A RELEVÂNCIA DO ESTÁGIO CURRICULAR NO CURSO DE LICENCIATURA EM LETRAS LIBRAS: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA
"2019-10-24 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 58777 "edicao_id" => 112 "trabalho_id" => 5217 "inscrito_id" => 42 "titulo" => "A RELEVÂNCIA DO ESTÁGIO CURRICULAR NO CURSO DE LICENCIATURA EM LETRAS LIBRAS: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA" "resumo" => """ ESTE TRABALHO TEM COMO OBJETIVO EXPLANAR NOSSAS EXPERIÊNCIAS NA DISCIPLINA DE ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO EM LIBRAS II, DO CURSO DE LICENCIATURA EM LETRAS LIBRAS DA UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO-UFPE, CAMPUS RECIFE. ABORDAREMOS NOSSAS VIVÊNCIAS ENQUANTO ESTAGIÁRIOS DA DISCIPLINA FUNDAMENTOS DA LÍNGUA BRASILEIRA DE SINAIS-LIBRAS, OFERTADA NOS CURSOS DE PEDAGOGIA E LICENCIATURAS DIVERSAS. O REFERIDO ESTÁGIO OCORREU NA DISCIPLINA DE FUNDAMENTOS DA LÍNGUA BRASILEIRA DE SINAIS (LIBRAS), OFERTADA NOS CURSOS DE PEDAGOGIA E LICENCIATURAS DIVERSAS, VINCULADA AO DEPARTAMENTO DE PSICOLOGIA E ORIENTAÇÃO EDUCACIONAIS-DPOE DA UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO-UFPE, ESPECIFICAMENTE NO CENTRO DE EDUCAÇÃO-CE.\r\n O ENSINO DA LIBRAS COMO L2 PARA OUVINTES, A PARTIR DO DECRETO 5.626/2005, QUE REGULAMENTA A LIBRAS COMO LÍNGUA (BRASIL, 2005), TORNA-SE DISCIPLINA OBRIGATÓRIA NOS CURSOS DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES. SENDO ASSIM, POR SER O ENSINO DA LIBRAS OBRIGATÓRIO NOS CURSOS DE LICENCIATURA (COMO SEGUNDA LÍNGUA [L2] PARA PESSOAS OUVINTES), NOSSA ATUAÇÃO, ENQUANTO FUTUROS PROFESSORES, TRARÁ PARA NOSSA BAGAGEM ACADÊMICA EXPERIÊNCIAS ÍMPARES QUE LEVAREMOS PARA O CHÃO DE NOSSAS ESCOLAS. FATO QUE NOS FAZ REFLETIR SOBRE COMO SERÁ NOSSA DINÂMICA EM SALA DE AULA PARA O ENSINO DA LIBRAS. \r\n NO DECORRER DAS AULAS A METODOLOGIA UTILIZADA FOI SEMPRE BASEADA NO DIÁLOGO, PROPICIANDO UMA POSTURA CRÍTICA DO ALUNO FACE ÀS VÁRIAS PROPOSTAS TEÓRICAS E PRÁTICAS. EM SUMA, CONSIDERAMOS ENRIQUECEDORES TODOS OS MOMENTOS, DESDE AS ORIENTAÇÕES DAS REGÊNCIAS, O PLANEJAMENTO; À ELABORAÇÃO DAS AULAS; ÀS REGÊNCIAS MINISTRADAS E ATÉ OS MOMENTOS DE IMPREVISTOS OCORRIDOS EM ALGUNS MOMENTOS, FORAM RELEVANTES PARA MAIS UMA ETAPA DE NOSSA FORMAÇÃO. """ "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "GT 01 - Formação de Professores" "palavra_chave" => "ESTÁGIO CURRICULAR, FORMAÇÃO DOCENTE, LICENCIATURA EM LETRAS LIBRAS" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV127_MD4_SA1_ID42_02102019115330.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:54" "updated_at" => "2020-06-10 11:34:31" "ativo" => 1 "autor_nome" => "LUÍS GUSTAVO SOUZA DA PAZ" "autor_nome_curto" => "LUÍS" "autor_email" => "luisbachbio@gmail.com" "autor_ies" => "UFPE" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-vi-conedu" "edicao_nome" => "Anais VI CONEDU" "edicao_evento" => "VI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2019 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2019" "edicao_logo" => "5e4a032588ba0_17022020000613.png" "edicao_capa" => "5f184577153da_22072020105607.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2019-10-24 00:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 58777 "edicao_id" => 112 "trabalho_id" => 5217 "inscrito_id" => 42 "titulo" => "A RELEVÂNCIA DO ESTÁGIO CURRICULAR NO CURSO DE LICENCIATURA EM LETRAS LIBRAS: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA" "resumo" => """ ESTE TRABALHO TEM COMO OBJETIVO EXPLANAR NOSSAS EXPERIÊNCIAS NA DISCIPLINA DE ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO EM LIBRAS II, DO CURSO DE LICENCIATURA EM LETRAS LIBRAS DA UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO-UFPE, CAMPUS RECIFE. ABORDAREMOS NOSSAS VIVÊNCIAS ENQUANTO ESTAGIÁRIOS DA DISCIPLINA FUNDAMENTOS DA LÍNGUA BRASILEIRA DE SINAIS-LIBRAS, OFERTADA NOS CURSOS DE PEDAGOGIA E LICENCIATURAS DIVERSAS. O REFERIDO ESTÁGIO OCORREU NA DISCIPLINA DE FUNDAMENTOS DA LÍNGUA BRASILEIRA DE SINAIS (LIBRAS), OFERTADA NOS CURSOS DE PEDAGOGIA E LICENCIATURAS DIVERSAS, VINCULADA AO DEPARTAMENTO DE PSICOLOGIA E ORIENTAÇÃO EDUCACIONAIS-DPOE DA UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO-UFPE, ESPECIFICAMENTE NO CENTRO DE EDUCAÇÃO-CE.\r\n O ENSINO DA LIBRAS COMO L2 PARA OUVINTES, A PARTIR DO DECRETO 5.626/2005, QUE REGULAMENTA A LIBRAS COMO LÍNGUA (BRASIL, 2005), TORNA-SE DISCIPLINA OBRIGATÓRIA NOS CURSOS DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES. SENDO ASSIM, POR SER O ENSINO DA LIBRAS OBRIGATÓRIO NOS CURSOS DE LICENCIATURA (COMO SEGUNDA LÍNGUA [L2] PARA PESSOAS OUVINTES), NOSSA ATUAÇÃO, ENQUANTO FUTUROS PROFESSORES, TRARÁ PARA NOSSA BAGAGEM ACADÊMICA EXPERIÊNCIAS ÍMPARES QUE LEVAREMOS PARA O CHÃO DE NOSSAS ESCOLAS. FATO QUE NOS FAZ REFLETIR SOBRE COMO SERÁ NOSSA DINÂMICA EM SALA DE AULA PARA O ENSINO DA LIBRAS. \r\n NO DECORRER DAS AULAS A METODOLOGIA UTILIZADA FOI SEMPRE BASEADA NO DIÁLOGO, PROPICIANDO UMA POSTURA CRÍTICA DO ALUNO FACE ÀS VÁRIAS PROPOSTAS TEÓRICAS E PRÁTICAS. EM SUMA, CONSIDERAMOS ENRIQUECEDORES TODOS OS MOMENTOS, DESDE AS ORIENTAÇÕES DAS REGÊNCIAS, O PLANEJAMENTO; À ELABORAÇÃO DAS AULAS; ÀS REGÊNCIAS MINISTRADAS E ATÉ OS MOMENTOS DE IMPREVISTOS OCORRIDOS EM ALGUNS MOMENTOS, FORAM RELEVANTES PARA MAIS UMA ETAPA DE NOSSA FORMAÇÃO. """ "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "GT 01 - Formação de Professores" "palavra_chave" => "ESTÁGIO CURRICULAR, FORMAÇÃO DOCENTE, LICENCIATURA EM LETRAS LIBRAS" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV127_MD4_SA1_ID42_02102019115330.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:54" "updated_at" => "2020-06-10 11:34:31" "ativo" => 1 "autor_nome" => "LUÍS GUSTAVO SOUZA DA PAZ" "autor_nome_curto" => "LUÍS" "autor_email" => "luisbachbio@gmail.com" "autor_ies" => "UFPE" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-vi-conedu" "edicao_nome" => "Anais VI CONEDU" "edicao_evento" => "VI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2019 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2019" "edicao_logo" => "5e4a032588ba0_17022020000613.png" "edicao_capa" => "5f184577153da_22072020105607.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2019-10-24 00:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }