A IMPORTANCIA DO PIBID NA FORMAÇÃO PRÁTICA DOCENTE
DOS ACADÊMICOS DO CURSO DE LICENCIATURA EM BIOLOGIA
DO INSTITUTO FEDERAL DO RIO GRANDE DO NORTE - CAMPUS
MACAU
"2019-10-24 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 58497 "edicao_id" => 112 "trabalho_id" => 5030 "inscrito_id" => 3918 "titulo" => """ A IMPORTANCIA DO PIBID NA FORMAÇÃO PRÁTICA DOCENTE\r\n DOS ACADÊMICOS DO CURSO DE LICENCIATURA EM BIOLOGIA\r\n DO INSTITUTO FEDERAL DO RIO GRANDE DO NORTE - CAMPUS\r\n MACAU """ "resumo" => """ O TRABALHO ORAL APRESENTADO TEM COMO OBJETIVO FUNDAMENTAL INVESTIGAR SOBRE A IMPORTÂNCIA DO PROGRAMA\r\n INSTITUCIONAL DE BOLSA DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA (PIBID) NA FORMAÇÃO PRÁTICA DOCENTE DOS LICENCIANDOS\r\n EM CIÊNCIAS BIOLÓGICAS DO INSTITUTO FEDERAL DO RIO GRANDE DO NORTE (IFRN) – CAMPUS MACAU. É\r\n INTERESSANTE RESSALTAR, QUE O TRABALHO DE INVESTIGAÇÃO FOI DESENVOLVIDO TENDO O QUESTIONÁRIO COMO\r\n PRINCIPAL FERRAMENTA DE COLEGA DE DADOS, DESSA FORMA, FOI APLICADO UM QUESTIONÁRIO A DEZ ALUNOS\r\n INTEGRANTES DO REFERIDO PROGRAMA. O INSTRUMENTO DE INVESTIGAÇÃO ERA CONSTITUÍDO POR DEZ PERGUNTAS\r\n OBJETIVAS QUE, INDISCUTIVELMENTE, SERVIRAM PARA REALIZAR A ANÁLISE DA REALIDADE. OUTRO PONTO INTERESSANTE\r\n É QUE EM QUE CADA UMA DAS PERGUNTAS HAVIA UM ESPAÇO DESTINADO ESPECIALMENTE PARA SE FAZER OS\r\n COMENTÁRIOS, CASO O ENTREVISTADO SENTISSE NECESSIDADE. ALÉM DA APLICAÇÃO DO QUESTIONÁRIO TAMBÉM FOI\r\n REALIZADA UMA PESQUISA BIBLIOGRÁFICA A RESPEITO DO TEMA. APÓS A REALIZAÇÃO E APLICAÇÃO DOS INSTRUMENTOS\r\n DE INVESTIGAÇÃO FOI POSSÍVEL CONSTATAR QUE O PIBID TEM SE MOSTRADO UM ELEMENTO CRUCIAL E DETERMINANTE\r\n NA FORMAÇÃO ACADÊMICA E PROFISSIONAL DE VÁRIOS LICENCIANDOS DO CURSO DE CIÊNCIAS BIOLÓGICAS. OS\r\n RESULTADOS ALCANÇADOS APONTAM QUE A PARTICIPAÇÃO DOS ALUNOS NO PROGRAMA CONTRIBUI, SIGNIFICATIVAMENTE,\r\n PARA O AUMENTO DA QUALIDADE DA FORMAÇÃO INICIAL DOS PROFESSORES EM INTEGRAÇÃO COM A EDUCAÇÃO BÁSICA """ "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "GT 01 - Formação de Professores" "palavra_chave" => ": QUALIDADE, INVESTIGAÇÃO, LICENCIANDOS, FORMAÇÃO" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV127_MD4_SA1_ID3918_30092019140202.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:54" "updated_at" => "2020-06-10 11:34:30" "ativo" => 1 "autor_nome" => "JAIRO LOPES DA SILVA FILHO " "autor_nome_curto" => "JAIRO FILHO " "autor_email" => "jairo93lopes@yahoo.com.br" "autor_ies" => "IFRN " "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-vi-conedu" "edicao_nome" => "Anais VI CONEDU" "edicao_evento" => "VI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2019 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2019" "edicao_logo" => "5e4a032588ba0_17022020000613.png" "edicao_capa" => "5f184577153da_22072020105607.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2019-10-24 00:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 58497 "edicao_id" => 112 "trabalho_id" => 5030 "inscrito_id" => 3918 "titulo" => """ A IMPORTANCIA DO PIBID NA FORMAÇÃO PRÁTICA DOCENTE\r\n DOS ACADÊMICOS DO CURSO DE LICENCIATURA EM BIOLOGIA\r\n DO INSTITUTO FEDERAL DO RIO GRANDE DO NORTE - CAMPUS\r\n MACAU """ "resumo" => """ O TRABALHO ORAL APRESENTADO TEM COMO OBJETIVO FUNDAMENTAL INVESTIGAR SOBRE A IMPORTÂNCIA DO PROGRAMA\r\n INSTITUCIONAL DE BOLSA DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA (PIBID) NA FORMAÇÃO PRÁTICA DOCENTE DOS LICENCIANDOS\r\n EM CIÊNCIAS BIOLÓGICAS DO INSTITUTO FEDERAL DO RIO GRANDE DO NORTE (IFRN) – CAMPUS MACAU. É\r\n INTERESSANTE RESSALTAR, QUE O TRABALHO DE INVESTIGAÇÃO FOI DESENVOLVIDO TENDO O QUESTIONÁRIO COMO\r\n PRINCIPAL FERRAMENTA DE COLEGA DE DADOS, DESSA FORMA, FOI APLICADO UM QUESTIONÁRIO A DEZ ALUNOS\r\n INTEGRANTES DO REFERIDO PROGRAMA. O INSTRUMENTO DE INVESTIGAÇÃO ERA CONSTITUÍDO POR DEZ PERGUNTAS\r\n OBJETIVAS QUE, INDISCUTIVELMENTE, SERVIRAM PARA REALIZAR A ANÁLISE DA REALIDADE. OUTRO PONTO INTERESSANTE\r\n É QUE EM QUE CADA UMA DAS PERGUNTAS HAVIA UM ESPAÇO DESTINADO ESPECIALMENTE PARA SE FAZER OS\r\n COMENTÁRIOS, CASO O ENTREVISTADO SENTISSE NECESSIDADE. ALÉM DA APLICAÇÃO DO QUESTIONÁRIO TAMBÉM FOI\r\n REALIZADA UMA PESQUISA BIBLIOGRÁFICA A RESPEITO DO TEMA. APÓS A REALIZAÇÃO E APLICAÇÃO DOS INSTRUMENTOS\r\n DE INVESTIGAÇÃO FOI POSSÍVEL CONSTATAR QUE O PIBID TEM SE MOSTRADO UM ELEMENTO CRUCIAL E DETERMINANTE\r\n NA FORMAÇÃO ACADÊMICA E PROFISSIONAL DE VÁRIOS LICENCIANDOS DO CURSO DE CIÊNCIAS BIOLÓGICAS. OS\r\n RESULTADOS ALCANÇADOS APONTAM QUE A PARTICIPAÇÃO DOS ALUNOS NO PROGRAMA CONTRIBUI, SIGNIFICATIVAMENTE,\r\n PARA O AUMENTO DA QUALIDADE DA FORMAÇÃO INICIAL DOS PROFESSORES EM INTEGRAÇÃO COM A EDUCAÇÃO BÁSICA """ "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "GT 01 - Formação de Professores" "palavra_chave" => ": QUALIDADE, INVESTIGAÇÃO, LICENCIANDOS, FORMAÇÃO" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV127_MD4_SA1_ID3918_30092019140202.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:54" "updated_at" => "2020-06-10 11:34:30" "ativo" => 1 "autor_nome" => "JAIRO LOPES DA SILVA FILHO " "autor_nome_curto" => "JAIRO FILHO " "autor_email" => "jairo93lopes@yahoo.com.br" "autor_ies" => "IFRN " "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-vi-conedu" "edicao_nome" => "Anais VI CONEDU" "edicao_evento" => "VI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2019 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2019" "edicao_logo" => "5e4a032588ba0_17022020000613.png" "edicao_capa" => "5f184577153da_22072020105607.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2019-10-24 00:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }