ESTE TRABALHO TEM POR OBJETIVO DISCUTIR A IMPORTÂNCIA DA PESQUISA COMO MEDIADORA DAS PRÁTICAS EDUCACIONAIS. CARACTERIZA-SE PELO SEU ENFOQUE DE ABORDAGEM MISTA. FOI REALIZADA UMA PESQUISA DE CAMPO POR MEIO DE UM QUESTIONÁRIO SEMIESTRUTURADO NAS ESCOLAS PÚBLICAS DA CIDADE DE ARARUNA- PB, COM INTUITO DE ENTENDER EM QUE MEDIDA OS CONHECIMENTOS PRODUZIDOS NAS UNIVERSIDADES SOBRE ENSINO DE CIÊNCIAS, MAIS ESPECIFICAMENTE SOBRE AS PRÁTICAS PEDAGÓGICAS VEM IMPACTANDO A PRÁTICA DE PROFESSORES EM SALA DE AULA? A AMOSTRA FOI CONSTITUÍDA POR DEZ PROFESSORES DE DIFERENTES NÍVEIS DE ENSINO. OS RESULTADOS APONTAM QUE UMA DAS PRINCIPAIS DIFICULDADES ENCONTRADAS PARA A TRANSPOSIÇÃO DAS PESQUISAS É A FORMAÇÃO DO PROFESSOR, O QUE IMPLICA EM AÇÕES, NO ÂMBITO DA GRADUAÇÃO E DA PÓS-GRADUAÇÃO, QUE FAVOREÇAM A RELAÇÃO ENTRE A PESQUISA EM ENSINO DE CIÊNCIAS E A PRÁTICA DOCENTE. MESMO COM TANTOS MEIOS DE DIVULGAÇÃO E DISCUSSÃO AS PESQUISAS EM ENSINO DE CIÊNCIAS AINDA POSSUEM TABUS QUE PRECISAM SER QUEBRADOS.