A HISTÓRIA DA MATEMÁTICA AFRICANA COMO INSTRUMENTO DE DECOLONIALIDADE DO SABER
"2019-10-24 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 58391 "edicao_id" => 112 "trabalho_id" => 4425 "inscrito_id" => 9784 "titulo" => "A HISTÓRIA DA MATEMÁTICA AFRICANA COMO INSTRUMENTO DE DECOLONIALIDADE DO SABER" "resumo" => "O INTUITO DO ARTIGO É ABRIR O DEBATE SOBRE A IMPORTÂNCIA DE INCORPORAR OS ESTUDOS DA HISTÓRIA DA MATEMÁTICA AFRICANA (HMA) NOS CURSOS DE MATEMÁTICA-LICENCIATURA E QUE POR MEIO DESSA FORMAÇÃO DOCENTE HAVERÁ UM REFLEXO NO ENSINO BÁSICO, COM O OBJETIVO DE DESCONSTRUIR PARADIGMAS SOCIAIS, CULTURAIS E POLÍTICOS. UTILIZAR A HMA COMO INSTRUMENTO DE DECOLONIALIDADE DO SABER, DANDO ESPAÇO PARA OS POVOS SUBALTERNIZADOS, RECONHECENDO E UTILIZANDO ALÉM DA MATEMÁTICA ACADÊMICA, EUROPEIZADA, AS PRODUÇÕES DE CONHECIMENTO DOS POVOS AFRICANOS. RESSALTANDO COMO A COLONIALIDADE NEGOU OS CONHECIMENTOS AFRICANOS, EM UM PROCESSO DE COLONIALIDADE DO PODER, A EUROPA CATEGORIZA OS POVOS POR RAÇA, PARTINDO DO CONCEITO QUE ESSES POVOS SÃO INCAPAZES DE PRODUZIR CONHECIMENTO, TRAZENDO PARA ELES UM STATUS DE MODERNIDADE E INFERIORIZANDO, INVISIBILIZANDO OS NÃO EUROPEUS. ASSIM, TRABALHAMOS COM A ANÁLISE DE CONTEÚDO, E POR MEIO DE APLICAÇÃO DE QUESTIONÁRIOS E POR CONVERSAS INFORMAIS ANALISAMOS SE HOUVE E HÁ MUDANÇAS NO CURRÍCULO DO CURSO DE LICENCIATURA EM MATEMÁTICA, VOLTADA PARA A EDUCAÇÃO ETNOMATEMÁTICA E SE OS ALUNOS QUE ESTÃO EM FORMAÇÃO PERCEBEM A IMPORTÂNCIA DOS ESTUDOS SOBRE A HISTÓRIA DA MATEMÁTICA AFRICANA E SE ENXERGAM-SE COMO AGENTES DECOLONIAIS DO SABER." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "GT 06 - Educação e Relações Étnico-Raciais" "palavra_chave" => "ETNOMATEMÁTICA, CONHECIMENTOS AFRICANOS, ENSINO DE MATEMÁTICA, FORMAÇÃO DOCENTE, FORMAÇÃO DOCENTE" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV127_MD4_SA6_ID9784_26092019165345.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:54" "updated_at" => "2020-06-10 11:34:29" "ativo" => 1 "autor_nome" => "THAÍS EMANUELA DE OLIVEIRA VERÍSSIMO" "autor_nome_curto" => "THAÍS VERÍSSIMO" "autor_email" => "thaisverissimo3@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-vi-conedu" "edicao_nome" => "Anais VI CONEDU" "edicao_evento" => "VI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2019 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2019" "edicao_logo" => "5e4a032588ba0_17022020000613.png" "edicao_capa" => "5f184577153da_22072020105607.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2019-10-24 00:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 58391 "edicao_id" => 112 "trabalho_id" => 4425 "inscrito_id" => 9784 "titulo" => "A HISTÓRIA DA MATEMÁTICA AFRICANA COMO INSTRUMENTO DE DECOLONIALIDADE DO SABER" "resumo" => "O INTUITO DO ARTIGO É ABRIR O DEBATE SOBRE A IMPORTÂNCIA DE INCORPORAR OS ESTUDOS DA HISTÓRIA DA MATEMÁTICA AFRICANA (HMA) NOS CURSOS DE MATEMÁTICA-LICENCIATURA E QUE POR MEIO DESSA FORMAÇÃO DOCENTE HAVERÁ UM REFLEXO NO ENSINO BÁSICO, COM O OBJETIVO DE DESCONSTRUIR PARADIGMAS SOCIAIS, CULTURAIS E POLÍTICOS. UTILIZAR A HMA COMO INSTRUMENTO DE DECOLONIALIDADE DO SABER, DANDO ESPAÇO PARA OS POVOS SUBALTERNIZADOS, RECONHECENDO E UTILIZANDO ALÉM DA MATEMÁTICA ACADÊMICA, EUROPEIZADA, AS PRODUÇÕES DE CONHECIMENTO DOS POVOS AFRICANOS. RESSALTANDO COMO A COLONIALIDADE NEGOU OS CONHECIMENTOS AFRICANOS, EM UM PROCESSO DE COLONIALIDADE DO PODER, A EUROPA CATEGORIZA OS POVOS POR RAÇA, PARTINDO DO CONCEITO QUE ESSES POVOS SÃO INCAPAZES DE PRODUZIR CONHECIMENTO, TRAZENDO PARA ELES UM STATUS DE MODERNIDADE E INFERIORIZANDO, INVISIBILIZANDO OS NÃO EUROPEUS. ASSIM, TRABALHAMOS COM A ANÁLISE DE CONTEÚDO, E POR MEIO DE APLICAÇÃO DE QUESTIONÁRIOS E POR CONVERSAS INFORMAIS ANALISAMOS SE HOUVE E HÁ MUDANÇAS NO CURRÍCULO DO CURSO DE LICENCIATURA EM MATEMÁTICA, VOLTADA PARA A EDUCAÇÃO ETNOMATEMÁTICA E SE OS ALUNOS QUE ESTÃO EM FORMAÇÃO PERCEBEM A IMPORTÂNCIA DOS ESTUDOS SOBRE A HISTÓRIA DA MATEMÁTICA AFRICANA E SE ENXERGAM-SE COMO AGENTES DECOLONIAIS DO SABER." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "GT 06 - Educação e Relações Étnico-Raciais" "palavra_chave" => "ETNOMATEMÁTICA, CONHECIMENTOS AFRICANOS, ENSINO DE MATEMÁTICA, FORMAÇÃO DOCENTE, FORMAÇÃO DOCENTE" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV127_MD4_SA6_ID9784_26092019165345.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:54" "updated_at" => "2020-06-10 11:34:29" "ativo" => 1 "autor_nome" => "THAÍS EMANUELA DE OLIVEIRA VERÍSSIMO" "autor_nome_curto" => "THAÍS VERÍSSIMO" "autor_email" => "thaisverissimo3@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-vi-conedu" "edicao_nome" => "Anais VI CONEDU" "edicao_evento" => "VI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2019 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2019" "edicao_logo" => "5e4a032588ba0_17022020000613.png" "edicao_capa" => "5f184577153da_22072020105607.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2019-10-24 00:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }