A ZOOLOGIA NOS LIVROS DIDÁTICOS DE BIOLOGIA DO ENSINO MÉDIO: ANÁLISE COMPARATIVA DO CONTEÚDO DO FILO PLATYHELMINTHES
"2019-10-24 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 58907 "edicao_id" => 112 "trabalho_id" => 5678 "inscrito_id" => 6181 "titulo" => "A ZOOLOGIA NOS LIVROS DIDÁTICOS DE BIOLOGIA DO ENSINO MÉDIO: ANÁLISE COMPARATIVA DO CONTEÚDO DO FILO PLATYHELMINTHES" "resumo" => "O LIVRO DIDÁTICO SE CONSTITUI COMO RECURSO IMPORTANTE PARA O ENSINO DE BIOLOGIA, EMBORA POSSA APRESENTAR ASPECTOS QUE DIFICULTEM A ASSIMILAÇÃO DE INFORMAÇÕES. ASSIM, É INDISPENSÁVEL A REALIZAÇÃO DE ANÁLISES E AVALIAÇÕES SOBRE SUA RELEVÂNCIA E SEU CONTEÚDO TEXTUAL/VISUAL. NESSA DIREÇÃO, O PRESENTE TRABALHO OBJETIVOU ANALISAR, DE FORMA COMPARATIVA, O FILO PLATYHELMINTHES EM RELAÇÃO AO CONTEÚDO TEÓRICO, RECURSOS VISUAIS, ATIVIDADES PROPOSTAS, CONTEXTUALIZAÇÃO DOS ASSUNTOS E ADEQUAÇÃO À SÉRIE, EM DOIS LIVROS DIDÁTICOS DE BIOLOGIA DO ENSINO MÉDIO. A PESQUISA SEGUIU UMA ABORDAGEM QUALITATIVA E A ANÁLISE SE DEU EM COMPARAÇÃO AO LIVRO PRINCÍPIOS INTEGRADOS DE ZOOLOGIA, UTILIZADO NA DISCIPLINA DE ZOOLOGIA I, DO CURSO DE LICENCIATURA EM CIÊNCIAS BIOLÓGICAS. APÓS ANÁLISE, CONSTATOU-SE QUE AS OBRAS ESTÃO INCOMPLETAS, POIS, EM AMBAS, A CLASSIFICAÇÃO DO FILO ESTÁ AUSENTE E UMA DELAS APRESENTA LIMITAÇÃO DE RECURSOS, NÃO TRAZ IMAGENS DETALHADAS E ATUALIZADAS E NÃO APRESENTA CLAREZA E OBJETIVIDADE DO TEXTO. OS LIVROS APRESENTAM CONTEXTUALIZAÇÃO DO ASSUNTO, PROPÕEM TRABALHOS EM GRUPO, PESQUISAS E EXERCÍCIOS AO FINAL DOS CAPÍTULOS. O ESTUDO REALIZADO SINALIZA A NECESSIDADE DE ATENÇÃO À APRESENTAÇÃO DOS CONTEÚDOS BIOLÓGICOS, DE FORMA A FACILITAR A APRENDIZAGEM DOS ESTUDANTES, TENDO EM VISTA QUE O LIVRO DIDÁTICO SE CONSTITUI COMO O PRINCIPAL RECURSO UTILIZADO PELOS PROFESSORES DA EDUCAÇÃO BÁSICA. NESSE SENTIDO, A PESQUISA APONTA QUE OS CONHECIMENTOS PRODUZIDOS NO CAMPO DA DIDÁTICA DAS CIÊNCIAS PRECISAM SUBSIDIAR AS PROPOSTAS DE ENSINO DE BIOLOGIA, BEM COMO A ORGANIZAÇÃO E ESTRUTURAÇÃO DOS CONTEÚDOS TRAZIDOS NOS LIVROS DIDÁTICOS DESSA DISCIPLINA." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 16 – Ensino de Ciências" "palavra_chave" => "ANÁLISE DE LIVROS, RECURSOS DIDÁTICOS, BIOLOGIA, ZOOLOGIA, ZOOLOGIA" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV127_MD1_SA16_ID6181_03102019204629.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:54" "updated_at" => "2020-06-10 11:34:31" "ativo" => 1 "autor_nome" => "CARLOS HENRIQUE SOARES DA SILVA" "autor_nome_curto" => "CARLOS HENRIQUE" "autor_email" => "carlos.henriquebio18@gmai" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DO CEARÁ - UECE" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-vi-conedu" "edicao_nome" => "Anais VI CONEDU" "edicao_evento" => "VI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2019 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2019" "edicao_logo" => "5e4a032588ba0_17022020000613.png" "edicao_capa" => "5f184577153da_22072020105607.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2019-10-24 00:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 58907 "edicao_id" => 112 "trabalho_id" => 5678 "inscrito_id" => 6181 "titulo" => "A ZOOLOGIA NOS LIVROS DIDÁTICOS DE BIOLOGIA DO ENSINO MÉDIO: ANÁLISE COMPARATIVA DO CONTEÚDO DO FILO PLATYHELMINTHES" "resumo" => "O LIVRO DIDÁTICO SE CONSTITUI COMO RECURSO IMPORTANTE PARA O ENSINO DE BIOLOGIA, EMBORA POSSA APRESENTAR ASPECTOS QUE DIFICULTEM A ASSIMILAÇÃO DE INFORMAÇÕES. ASSIM, É INDISPENSÁVEL A REALIZAÇÃO DE ANÁLISES E AVALIAÇÕES SOBRE SUA RELEVÂNCIA E SEU CONTEÚDO TEXTUAL/VISUAL. NESSA DIREÇÃO, O PRESENTE TRABALHO OBJETIVOU ANALISAR, DE FORMA COMPARATIVA, O FILO PLATYHELMINTHES EM RELAÇÃO AO CONTEÚDO TEÓRICO, RECURSOS VISUAIS, ATIVIDADES PROPOSTAS, CONTEXTUALIZAÇÃO DOS ASSUNTOS E ADEQUAÇÃO À SÉRIE, EM DOIS LIVROS DIDÁTICOS DE BIOLOGIA DO ENSINO MÉDIO. A PESQUISA SEGUIU UMA ABORDAGEM QUALITATIVA E A ANÁLISE SE DEU EM COMPARAÇÃO AO LIVRO PRINCÍPIOS INTEGRADOS DE ZOOLOGIA, UTILIZADO NA DISCIPLINA DE ZOOLOGIA I, DO CURSO DE LICENCIATURA EM CIÊNCIAS BIOLÓGICAS. APÓS ANÁLISE, CONSTATOU-SE QUE AS OBRAS ESTÃO INCOMPLETAS, POIS, EM AMBAS, A CLASSIFICAÇÃO DO FILO ESTÁ AUSENTE E UMA DELAS APRESENTA LIMITAÇÃO DE RECURSOS, NÃO TRAZ IMAGENS DETALHADAS E ATUALIZADAS E NÃO APRESENTA CLAREZA E OBJETIVIDADE DO TEXTO. OS LIVROS APRESENTAM CONTEXTUALIZAÇÃO DO ASSUNTO, PROPÕEM TRABALHOS EM GRUPO, PESQUISAS E EXERCÍCIOS AO FINAL DOS CAPÍTULOS. O ESTUDO REALIZADO SINALIZA A NECESSIDADE DE ATENÇÃO À APRESENTAÇÃO DOS CONTEÚDOS BIOLÓGICOS, DE FORMA A FACILITAR A APRENDIZAGEM DOS ESTUDANTES, TENDO EM VISTA QUE O LIVRO DIDÁTICO SE CONSTITUI COMO O PRINCIPAL RECURSO UTILIZADO PELOS PROFESSORES DA EDUCAÇÃO BÁSICA. NESSE SENTIDO, A PESQUISA APONTA QUE OS CONHECIMENTOS PRODUZIDOS NO CAMPO DA DIDÁTICA DAS CIÊNCIAS PRECISAM SUBSIDIAR AS PROPOSTAS DE ENSINO DE BIOLOGIA, BEM COMO A ORGANIZAÇÃO E ESTRUTURAÇÃO DOS CONTEÚDOS TRAZIDOS NOS LIVROS DIDÁTICOS DESSA DISCIPLINA." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 16 – Ensino de Ciências" "palavra_chave" => "ANÁLISE DE LIVROS, RECURSOS DIDÁTICOS, BIOLOGIA, ZOOLOGIA, ZOOLOGIA" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV127_MD1_SA16_ID6181_03102019204629.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:54" "updated_at" => "2020-06-10 11:34:31" "ativo" => 1 "autor_nome" => "CARLOS HENRIQUE SOARES DA SILVA" "autor_nome_curto" => "CARLOS HENRIQUE" "autor_email" => "carlos.henriquebio18@gmai" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DO CEARÁ - UECE" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-vi-conedu" "edicao_nome" => "Anais VI CONEDU" "edicao_evento" => "VI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2019 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2019" "edicao_logo" => "5e4a032588ba0_17022020000613.png" "edicao_capa" => "5f184577153da_22072020105607.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2019-10-24 00:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }