A INTERDEPENDÊNCIA ENTRE AUTOAVALIAÇÃO INSTITUCIONAL E FORMAÇÃO DOCENTE NA EDUCAÇÃO BÁSICA
"2019-10-24 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 58575 "edicao_id" => 112 "trabalho_id" => 856 "inscrito_id" => 7806 "titulo" => "A INTERDEPENDÊNCIA ENTRE AUTOAVALIAÇÃO INSTITUCIONAL E FORMAÇÃO DOCENTE NA EDUCAÇÃO BÁSICA" "resumo" => "ESTE TEXTO APRESENTA UM ESTUDO TEÓRICO QUE SUSCITA A RELAÇÃO DE DEPENDÊNCIA ENTRE AUTOAVALIAÇÃO INSTITUCIONAL E FORMAÇÃO DOCENTE, BUSCANDO DESVELAR UMA PROXIMIDADE QUE FAVOREÇA À FORMAÇÃO CONTINUADA E CONTÍNUA DO PROFESSOR, A PARTIR DE UM APRIMORAMENTO DA AVALIAÇÃO INSTITUCIONAL. O OBJETIVO GERAL, EM PRIMEIRO LUGAR, É APONTAR A INTERDEPENDÊNCIA ENTRE AUTOAVALIAÇÃO INSTITUCIONAL E FORMAÇÃO DOCENTE, PARA, EM UM SEGUNDO MOMENTO, EXPLICITAR AS BASES POLÍTICAS E PEDAGÓGICAS DE AVALIAÇÃO INSTITUCIONAL INTERNA QUE PODEM PROPULSAR A FORMAÇÃO DOCENTE NA EDUCAÇÃO BÁSICA, PRINCIPALMENTE EM INSTITUIÇÕES PÚBLICAS DE ENSINO. NO CAMPO METODOLÓGICO ADOTOU-SE A PESQUISA EXPLORATÓRIA DE ABORDAGEM QUALITATIVA, VALENDO-SE AINDA DA PESQUISA BIBLIOGRÁFICA E DOCUMENTAL PARA O EMBASAMENTO TEÓRICO E EXPLORAÇÃO DO TEMA. PARA A DISCUSSÃO E ANÁLISE DOS DADOS, FOI ADOTADO O MÉTODO DA ANÁLISE DE CONTEÚDO (BARDIN, 2011). O REFERENCIAL TEÓRICO SE BASEOU EM DIFERENTES AUTORES, QUE DISCUTEM AVALIAÇÃO EDUCACIONAL E/OU ABORDAM A FORMAÇÃO DOCENTE, TAIS COMO: BELLONI (2000); CACHAPUZ (2003); CARNEIRO (2015); DIAS (2010); DIAS SOBRINHO (2002); SCRIVEN (2018); TARDIF (2002); VEIGA (2010, 2011), DENTRE OUTROS. OS RESULTADOS SUGEREM QUE A AVALIAÇÃO INSTITUCIONAL INTERNA TEM UM PAPEL FUNDAMENTAL NA CRÍTICA E NA TRANSFORMAÇÃO DA ESCOLA, PODENDO REFLETIR DE MODO CONSEQUENTE NA INDICAÇÃO DE PROMOÇÃO DA FORMAÇÃO CONTINUADA E CONTÍNUA DO PESSOAL DOCENTE E, COM EFEITO, ALAVANCAR MELHORIA DO PROCESSO EDUCATIVO, REFLETINDO NUMA APRENDIZAGEM MAIS SIGNIFICATIVA E DE QUALIDADE PARA O ALUNO." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 01 - Formação de Professores" "palavra_chave" => "AUTOAVALIAÇÃO INSTITUCIONAL, FORMAÇÃO DOCENTE, EDUCAÇÃO BÁSICA" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV127_MD1_SA1_ID7806_02082019182023.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:54" "updated_at" => "2020-06-10 11:34:30" "ativo" => 1 "autor_nome" => "EUGENIO EDUARDO PIMENTEL MOREIRA" "autor_nome_curto" => "EUGENIO MOREIRA" "autor_email" => "eugenioeduardop28@gmail.c" "autor_ies" => "IFCE" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-vi-conedu" "edicao_nome" => "Anais VI CONEDU" "edicao_evento" => "VI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2019 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2019" "edicao_logo" => "5e4a032588ba0_17022020000613.png" "edicao_capa" => "5f184577153da_22072020105607.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2019-10-24 00:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 58575 "edicao_id" => 112 "trabalho_id" => 856 "inscrito_id" => 7806 "titulo" => "A INTERDEPENDÊNCIA ENTRE AUTOAVALIAÇÃO INSTITUCIONAL E FORMAÇÃO DOCENTE NA EDUCAÇÃO BÁSICA" "resumo" => "ESTE TEXTO APRESENTA UM ESTUDO TEÓRICO QUE SUSCITA A RELAÇÃO DE DEPENDÊNCIA ENTRE AUTOAVALIAÇÃO INSTITUCIONAL E FORMAÇÃO DOCENTE, BUSCANDO DESVELAR UMA PROXIMIDADE QUE FAVOREÇA À FORMAÇÃO CONTINUADA E CONTÍNUA DO PROFESSOR, A PARTIR DE UM APRIMORAMENTO DA AVALIAÇÃO INSTITUCIONAL. O OBJETIVO GERAL, EM PRIMEIRO LUGAR, É APONTAR A INTERDEPENDÊNCIA ENTRE AUTOAVALIAÇÃO INSTITUCIONAL E FORMAÇÃO DOCENTE, PARA, EM UM SEGUNDO MOMENTO, EXPLICITAR AS BASES POLÍTICAS E PEDAGÓGICAS DE AVALIAÇÃO INSTITUCIONAL INTERNA QUE PODEM PROPULSAR A FORMAÇÃO DOCENTE NA EDUCAÇÃO BÁSICA, PRINCIPALMENTE EM INSTITUIÇÕES PÚBLICAS DE ENSINO. NO CAMPO METODOLÓGICO ADOTOU-SE A PESQUISA EXPLORATÓRIA DE ABORDAGEM QUALITATIVA, VALENDO-SE AINDA DA PESQUISA BIBLIOGRÁFICA E DOCUMENTAL PARA O EMBASAMENTO TEÓRICO E EXPLORAÇÃO DO TEMA. PARA A DISCUSSÃO E ANÁLISE DOS DADOS, FOI ADOTADO O MÉTODO DA ANÁLISE DE CONTEÚDO (BARDIN, 2011). O REFERENCIAL TEÓRICO SE BASEOU EM DIFERENTES AUTORES, QUE DISCUTEM AVALIAÇÃO EDUCACIONAL E/OU ABORDAM A FORMAÇÃO DOCENTE, TAIS COMO: BELLONI (2000); CACHAPUZ (2003); CARNEIRO (2015); DIAS (2010); DIAS SOBRINHO (2002); SCRIVEN (2018); TARDIF (2002); VEIGA (2010, 2011), DENTRE OUTROS. OS RESULTADOS SUGEREM QUE A AVALIAÇÃO INSTITUCIONAL INTERNA TEM UM PAPEL FUNDAMENTAL NA CRÍTICA E NA TRANSFORMAÇÃO DA ESCOLA, PODENDO REFLETIR DE MODO CONSEQUENTE NA INDICAÇÃO DE PROMOÇÃO DA FORMAÇÃO CONTINUADA E CONTÍNUA DO PESSOAL DOCENTE E, COM EFEITO, ALAVANCAR MELHORIA DO PROCESSO EDUCATIVO, REFLETINDO NUMA APRENDIZAGEM MAIS SIGNIFICATIVA E DE QUALIDADE PARA O ALUNO." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 01 - Formação de Professores" "palavra_chave" => "AUTOAVALIAÇÃO INSTITUCIONAL, FORMAÇÃO DOCENTE, EDUCAÇÃO BÁSICA" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV127_MD1_SA1_ID7806_02082019182023.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:54" "updated_at" => "2020-06-10 11:34:30" "ativo" => 1 "autor_nome" => "EUGENIO EDUARDO PIMENTEL MOREIRA" "autor_nome_curto" => "EUGENIO MOREIRA" "autor_email" => "eugenioeduardop28@gmail.c" "autor_ies" => "IFCE" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-vi-conedu" "edicao_nome" => "Anais VI CONEDU" "edicao_evento" => "VI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2019 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2019" "edicao_logo" => "5e4a032588ba0_17022020000613.png" "edicao_capa" => "5f184577153da_22072020105607.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2019-10-24 00:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }