A MATEMÁTICA BÁSICA COMO FERRAMENTA INDISPENSÁVEL NO ENSINO DE FÍSICA
"2019-10-24 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 58622 "edicao_id" => 112 "trabalho_id" => 2903 "inscrito_id" => 11814 "titulo" => "A MATEMÁTICA BÁSICA COMO FERRAMENTA INDISPENSÁVEL NO ENSINO DE FÍSICA" "resumo" => "A PRESENTE PESQUISA FOI DESENVOLVIDA NA CIDADE SÃO JOÃO DOS PATOS – MA COM ALUNOS DO 1º ANO DO ENSINO MÉDIO DA ESCOLA CENTRO DE ENSINO DR. PAULO RAMOS, SOB A ORIENTAÇÃO DO PROFESSOR FÁBIO ALENCAR, TENDO COMO PERCEBER O CONHECIMENTO MATEMÁTICO APROPRIADO PELOS ALUNOS DO ENSINO MÉDIO EM PROL DA COMPREENSÃO DOS FENÔMENOS FÍSICOS. A CONSTRUÇÃO DESSE PROJETO PARTIU DE UMA METODOLOGIA DESCRITIVA ONDE PRIMEIRAMENTE ACONTECEU A OBSERVAÇÃO DAS AULAS DE FÍSICA PARA ENTAO REALIZARMOS UMA RODA DE CONVERSA A FIM DE PERCEBER ATE QUE PONTO OS ALUNOS RELACIONAM FÍSICA E MATEMÁTICA AO TEMPO EM QUE DESTACAM SUAS DIFICULDADES E SUGESTÕES PARA UMA MELHOR COMPREENSÃO DOS FENÔMENOS FÍSICOS. EM SEGUIDA FOI APLICADO UM ESUTIONÁRIO AOS ALUNOS E POSTERIORMENTE FOI REALIZADO O LEVANTAMENTO DOS DADOS COLETADOS E APRESENTAÇÃO DOS RESULTADOS À REFERIDA ESCOLA. COM A PESQUISA FOI POSSÍVEL PERCEBER QUE A MAIORIA DOS ALUNOS SENTEM MUITA DIFICULDADE EM COMPREENDER OS CONCEITOS BÁSICOS DE FÍSICA, PELO FATO DE NÃO CONSEGUIREM CONCILIAR MATEMÁTICA E FÍSICA E PORTANTO NÃO CONSEGUEM RESOLVER OS CÁLCULOS REFERENTES ÀS DEFINIÇÕES FÍSICAS, E AINDA, CHAMAR A ATENÇÃO DOS PROFESSORES QUANTO À SUA PRATICA, UMA VEZ QUE, A PARTIR DA APRESENTAÇÃO DOS RESULTADOS DA PESQUISA, OS MESMO SE COMPROMETERAM EM REALIZAR ATIVIDADES VOLTADAS PARA UMA APROXIMAÇÃO ENTRE MATEMÁTICA E FÍSICA E DESSA FORMA ESTIMULAR OS ALUNOS E PERMITIR O BOM DESENVOLVIMENTO DOS MESMOS, BEM COMO POSSIBILITAR À ESTES A VISUALIZAÇÃO DOS QUE É ENSINADO EM MATEMÁTICA COMO FERRAMENTA NA APRENDIZAGEM DOS FENÔMENOS FÍSICOS." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "GT 16 – Ensino de Ciências" "palavra_chave" => "ENSINO DE FÍSICA, METODOLOGIAS PARA O ENSINO DE FÍSICA, RELAÇÃO ENTRE MATEMÁTICA E FÍSICA" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV127_MD4_SA16_ID11814_03092019132101.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:54" "updated_at" => "2020-06-10 11:34:30" "ativo" => 1 "autor_nome" => "CLEIDIANA SILVA RIBEIRO GOMES" "autor_nome_curto" => "CLEIDIANA RIBEIRO" "autor_email" => "cleidianagomes.csrg@gmail" "autor_ies" => "IFMA" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-vi-conedu" "edicao_nome" => "Anais VI CONEDU" "edicao_evento" => "VI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2019 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2019" "edicao_logo" => "5e4a032588ba0_17022020000613.png" "edicao_capa" => "5f184577153da_22072020105607.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2019-10-24 00:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 58622 "edicao_id" => 112 "trabalho_id" => 2903 "inscrito_id" => 11814 "titulo" => "A MATEMÁTICA BÁSICA COMO FERRAMENTA INDISPENSÁVEL NO ENSINO DE FÍSICA" "resumo" => "A PRESENTE PESQUISA FOI DESENVOLVIDA NA CIDADE SÃO JOÃO DOS PATOS – MA COM ALUNOS DO 1º ANO DO ENSINO MÉDIO DA ESCOLA CENTRO DE ENSINO DR. PAULO RAMOS, SOB A ORIENTAÇÃO DO PROFESSOR FÁBIO ALENCAR, TENDO COMO PERCEBER O CONHECIMENTO MATEMÁTICO APROPRIADO PELOS ALUNOS DO ENSINO MÉDIO EM PROL DA COMPREENSÃO DOS FENÔMENOS FÍSICOS. A CONSTRUÇÃO DESSE PROJETO PARTIU DE UMA METODOLOGIA DESCRITIVA ONDE PRIMEIRAMENTE ACONTECEU A OBSERVAÇÃO DAS AULAS DE FÍSICA PARA ENTAO REALIZARMOS UMA RODA DE CONVERSA A FIM DE PERCEBER ATE QUE PONTO OS ALUNOS RELACIONAM FÍSICA E MATEMÁTICA AO TEMPO EM QUE DESTACAM SUAS DIFICULDADES E SUGESTÕES PARA UMA MELHOR COMPREENSÃO DOS FENÔMENOS FÍSICOS. EM SEGUIDA FOI APLICADO UM ESUTIONÁRIO AOS ALUNOS E POSTERIORMENTE FOI REALIZADO O LEVANTAMENTO DOS DADOS COLETADOS E APRESENTAÇÃO DOS RESULTADOS À REFERIDA ESCOLA. COM A PESQUISA FOI POSSÍVEL PERCEBER QUE A MAIORIA DOS ALUNOS SENTEM MUITA DIFICULDADE EM COMPREENDER OS CONCEITOS BÁSICOS DE FÍSICA, PELO FATO DE NÃO CONSEGUIREM CONCILIAR MATEMÁTICA E FÍSICA E PORTANTO NÃO CONSEGUEM RESOLVER OS CÁLCULOS REFERENTES ÀS DEFINIÇÕES FÍSICAS, E AINDA, CHAMAR A ATENÇÃO DOS PROFESSORES QUANTO À SUA PRATICA, UMA VEZ QUE, A PARTIR DA APRESENTAÇÃO DOS RESULTADOS DA PESQUISA, OS MESMO SE COMPROMETERAM EM REALIZAR ATIVIDADES VOLTADAS PARA UMA APROXIMAÇÃO ENTRE MATEMÁTICA E FÍSICA E DESSA FORMA ESTIMULAR OS ALUNOS E PERMITIR O BOM DESENVOLVIMENTO DOS MESMOS, BEM COMO POSSIBILITAR À ESTES A VISUALIZAÇÃO DOS QUE É ENSINADO EM MATEMÁTICA COMO FERRAMENTA NA APRENDIZAGEM DOS FENÔMENOS FÍSICOS." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "GT 16 – Ensino de Ciências" "palavra_chave" => "ENSINO DE FÍSICA, METODOLOGIAS PARA O ENSINO DE FÍSICA, RELAÇÃO ENTRE MATEMÁTICA E FÍSICA" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV127_MD4_SA16_ID11814_03092019132101.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:54" "updated_at" => "2020-06-10 11:34:30" "ativo" => 1 "autor_nome" => "CLEIDIANA SILVA RIBEIRO GOMES" "autor_nome_curto" => "CLEIDIANA RIBEIRO" "autor_email" => "cleidianagomes.csrg@gmail" "autor_ies" => "IFMA" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-vi-conedu" "edicao_nome" => "Anais VI CONEDU" "edicao_evento" => "VI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2019 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2019" "edicao_logo" => "5e4a032588ba0_17022020000613.png" "edicao_capa" => "5f184577153da_22072020105607.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2019-10-24 00:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }