A IMPORTÂNCIA DA LUDICIDADE E DAS BRINCADEIRAS NO AMBIENTE ESCOLAR: UMA PESQUISA REALIZADA NO CENTRO INFANTIL ROMANA SANTIAGO
"2019-10-24 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 58437 "edicao_id" => 112 "trabalho_id" => 4248 "inscrito_id" => 9720 "titulo" => "A IMPORTÂNCIA DA LUDICIDADE E DAS BRINCADEIRAS NO AMBIENTE ESCOLAR: UMA PESQUISA REALIZADA NO CENTRO INFANTIL ROMANA SANTIAGO" "resumo" => "O PRESENTE ARTIGO TEM POR OBJETIVO APRESENTAR UMA PESQUISA REALIZADA A PARTIR DO ESTUDO COM A TEMÁTICA “EU E OS OUTROS”, NO CENTRO INFANTIL ROMANA SANTIAGO, LOCALIZADO NA RUA RIO DAS CONTAS, 178 – EMAÚS NO MUNICÍPIO DE PARNAMIRIM/RN. FOI DESENVOLVIDO PELAS PROFESSORAS ANDREZA PAIVA, ELÍDIA FERREIRA E MARLISE LISBOA, SOB ORIENTAÇÃO DA COORDENADORA PEDAGÓGICA, WILMA COSTA, EM UMA TURMA DO NÍVEL 3 DA EDUCAÇÃO INFANTIL COMPOSTA POR 17 CRIANÇAS, NA FAIXA ETÁRIA ENTRE 2 E 3 ANOS DE IDADE. FOMENTAR A APRENDIZAGEM E O DESENVOLVIMENTO DAS CRIANÇAS PEQUENAS SIGNIFICA AJUDÁ-LAS A PROGREDIR NA CONSTRUÇÃO DA PRÓPRIA IDENTIDADE, NO CONHECIMENTO E NA VALORIZAÇÃO DE SI MESMA. ASSIM, CONSIDERAMOS QUE AS SITUAÇÕES EDUCATIVAS QUE A CRIANÇA VIVE NA ESCOLA E A MANEIRA COMO TRATAMOS ESSAS ATUAÇÕES, SÃO MUITO IMPORTANTES NA FORMAÇÃO DE CADA UMA. A LUDICIDADE AUXILIA O EDUCADOR NO DESAFIO DE ENSINAR, PROPICIANDO O TRABALHO COM DIFERENTES LINGUAGENS, FACILITANDO A SIGNIFICAÇÃO DE CONCEITOS E A CONSTRUÇÃO DE CONHECIMENTOS. NA BRINCADEIRA A CRIANÇA TEM A OPORTUNIDADE DE APRENDER, SE DESENVOLVER, EXPERIMENTAR E INTERAGIR. ESTE TRABALHO ORGANIZOU-SE ATRAVÉS DE PESQUISA BIBLIOGRÁFICA, BASEADO NA TEMÁTICA DA LUDICIDADE NO PROCESSO DE ENSINO APRENDIZAGEM, BUSCANDO ANALISAR A IMPORTÂNCIA DO BRINCAR NA EDUCAÇÃO INFANTIL E COMPREENDER O TRABALHO COM AS ATIVIDADES LÚDICAS ATRAVÉS DE UMA ANÁLISE DA CONTRIBUIÇÃO DO BRINCAR E DAS BRINCADEIRAS NO PROCESSO DE DESENVOLVIMENTO DESSAS CRIANÇAS. O ESTUDO FUNDAMENTOU-SE NAS CONCEPÇÕES TEÓRICAS DE VYGOTSKY, REGO, VEIGA, KISHIMOTO ENTRE OUTROS, ALÉM DE DOCUMENTOS EDUCACIONAIS NACIONAIS OFICIAIS BRASILEIROS." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "GT 09 – Educação Infantil" "palavra_chave" => "BRINCAR, PROFESSOR, AMBIENTE ESCOLAR, CRIANÇA, CRIANÇA" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV127_MD4_SA9_ID9720_26092019131021.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:54" "updated_at" => "2020-06-10 11:34:30" "ativo" => 1 "autor_nome" => "ANDREZA KARINA ALVES PAIVA" "autor_nome_curto" => "ANDREZA KARINA" "autor_email" => "andreza_karina@hotmail.co" "autor_ies" => "FACULDADE MAURÍCIO DE NASSAU" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-vi-conedu" "edicao_nome" => "Anais VI CONEDU" "edicao_evento" => "VI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2019 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2019" "edicao_logo" => "5e4a032588ba0_17022020000613.png" "edicao_capa" => "5f184577153da_22072020105607.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2019-10-24 00:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 58437 "edicao_id" => 112 "trabalho_id" => 4248 "inscrito_id" => 9720 "titulo" => "A IMPORTÂNCIA DA LUDICIDADE E DAS BRINCADEIRAS NO AMBIENTE ESCOLAR: UMA PESQUISA REALIZADA NO CENTRO INFANTIL ROMANA SANTIAGO" "resumo" => "O PRESENTE ARTIGO TEM POR OBJETIVO APRESENTAR UMA PESQUISA REALIZADA A PARTIR DO ESTUDO COM A TEMÁTICA “EU E OS OUTROS”, NO CENTRO INFANTIL ROMANA SANTIAGO, LOCALIZADO NA RUA RIO DAS CONTAS, 178 – EMAÚS NO MUNICÍPIO DE PARNAMIRIM/RN. FOI DESENVOLVIDO PELAS PROFESSORAS ANDREZA PAIVA, ELÍDIA FERREIRA E MARLISE LISBOA, SOB ORIENTAÇÃO DA COORDENADORA PEDAGÓGICA, WILMA COSTA, EM UMA TURMA DO NÍVEL 3 DA EDUCAÇÃO INFANTIL COMPOSTA POR 17 CRIANÇAS, NA FAIXA ETÁRIA ENTRE 2 E 3 ANOS DE IDADE. FOMENTAR A APRENDIZAGEM E O DESENVOLVIMENTO DAS CRIANÇAS PEQUENAS SIGNIFICA AJUDÁ-LAS A PROGREDIR NA CONSTRUÇÃO DA PRÓPRIA IDENTIDADE, NO CONHECIMENTO E NA VALORIZAÇÃO DE SI MESMA. ASSIM, CONSIDERAMOS QUE AS SITUAÇÕES EDUCATIVAS QUE A CRIANÇA VIVE NA ESCOLA E A MANEIRA COMO TRATAMOS ESSAS ATUAÇÕES, SÃO MUITO IMPORTANTES NA FORMAÇÃO DE CADA UMA. A LUDICIDADE AUXILIA O EDUCADOR NO DESAFIO DE ENSINAR, PROPICIANDO O TRABALHO COM DIFERENTES LINGUAGENS, FACILITANDO A SIGNIFICAÇÃO DE CONCEITOS E A CONSTRUÇÃO DE CONHECIMENTOS. NA BRINCADEIRA A CRIANÇA TEM A OPORTUNIDADE DE APRENDER, SE DESENVOLVER, EXPERIMENTAR E INTERAGIR. ESTE TRABALHO ORGANIZOU-SE ATRAVÉS DE PESQUISA BIBLIOGRÁFICA, BASEADO NA TEMÁTICA DA LUDICIDADE NO PROCESSO DE ENSINO APRENDIZAGEM, BUSCANDO ANALISAR A IMPORTÂNCIA DO BRINCAR NA EDUCAÇÃO INFANTIL E COMPREENDER O TRABALHO COM AS ATIVIDADES LÚDICAS ATRAVÉS DE UMA ANÁLISE DA CONTRIBUIÇÃO DO BRINCAR E DAS BRINCADEIRAS NO PROCESSO DE DESENVOLVIMENTO DESSAS CRIANÇAS. O ESTUDO FUNDAMENTOU-SE NAS CONCEPÇÕES TEÓRICAS DE VYGOTSKY, REGO, VEIGA, KISHIMOTO ENTRE OUTROS, ALÉM DE DOCUMENTOS EDUCACIONAIS NACIONAIS OFICIAIS BRASILEIROS." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "GT 09 – Educação Infantil" "palavra_chave" => "BRINCAR, PROFESSOR, AMBIENTE ESCOLAR, CRIANÇA, CRIANÇA" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV127_MD4_SA9_ID9720_26092019131021.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:54" "updated_at" => "2020-06-10 11:34:30" "ativo" => 1 "autor_nome" => "ANDREZA KARINA ALVES PAIVA" "autor_nome_curto" => "ANDREZA KARINA" "autor_email" => "andreza_karina@hotmail.co" "autor_ies" => "FACULDADE MAURÍCIO DE NASSAU" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-vi-conedu" "edicao_nome" => "Anais VI CONEDU" "edicao_evento" => "VI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2019 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2019" "edicao_logo" => "5e4a032588ba0_17022020000613.png" "edicao_capa" => "5f184577153da_22072020105607.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2019-10-24 00:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }