RESUMO
ESTE ARTIGO VISA COMPREENDER E EVIDENCIAR A IMPORTÂNCIA DO DESENHO PARA O DESENVOLVIMENTO INTELECTUAL E PSICOMOTOR DO ALUNO. TENDO COMO OBJETIVOS ESPECÍFICOS MOSTRAR OS BENEFÍCIOS QUE A UTILIZAÇÃO DO DESENHO TRAZ PARA O ALUNADO, BEM COMO, NO FLORESCIMENTO DE SUAS EMOÇÕES. BUSCANDO, A PARTIR, DE PESQUISAS A SUA RELEVÂNCIA PARA O SER HUMANO, DEMONSTRANDO SUA MAGNITUDE, VISTO QUE, AUTORES COMO: JEAN PIAGET (1971) E LUQUET (1969) TRAZEM O DESENHO COMO UM INSTRUMENTO METODOLÓGICO QUE PODE SER USADO PELOS PROFESSORES COMO O MEIO PEDAGÓGICO DE SE TRABALHAR A CRIATIVIDADE E A MOTRICIDADE INFANTIL. A METODOLOGIA É FUNDAMENTADA EM UMA PESQUISA BIBLIOGRÁFICA, ONDE, A PARTIR DAS LEITURAS, BUSCOU-SE FOMENTAR UMA DISCUSSÃO ACERCA DA IMPORTÂNCIA DO DESENHO PARA O DESENVOLVIMENTO INTELECTUAL E MOTOR DO ALUNO. PROPOMOS ESSA PESQUISA PARA QUE ESSES CONHECIMENTOS CHEGUEM AOS PROFESSORES PARA QUE ENTENDAM QUE O DESENHAR NÃO É UMA PRÁTICA TRIVIAL, MAS UM INSTRUMENTO METODOLÓGICO QUE BEM UTILIZADO PODE AJUDAR NO DESENVOLVIMENTO DA CRIANÇA. TRAÇAMOS DIÁLOGOS COM AUTORES COMO BORGES E CLAUSS (2013), QUE, EM SEUS ESCRITOS, TRAZEM UMA TRAJETÓRIA DE DESENVOLVIMENTO DO DESENHO E, POR CONSEGUINTE, DA CRIANÇA.