAS TICS É POSSÍVEL ROMPER FRONTEIRAS E MINIMIZAR AS DESIGUALDADES SOCIAIS, ATRAVÉS DA CONSTRUÇÃO DO CONHECIMENTO.