O OBJETIVO DESTE TRABALHO É INVESTIGAR A CONTRIBUIÇÃO DOS SOFTWARES PARA A PROMOÇÃO DA ARGUMENTAÇÃO NAS AULAS DE QUÍMICA DO ENSINO MÉDIO. SOFTWARE É TODO COMPONENTE VIRTUAL QUE PRECISA DA INTERVENÇÃO DO HOMEM PARA SUA CRIAÇÃO E FUNCIONAMENTO. NOS DIAS ATUAIS É BASTANTE COMUM A UTILIZAÇÃO DE COMPUTADORES E CELULARES E ELES NÃO SÃO APENAS VISTOS COMO MEIOS ACESSÍVEIS DE COMUNICAÇÃO, MAS PODEM SER UTILIZADOS COMO FERRAMENTAS DE ESTUDO. O PAPEL DO PROFESSOR VAI ALÉM DA SALA DE AULA, NOVOS MÉTODOS DE ENSINO E INTERAÇÃO FAZ COM QUE OCORRA UMA GRANDE TRANSFORMAÇÃO NO VALOR SOCIOEDUCATIVO, DENTRE ESSA TRANSFORMAÇÃO PODEMOS VER UM DIFERENCIAL NAS RELAÇÕES ENTRE PROFESSORES E ALUNOS. RELAÇÕES QUE PODEM SER DEFINIDAS ATRAVÉS DE MÉTODOS INOVADORES COMO O USO DA TECNOLOGIA E TAMBÉM ATRAVÉS DA ARGUMENTAÇÃO. A ARGUMENTAÇÃO EM SALA DE AULA PODE SER PROMOVIDA POR RECURSOS DIGITAIS TAIS COMO SOFTWARES. ELES CONTRIBUEM PARA O ACESSO A INFORMAÇÕES NECESSÁRIAS PARA FORMULAÇÃO DE ARGUMENTOS. ESTE TRABALHO BASEIA-SE EM PESQUISAS FEITAS NA REDE MUNDIAL DE COMPUTADORES ‘INTERNET’ ATRAVÉS DO GOOGLE ACADÊMICO, ABORDANDO-SE COMO UMA PESQUISA QUALITATIVA DE LEVANTAMENTO PRÉVIO DE APLICATIVOS JÁ EXISTENTES SOBRE A UTILIZAÇÃO DAS TECNOLOGIAS COMO FERRAMENTA DE SUPORTE NO PROCESSO DE ENSINO. AS FERRAMENTAS APONTADAS PARA ESTA PESQUISA, FORAM TODAS SELECIONADAS COM O VIÉS DE FAZER COM QUE PROFESSORES E ALUNOS POSSAM UTILIZAR COM UMA ALTA RENTABILIDADE, ALÉM DE PROPOR UM DISCURSO, TORNAM AS AULAS DE QUÍMICAS MAIS PRODUTIVAS E INTERATIVAS. A ARGUMENTAÇÃO EM SALA DE AULA CONTRIBUI PARA O DESENVOLVIMENTO COGNITIVO E SOCIAL DO ALUNO.