O PRESENTE ARTIGO TEM OBJETIVO APRESENTAR PARTE DOS RESULTADOS DE UMA PESQUISA CUJO OBJETIVO FOI ANALISAR O PAPEL DO PROGRAMA DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA (PIBID/CAPES/UEPB) NA FORMAÇÃO ACADÊMICA DOS FUTUROS PROFESSORES DE MATEMÁTICA NO CURSO DE LICENCIATURA EM MATEMÁTICA DO CENTRO DE CIÊNCIAS HUMANAS E EXATAS DA UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAÍBA EM MONTEIRO-PB (CCHE-UEPB). A EDIÇÃO ANALISADA SE REFERE AO PROJETO ATUAL (2018/2019) QUE INICIOU SUAS ATIVIDADES EM AGOSTO DE 2018. A PARTIR DA COLETA E ANÁLISE DE RELATOS DOS PRÓPRIOS BOLSISTAS REFLETIMOS SOBRE O PIBID COMO INSTRUMENTO PARA CONSTRUÇÃO DA IDENTIDADE DOCENTE CAVALCANTE (2013) E OS CONHECIMENTOS NECESSÁRIOS À FORMAÇÃO DOCENTE CONFORME SHULMAN (1986). NOSSA ANÁLISE MOSTRA QUE O PIBID SE CONSTITUI COMO IMPORTANTE ESPAÇO PARA FORMAÇÃO DO PROFESSOR DE MATEMÁTICA, ESPECIALMENTE NA CONSTRUÇÃO DA IDENTIDADE DOCENTE E NO DESENVOLVIMENTO DO PCK