A IMPORTÂNCIA DO ESTÁGIO SUPERVISIONADO PARA FORMAÇÃO DOCENTE: RELATO DE EXPERIÊNCIA EM UMA ESCOLA PÚBLICA NA CIDADE DE FORTALEZA – CE
"2019-10-24 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 58485 "edicao_id" => 112 "trabalho_id" => 2912 "inscrito_id" => 7474 "titulo" => "A IMPORTÂNCIA DO ESTÁGIO SUPERVISIONADO PARA FORMAÇÃO DOCENTE: RELATO DE EXPERIÊNCIA EM UMA ESCOLA PÚBLICA NA CIDADE DE FORTALEZA – CE" "resumo" => "A DISCIPLINA DE ESTÁGIO SUPERVISIONADO POSSIBILITA UMA CORRELAÇÃO ENTRE A TEORIA E A PRÁTICA VIVENCIADA NO COTIDIANO ESCOLAR. O OBJETIVO DESTE TRABALHO É RELATAR OS PROCESSOS DO ESTÁGIO E SUAS VIVÊNCIAS EM UMA ESCOLA PÚBLICA DE ENSINO FUNDAMENTAL E MÉDIO LOCALIZADA EM FORTALEZA – CEARÁ, ATRAVÉS DAS RELAÇÕES ENTRE AS TEORIAS DISCUTIDAS COM AS PRÁTICAS PEDAGÓGICAS EXERCIDAS EM SALA DE AULA. A METODOLOGIA CONSTOU DE UMA ETAPA DE GABINETE, ONDE FOI REALIZADO O LEVANTAMENTO BIBLIOGRÁFICO DE TEXTOS QUE ABORDAM A TEMÁTICA DO ESTÁGIO SUPERVISIONADO E OUTRA COMO ESTAGIÁRIO/PROFESSOR, ONDE FORAM REALIZADAS AS ATIVIDADES DE PLANEJAMENTO, OBSERVAÇÃO E REGÊNCIA. AO DECORRER DO ESTÁGIO FOI OBSERVADO QUE O PLANEJAMENTO É ESSENCIAL PARA A ROTINA DO PROFESSOR, SENDO UM GUIA DAS PRÁTICAS PEDAGÓGICAS E CONTEÚDOS AS SEREM MINISTRADO. SOBRE A OBSERVAÇÃO, ALGUMAS QUESTÕES PERTINENTES SURGIRAM NO DECORRER DESTA ETAPA: O QUE SE DEVE OBSERVA? A POSTURA DO PROFESSOR, OS ALUNOS, A ESCOLA? QUAL A POSTURA QUE O ESTAGIÁRIO E FUTURO PROFESSOR TERÁ QUE POSSUIR EM SALA DE AULA? A ETAPA DE REGÊNCIA APRESENTA OUTRAS INQUIETAÇÕES, POIS RELACIONAR A PRÁTICA E A TEORIA NÃO É FÁCIL, UMA VEZ QUE A SALA DE AULA “FOGE” DA ZONA DE CONFORTO DA ACADEMIA. NO DECORRER DO ESTAGIO, NOTOU-SE QUE CADA PROFISSIONAL ADQUIRE A SUA POSTURA DURANTE SEUS ANOS NA DOCÊNCIA, ESTANDO EM CONSTANTE EVOLUÇÃO. SER PROFESSOR NÃO É FÁCIL, PRINCIPALMENTE NA CONJUNTURA POLÍTICA ATUAL, SENDO CADA VEZ MAIS NECESSÁRIA A BUSCA DE APRIMORAMENTO, DESDE O ALUNO RECÉM-SAÍDO DA GRADUAÇÃO ATÉ AQUELE PROFESSOR COM ANOS DE PROFISSÃO." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 01 - Formação de Professores" "palavra_chave" => "ESTÁGIO SUPERVISIONADO, TEORIA E PRÁTICA, FORMAÇÃO DOCENTE" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV127_MD1_SA1_ID7474_03092019174105.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:54" "updated_at" => "2020-06-10 11:34:30" "ativo" => 1 "autor_nome" => "TARCYANA CÂMARA BARROSO" "autor_nome_curto" => "TARCYANA BARROSO" "autor_email" => "tarcy.geografia@outlook.c" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DO CEARÁ" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-vi-conedu" "edicao_nome" => "Anais VI CONEDU" "edicao_evento" => "VI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2019 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2019" "edicao_logo" => "5e4a032588ba0_17022020000613.png" "edicao_capa" => "5f184577153da_22072020105607.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2019-10-24 00:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 58485 "edicao_id" => 112 "trabalho_id" => 2912 "inscrito_id" => 7474 "titulo" => "A IMPORTÂNCIA DO ESTÁGIO SUPERVISIONADO PARA FORMAÇÃO DOCENTE: RELATO DE EXPERIÊNCIA EM UMA ESCOLA PÚBLICA NA CIDADE DE FORTALEZA – CE" "resumo" => "A DISCIPLINA DE ESTÁGIO SUPERVISIONADO POSSIBILITA UMA CORRELAÇÃO ENTRE A TEORIA E A PRÁTICA VIVENCIADA NO COTIDIANO ESCOLAR. O OBJETIVO DESTE TRABALHO É RELATAR OS PROCESSOS DO ESTÁGIO E SUAS VIVÊNCIAS EM UMA ESCOLA PÚBLICA DE ENSINO FUNDAMENTAL E MÉDIO LOCALIZADA EM FORTALEZA – CEARÁ, ATRAVÉS DAS RELAÇÕES ENTRE AS TEORIAS DISCUTIDAS COM AS PRÁTICAS PEDAGÓGICAS EXERCIDAS EM SALA DE AULA. A METODOLOGIA CONSTOU DE UMA ETAPA DE GABINETE, ONDE FOI REALIZADO O LEVANTAMENTO BIBLIOGRÁFICO DE TEXTOS QUE ABORDAM A TEMÁTICA DO ESTÁGIO SUPERVISIONADO E OUTRA COMO ESTAGIÁRIO/PROFESSOR, ONDE FORAM REALIZADAS AS ATIVIDADES DE PLANEJAMENTO, OBSERVAÇÃO E REGÊNCIA. AO DECORRER DO ESTÁGIO FOI OBSERVADO QUE O PLANEJAMENTO É ESSENCIAL PARA A ROTINA DO PROFESSOR, SENDO UM GUIA DAS PRÁTICAS PEDAGÓGICAS E CONTEÚDOS AS SEREM MINISTRADO. SOBRE A OBSERVAÇÃO, ALGUMAS QUESTÕES PERTINENTES SURGIRAM NO DECORRER DESTA ETAPA: O QUE SE DEVE OBSERVA? A POSTURA DO PROFESSOR, OS ALUNOS, A ESCOLA? QUAL A POSTURA QUE O ESTAGIÁRIO E FUTURO PROFESSOR TERÁ QUE POSSUIR EM SALA DE AULA? A ETAPA DE REGÊNCIA APRESENTA OUTRAS INQUIETAÇÕES, POIS RELACIONAR A PRÁTICA E A TEORIA NÃO É FÁCIL, UMA VEZ QUE A SALA DE AULA “FOGE” DA ZONA DE CONFORTO DA ACADEMIA. NO DECORRER DO ESTAGIO, NOTOU-SE QUE CADA PROFISSIONAL ADQUIRE A SUA POSTURA DURANTE SEUS ANOS NA DOCÊNCIA, ESTANDO EM CONSTANTE EVOLUÇÃO. SER PROFESSOR NÃO É FÁCIL, PRINCIPALMENTE NA CONJUNTURA POLÍTICA ATUAL, SENDO CADA VEZ MAIS NECESSÁRIA A BUSCA DE APRIMORAMENTO, DESDE O ALUNO RECÉM-SAÍDO DA GRADUAÇÃO ATÉ AQUELE PROFESSOR COM ANOS DE PROFISSÃO." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 01 - Formação de Professores" "palavra_chave" => "ESTÁGIO SUPERVISIONADO, TEORIA E PRÁTICA, FORMAÇÃO DOCENTE" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV127_MD1_SA1_ID7474_03092019174105.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:54" "updated_at" => "2020-06-10 11:34:30" "ativo" => 1 "autor_nome" => "TARCYANA CÂMARA BARROSO" "autor_nome_curto" => "TARCYANA BARROSO" "autor_email" => "tarcy.geografia@outlook.c" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DO CEARÁ" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-vi-conedu" "edicao_nome" => "Anais VI CONEDU" "edicao_evento" => "VI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2019 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2019" "edicao_logo" => "5e4a032588ba0_17022020000613.png" "edicao_capa" => "5f184577153da_22072020105607.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2019-10-24 00:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }