A IMPORTÂNCIA DA AVALIAÇÃO DIAGNÓSTICA E MEDIADORA COMO AUXÍLIO NA CONSTRUÇÃO DE CONHECIMENTOS EM ECOLOGIA
"2019-10-24 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 58407 "edicao_id" => 112 "trabalho_id" => 4714 "inscrito_id" => 458 "titulo" => "A IMPORTÂNCIA DA AVALIAÇÃO DIAGNÓSTICA E MEDIADORA COMO AUXÍLIO NA CONSTRUÇÃO DE CONHECIMENTOS EM ECOLOGIA" "resumo" => "AS NOVAS TENDÊNCIAS PEDAGÓGICAS EXIGEM QUE OS ATUAIS PROFESSORES SEJAM CADA VEZ MAIS PERSPICAZES E DESENVOLVAM COMPETÊNCIAS NECESSÁRIAS QUE FACILITEM O PROCESSO DE ENSINO- APRENDIZAGEM. É PRECISO PENSAR O ENSINO COMO UMA FORMA CONSTRUTIVA DO CONHECIMENTO, PARA QUE, COM A MEDIAÇÃO DO PROFESSOR NESSE PROCESSO, ESTES POSSAM COMPREENDER E RELACIONAR OS CONTEÚDOS VISTOS EM SALA COM AS SITUAÇÕES DO COTIDIANO. DESSA FORMA, ESTA PESQUISA TEM O OBJETIVO DE AVALIAR AS PERSPECTIVAS DOS ALUNOS ACERCA DOS FATORES BIÓTICOS E ABIÓTICOS QUE COMPÕEM A NATUREZA E A PARTIR DISSO, LEVANTAR DISCUSSÕES SOBRE A IMPORTÂNCIA DE PLANEJAMENTO E AVALIAÇÃO MEDIADORA NO PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM, DE MANEIRA A AUXILIAR OS DOCENTES A UMA VISÃO MAIS AMPLA E COMPLEXA A PARTIR DOS CONHECIMENTOS CIENTÍFICOS CONCEITUAIS. TRATA-SE DE UMA PESQUISA QUALITATIVA, APLICADA A ALUNOS DO 6º ANO DE UMA ESCOLA PÚBLICA DA REDE MUNICIPAL DE ENSINO. FORAM REALIZADAS TRÊS ETAPAS, NO QUAL A PRIMEIRA CONSISTIU NUMA AULA DE CAMPO, PARA FONTE DE COLETA DE DADOS, SEGUIDA DE UMA AVALIAÇÃO DIAGNÓSTICA E UMA AULA TEÓRICA RESPECTIVAMENTE. POR MEIO DA ANÁLISE DOS DADOS, VERIFICOU-SE A IMPORTÂNCIA DE VALORIZAÇÃO DOS CONHECIMENTOS HISTÓRICO-CULTURAIS DOS ALUNOS, ALÉM DE CONSIDERAR A AVALIAÇÃO DIAGNÓSTICA COMO FERRAMENTA VALIOSA PARA PLANEJAMENTO E CONSOLIDAÇÃO DAS DEMAIS AVALIAÇÕES, COMO A MEDIADORA. ESPERA-SE QUE MAIS DOCENTES COMPREENDAM O REAL SIGNIFICADO DA AVALIAÇÃO E QUE ESTA FAÇA PARTE DA ROTINA DESSE DOCENTE NÃO PARA MEIOS DE CLASSIFICAÇÃO, MAS COMO TOMADA DE DECISÃO E UM RECURSO PARA A CONSTRUÇÃO DO CONHECIMENTO E INVESTIGAÇÃO CIENTÍFICA." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "GT 16 – Ensino de Ciências" "palavra_chave" => "PROFESSOR- MEDIADOR, INVESTIGAÇÃO, APRENDIZAGEM" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV127_MD4_SA16_ID458_26092019220239.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:54" "updated_at" => "2020-06-10 11:34:29" "ativo" => 1 "autor_nome" => "JOYLA MARIA PIRES BERNARDO" "autor_nome_curto" => "JOYLA BERNARDO" "autor_email" => "joyla.bernardo10@gmail.co" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DO CEARÁ" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-vi-conedu" "edicao_nome" => "Anais VI CONEDU" "edicao_evento" => "VI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2019 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2019" "edicao_logo" => "5e4a032588ba0_17022020000613.png" "edicao_capa" => "5f184577153da_22072020105607.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2019-10-24 00:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 58407 "edicao_id" => 112 "trabalho_id" => 4714 "inscrito_id" => 458 "titulo" => "A IMPORTÂNCIA DA AVALIAÇÃO DIAGNÓSTICA E MEDIADORA COMO AUXÍLIO NA CONSTRUÇÃO DE CONHECIMENTOS EM ECOLOGIA" "resumo" => "AS NOVAS TENDÊNCIAS PEDAGÓGICAS EXIGEM QUE OS ATUAIS PROFESSORES SEJAM CADA VEZ MAIS PERSPICAZES E DESENVOLVAM COMPETÊNCIAS NECESSÁRIAS QUE FACILITEM O PROCESSO DE ENSINO- APRENDIZAGEM. É PRECISO PENSAR O ENSINO COMO UMA FORMA CONSTRUTIVA DO CONHECIMENTO, PARA QUE, COM A MEDIAÇÃO DO PROFESSOR NESSE PROCESSO, ESTES POSSAM COMPREENDER E RELACIONAR OS CONTEÚDOS VISTOS EM SALA COM AS SITUAÇÕES DO COTIDIANO. DESSA FORMA, ESTA PESQUISA TEM O OBJETIVO DE AVALIAR AS PERSPECTIVAS DOS ALUNOS ACERCA DOS FATORES BIÓTICOS E ABIÓTICOS QUE COMPÕEM A NATUREZA E A PARTIR DISSO, LEVANTAR DISCUSSÕES SOBRE A IMPORTÂNCIA DE PLANEJAMENTO E AVALIAÇÃO MEDIADORA NO PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM, DE MANEIRA A AUXILIAR OS DOCENTES A UMA VISÃO MAIS AMPLA E COMPLEXA A PARTIR DOS CONHECIMENTOS CIENTÍFICOS CONCEITUAIS. TRATA-SE DE UMA PESQUISA QUALITATIVA, APLICADA A ALUNOS DO 6º ANO DE UMA ESCOLA PÚBLICA DA REDE MUNICIPAL DE ENSINO. FORAM REALIZADAS TRÊS ETAPAS, NO QUAL A PRIMEIRA CONSISTIU NUMA AULA DE CAMPO, PARA FONTE DE COLETA DE DADOS, SEGUIDA DE UMA AVALIAÇÃO DIAGNÓSTICA E UMA AULA TEÓRICA RESPECTIVAMENTE. POR MEIO DA ANÁLISE DOS DADOS, VERIFICOU-SE A IMPORTÂNCIA DE VALORIZAÇÃO DOS CONHECIMENTOS HISTÓRICO-CULTURAIS DOS ALUNOS, ALÉM DE CONSIDERAR A AVALIAÇÃO DIAGNÓSTICA COMO FERRAMENTA VALIOSA PARA PLANEJAMENTO E CONSOLIDAÇÃO DAS DEMAIS AVALIAÇÕES, COMO A MEDIADORA. ESPERA-SE QUE MAIS DOCENTES COMPREENDAM O REAL SIGNIFICADO DA AVALIAÇÃO E QUE ESTA FAÇA PARTE DA ROTINA DESSE DOCENTE NÃO PARA MEIOS DE CLASSIFICAÇÃO, MAS COMO TOMADA DE DECISÃO E UM RECURSO PARA A CONSTRUÇÃO DO CONHECIMENTO E INVESTIGAÇÃO CIENTÍFICA." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "GT 16 – Ensino de Ciências" "palavra_chave" => "PROFESSOR- MEDIADOR, INVESTIGAÇÃO, APRENDIZAGEM" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV127_MD4_SA16_ID458_26092019220239.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:54" "updated_at" => "2020-06-10 11:34:29" "ativo" => 1 "autor_nome" => "JOYLA MARIA PIRES BERNARDO" "autor_nome_curto" => "JOYLA BERNARDO" "autor_email" => "joyla.bernardo10@gmail.co" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DO CEARÁ" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-vi-conedu" "edicao_nome" => "Anais VI CONEDU" "edicao_evento" => "VI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2019 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2019" "edicao_logo" => "5e4a032588ba0_17022020000613.png" "edicao_capa" => "5f184577153da_22072020105607.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2019-10-24 00:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }