INTRODUÇÃO: AS EMOÇÕES SÃO ASPECTOS FUNDAMENTAIS NO DESENVOLVIMENTO HUMANO E NA APRENDIZAGEM, O QUE NOS LEVOU À CONFLUÊNCIAS DESSAS DUAS ÁREAS COMO PESQUISA, AS EMOÇÕES E A APRENDIZAGEM. OBJETIVO: PARTINDO DA PSICOLOGIA HISTÓRICO-CULTURAL, O PRESENTE TRABALHO TEVE COMO OBJETIVO A COMPREENSÃO DAS EMOÇÕES E SUA RELAÇÃO COM A APRENDIZAGEM, SUBSIDIADAS PELAS FUNÇÕES PSICOLÓGICAS SUPERIORES. METODOLOGIA: O PRESENTE TRABALHO É UMA PESQUISA EXPLORATÓRIA, O PROCEDIMENTO UTILIZADO FOI REVISÃO BIBLIOGRÁFICA E TEÓRICA DA LITERATURA RELATIVA AO TEMA, O QUE POSSIBILITOU O ENTENDIMENTO DESSA TEMÁTICA COM OS INTERLOCUTORES DE VIGOTSKI, PARA ISSO AS BUSCAS FORAM FEITAS EM ARTIGOS PUBLICADOS NAS BASES DE DADOS PERIÓDICOS CAPES, BDTD, SCIELO, GOOGLE ACADÊMICO E NA LITERATURA PUBLICADA. RESULTADOS E DISCUSSÃO: O ESTUDO DAS EMOÇÕES TORNA-SE POSSÍVEL SE CONSIDERARMOS A HISTÓRIA DO SUJEITO E DA SOCIEDADE, O PAPEL DOS EDUCADORES (DESDE PAIS A PROFESSORES), COMO OS PRINCIPAIS MEDIADORES NA TRAJETÓRIA DA CRIANÇA NO PROCESSO DE APRENDIZAGEM, A PREPARA NO SENTIDO DE CONSTRUIR UMA RELAÇÃO POSITIVA COM O APRENDER, ISSO ACONTECE NA INTERAÇÃO, NA DIMENSÃO SOCIAL E NUM AMBIENTE EMOCIONALMENTE ESTÁVEL. AO PRECONIZAR UM AMBIENTE AFETUOSO E EMOCIONALMENTE ESTÁVEL, A FAMÍLIA E OS EDUCADORES PROPORCIONAM À CRIANÇA CONDIÇÕES IDEAIS PARA O DESENVOLVIMENTO DAS FUNÇÕES PSICOLÓGICAS E CONSEQUENTEMENTE, DA APRENDIZAGEM. TRATAR A QUESTÃO DAS EMOÇÕES NA OBRA DE VIGOTSKI É UM DESAFIO, PELA ABRANGÊNCIA DO TEMA, PELA INTERLOCUÇÃO COM AUTORES E PELO CARÁTER INACABADO DE ALGUMAS OBRAS. A PERSPECTIVA DE VIGOTSKI, E A NOÇÃO QUE APRESENTA SOBRE AS EMOÇÕES HUMANAS É UMA PROVOCAÇÃO, UM CONVITE AO DEBATE.