A PRODUÇÃO TEXTUAL DE PESSOAS COM DEFICIÊNCIA INTELECTUAL NO USO DA REDE SOCIAL FACEBOOK.
"2019-10-24 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 58737 "edicao_id" => 112 "trabalho_id" => 5798 "inscrito_id" => 6796 "titulo" => "A PRODUÇÃO TEXTUAL DE PESSOAS COM DEFICIÊNCIA INTELECTUAL NO USO DA REDE SOCIAL FACEBOOK." "resumo" => "NO PRESENTE ARTIGO APRESENTA-SE UM RECORTE DE DADOS DE DUAS PESQUISAS COORDENADAS POR FIGUEIREDO E GOMES (2015/2016, 2016/2017), NAS QUAIS AS AUTORAS, UTILIZARAM, RESPECTIVAMENTE, OS AMBIENTES DIGITAIS FACEBOOK E SCALA WEB, OBJETIVARAM ANALISAR O EFEITO DA MEDIAÇÃO SOBRE A EVOLUÇÃO DA PRODUÇÃO TEXTUAL DE ALUNOS COM DEFICIÊNCIA INTELECTUAL (DI). O ESTUDO, TAMBÉM, SE BASEIA NO RELATÓRIO DE PESQUISA DE GOMES (2017/2018), NO QUAL A AUTORA ANALISOU, DE MODO COMPARATIVO, EM CONTEXTO DE MEDIAÇÃO, AS CARACTERÍSTICAS DA PRODUÇÃO TEXTUAL DE SUJEITOS COM DEFICIÊNCIA INTELECTUAL (DI) NOS AMBIENTES DIGITAIS SCALA WEB E FACEBOOK. NESTE ARTIGO, OBJETIVOU-SE ANALISAR A EVOLUÇÃO DA PRODUÇÃO TEXTUAL DE DOIS PARTICIPANTES COM DI NO AMBIENTE DIGITAL FACEBOOK, TENDO EM VISTA QUE ESSA REDE SOCIAL DEMANDOU DOS SUJEITOS A ELABORAÇÃO DE TEXTOS MAIS QUALITATIVOS SE COMPARADOS AO SOFTWARE SCALA WEB. PARA ISSO CONSULTOU-SE O BANCO DE DADOS DE DUAS PESQUISAS PRECEDENTES, NAS QUAIS FORAM REALIZADAS OITO SESSÕES DE INTERVENÇÃO COM SUJEITOS COM DEFICIÊNCIA INTELECTUAL. NO PRIMEIRO PERÍODO, OS SUJEITOS COM DI UTILIZAVAM O SCALA PARA A PRODUÇÃO TEXTUAL E O FACEBOOK PARA PUBLICÁ-LA. JÁ NO SEGUNDO, ELES USAVAM APENAS O FACEBOOK PARA ESCREVER E PUBLICAR SEUS TEXTOS. EM AMBAS PESQUISAS, AS SESSÕES DE INTERVENÇÃO ERAM MEDIADAS POR BOLSISTAS PIBIC/UFC COM FOMENTO DAS AGÊNCIAS CNPQ/CAPES. NO SEGUNDO PERÍODO MENCIONADO, ESSES BOLSISTAS MEDIADORES PARTICIPARAM DE UMA FORMAÇÃO ESPECÍFICA FUNDAMENTADA NOS PRINCÍPIOS DE FEUERSTEIN. OS DADOS NESTE ARTIGO SERÃO DISCUTIDOS COM BASE NO EIXO QUALI-QUANTITATIVO DA CATEGORIA ASPECTOS SEMÂNTICOS E SUAS SUBCATEGORIAS. ESTE RECORTE EXPLICA-SE DEVIDO O OBJETIVO DE ANALISAR A EVOLUÇÃO DAS PRODUÇÕES TEXTUAIS. RESSALTA-SE QUE GOMES (2018) ATESTOU QUE UMA MEDIAÇÃO EFETIVA, BASEADA NOS PRINCÍPIOS DE FEURESTEIN, CONTRIBUIU, ESPECIALMENTE, PARA A PRODUÇÃO TEXTUAL DESSES PARTICIPANTES, SOB O PONTO DE VISTA DA DIMENSÃO SEMÂNTICA. COM ISSO, CONCLUI-SE QUE O AMBIENTE DIGITAL DO FACEBOOK TAMBÉM CONTRIBUIU PARA AS PRODUÇÕES TEXTUAIS POR SER UMA REDE SOCIAL, QUE POSSIBILITA A INTERAÇÃO E A COMUNICAÇÃO." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 10 - Educação Especial" "palavra_chave" => "DEFICIÊNCIA INTELECTUAL., PRODUÇÃO TEXTUAL., ASPECTOS SEMÂNTICOS., FACEBOOK., FACEBOOK." "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV127_MD1_SA10_ID6796_03102019220940.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:54" "updated_at" => "2020-06-10 11:34:31" "ativo" => 1 "autor_nome" => "DAYANE RIBEIRO DOS SANTOS" "autor_nome_curto" => "DAYANE RIBEIRO" "autor_email" => "DAYANNIRIBEIRO@GMAIL.COM" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DO CEARÁ" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-vi-conedu" "edicao_nome" => "Anais VI CONEDU" "edicao_evento" => "VI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2019 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2019" "edicao_logo" => "5e4a032588ba0_17022020000613.png" "edicao_capa" => "5f184577153da_22072020105607.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2019-10-24 00:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 58737 "edicao_id" => 112 "trabalho_id" => 5798 "inscrito_id" => 6796 "titulo" => "A PRODUÇÃO TEXTUAL DE PESSOAS COM DEFICIÊNCIA INTELECTUAL NO USO DA REDE SOCIAL FACEBOOK." "resumo" => "NO PRESENTE ARTIGO APRESENTA-SE UM RECORTE DE DADOS DE DUAS PESQUISAS COORDENADAS POR FIGUEIREDO E GOMES (2015/2016, 2016/2017), NAS QUAIS AS AUTORAS, UTILIZARAM, RESPECTIVAMENTE, OS AMBIENTES DIGITAIS FACEBOOK E SCALA WEB, OBJETIVARAM ANALISAR O EFEITO DA MEDIAÇÃO SOBRE A EVOLUÇÃO DA PRODUÇÃO TEXTUAL DE ALUNOS COM DEFICIÊNCIA INTELECTUAL (DI). O ESTUDO, TAMBÉM, SE BASEIA NO RELATÓRIO DE PESQUISA DE GOMES (2017/2018), NO QUAL A AUTORA ANALISOU, DE MODO COMPARATIVO, EM CONTEXTO DE MEDIAÇÃO, AS CARACTERÍSTICAS DA PRODUÇÃO TEXTUAL DE SUJEITOS COM DEFICIÊNCIA INTELECTUAL (DI) NOS AMBIENTES DIGITAIS SCALA WEB E FACEBOOK. NESTE ARTIGO, OBJETIVOU-SE ANALISAR A EVOLUÇÃO DA PRODUÇÃO TEXTUAL DE DOIS PARTICIPANTES COM DI NO AMBIENTE DIGITAL FACEBOOK, TENDO EM VISTA QUE ESSA REDE SOCIAL DEMANDOU DOS SUJEITOS A ELABORAÇÃO DE TEXTOS MAIS QUALITATIVOS SE COMPARADOS AO SOFTWARE SCALA WEB. PARA ISSO CONSULTOU-SE O BANCO DE DADOS DE DUAS PESQUISAS PRECEDENTES, NAS QUAIS FORAM REALIZADAS OITO SESSÕES DE INTERVENÇÃO COM SUJEITOS COM DEFICIÊNCIA INTELECTUAL. NO PRIMEIRO PERÍODO, OS SUJEITOS COM DI UTILIZAVAM O SCALA PARA A PRODUÇÃO TEXTUAL E O FACEBOOK PARA PUBLICÁ-LA. JÁ NO SEGUNDO, ELES USAVAM APENAS O FACEBOOK PARA ESCREVER E PUBLICAR SEUS TEXTOS. EM AMBAS PESQUISAS, AS SESSÕES DE INTERVENÇÃO ERAM MEDIADAS POR BOLSISTAS PIBIC/UFC COM FOMENTO DAS AGÊNCIAS CNPQ/CAPES. NO SEGUNDO PERÍODO MENCIONADO, ESSES BOLSISTAS MEDIADORES PARTICIPARAM DE UMA FORMAÇÃO ESPECÍFICA FUNDAMENTADA NOS PRINCÍPIOS DE FEUERSTEIN. OS DADOS NESTE ARTIGO SERÃO DISCUTIDOS COM BASE NO EIXO QUALI-QUANTITATIVO DA CATEGORIA ASPECTOS SEMÂNTICOS E SUAS SUBCATEGORIAS. ESTE RECORTE EXPLICA-SE DEVIDO O OBJETIVO DE ANALISAR A EVOLUÇÃO DAS PRODUÇÕES TEXTUAIS. RESSALTA-SE QUE GOMES (2018) ATESTOU QUE UMA MEDIAÇÃO EFETIVA, BASEADA NOS PRINCÍPIOS DE FEURESTEIN, CONTRIBUIU, ESPECIALMENTE, PARA A PRODUÇÃO TEXTUAL DESSES PARTICIPANTES, SOB O PONTO DE VISTA DA DIMENSÃO SEMÂNTICA. COM ISSO, CONCLUI-SE QUE O AMBIENTE DIGITAL DO FACEBOOK TAMBÉM CONTRIBUIU PARA AS PRODUÇÕES TEXTUAIS POR SER UMA REDE SOCIAL, QUE POSSIBILITA A INTERAÇÃO E A COMUNICAÇÃO." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 10 - Educação Especial" "palavra_chave" => "DEFICIÊNCIA INTELECTUAL., PRODUÇÃO TEXTUAL., ASPECTOS SEMÂNTICOS., FACEBOOK., FACEBOOK." "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV127_MD1_SA10_ID6796_03102019220940.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:54" "updated_at" => "2020-06-10 11:34:31" "ativo" => 1 "autor_nome" => "DAYANE RIBEIRO DOS SANTOS" "autor_nome_curto" => "DAYANE RIBEIRO" "autor_email" => "DAYANNIRIBEIRO@GMAIL.COM" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DO CEARÁ" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-vi-conedu" "edicao_nome" => "Anais VI CONEDU" "edicao_evento" => "VI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2019 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2019" "edicao_logo" => "5e4a032588ba0_17022020000613.png" "edicao_capa" => "5f184577153da_22072020105607.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2019-10-24 00:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }