ESTE ARTIGO É UM RECORTE DO RELATÓRIO DE UMA PESQUISA DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA, INTITULADA LEITURA NA
UNIVERSIDADE: O PERFIL DOS ESTUDANTES DO CURSO DE PEDAGOGIA DO IEAA. A PESQUISA TEVE COMO OBJETIVO
GERAL COMPREENDER A IMPORTÂNCIA DA LEITURA NO COTIDIANO DOS ESTUDANTES DO CURSO DE PEDAGOGIA. PARA DAR
CONSISTÊNCIA A ESTE OBJETIVO FORAM ELENCADOS ALGUNS ESPECÍFICOS PARA MELHOR DIRECIONAR A PESQUISA. PARA
COMPREENDER A IMPORTÂNCIA DA LEITURA NA VIDA DESSES ESTUDANTES FOI PRECISO: APONTAR OS HÁBITOS DE LEITURA
DOS ESTUDANTES DO CURSO DE PEDAGOGIA; IDENTIFICAR COM QUE FREQUÊNCIA OS ESTUDANTES UTILIZAM OS ESPAÇOS
DE LEITURA EXISTENTE NO INSTITUTO; CONHECER ASPECTOS QUE MAIS INFLUENCIAM QUANTO À REALIZAÇÃO DA LEITURA
PELOS ESTUDANTES. PARA COLETAR OS DADOS FOI FEITA A PESQUISA BIBLIOGRÁFICA E A IDA A CAMPO COMA REALIZAÇÃO
DE ENTREVISTA SEMIESTRUTURADA, COM VINTE ESTUDANTES DO CURSO DE PEDAGOGIA, SENDO DEZ DO SEGUNDO E DEZ
DO OITAVO PERÍODOS. A ANÁLISE DOS DADOS SE DEU A PARTIR DA ANÁLISE DE CONTEÚDO, CUJOS DADOS FORAM
ORGANIZADOS, DE FORMA A FACILITAR A COMPREENSÃO E INTERPRETAÇÃO DAS UNIDADES DE ANÁLISE. DENTRE OS
ACHADOS DA PESQUISA, ESTÁ O FATO DE OS ESTUDANTES ESTAREM MAIS PRÓXIMOS DA LEITURA COM A ENTRADA NO
CURSO NA UNIVERSIDADE. OS ESTUDANTES ESTÃO PASSANDO MAIS TEMPO LENDO APÓS SEU INGRESSO NO CURSO DE
PEDAGOGIA, UMA CONSEQUÊNCIA DAS EXIGÊNCIAS DE SEU CURSO E DO VOLUME DE LEITURA EM CADA PERÍODO.