ABORDAGEM DE COMPETÊNCIAS DIGITAIS EM CURSOS DE PEDAGOGIA DE UNIVERSIDADES PÚBLICAS NA REGIÃO DE UBÁ/MG
"2019-10-24 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 58911 "edicao_id" => 112 "trabalho_id" => 274 "inscrito_id" => 690 "titulo" => "ABORDAGEM DE COMPETÊNCIAS DIGITAIS EM CURSOS DE PEDAGOGIA DE UNIVERSIDADES PÚBLICAS NA REGIÃO DE UBÁ/MG" "resumo" => "A UTILIZAÇÃO DE TECNOLOGIAS DIGITAIS DE INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO NA EDUCAÇÃO BÁSICA É UMA POSSIBILIDADE QUE SURGIU NO CONTEXTO CIBERCULTURAL. NESTE SENTIDO, O TEMA DESTA PESQUISA FOI A ABORDAGEM DE COMPETÊNCIAS DIGITAIS EM PROJETOS PEDAGÓGICOS DE CURSOS DE LICENCIATURA PLENA EM PEDAGOGIA, MODALIDADE PRESENCIAL. O ESTUDO ENVOLVEU INSTITUIÇÕES DE ENSINO SUPERIOR PÚBLICAS LOCALIZADAS EM UM RAIO DE ATÉ 200 KM DO MUNICÍPIO DE UBÁ/MG. O OBJETIVO GERAL ERA CONHECER A ABORDAGEM DAQUELAS COMPETÊNCIAS NOS PROJETOS PEDAGÓGICOS DE CURSOS DE LICENCIATURA PLENA EM PEDAGOGIA PRESENCIAL DAS INSTITUIÇÕES SELECIONADAS. A REALIZAÇÃO DA PESQUISA JUSTIFICOU-SE, ENTRE OUTRAS RAZÕES, PELA IMPLEMENTAÇÃO DA BASE NACIONAL COMUM CURRICULAR, QUE PREVÊ A CULTURA DIGITAL COMO UMAS DAS COMPETÊNCIAS GERAIS A SEREM DESENVOLVIDAS POR ESTUDANTES DA EDUCAÇÃO BÁSICA. PARA DESENVOLVER O ESTUDO, OPTOU-SE POR UMA METODOLOGIA DE CUNHO QUALITATIVO, COM CARACTERÍSTICAS EXPLORATÓRIAS E PROCEDIMENTOS DE PESQUISA BIBLIOGRÁFICO-DOCUMENTAL. OS PRINCIPAIS CONCEITOS ENVOLVIDOS NESTE ESTUDO FORAM: TECNOLOGIAS DIGITAIS DE INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO, CIBERCULTURA, COMPETÊNCIAS DIGITAIS E PROJETO PEDAGÓGICO DE CURSO. A ANÁLISE DE DADOS INDICOU QUE AS COMPETÊNCIAS DIGITAIS FORAM ABORDADAS DE FORMA IRREGULAR NOS PROJETOS PEDAGÓGICOS DE CURSO. A DIMENSÃO PEDAGÓGICA FOI MAIS CONTEMPLADA QUE AS DIMENSÕES DE CIDADANIA DIGITAL E DESENVOLVIMENTO PROFISSIONAL, O QUE SUGERE DESAFIOS E POSSIBILIDADES PARA AS INSTITUIÇÕES DE ENSINO SUPERIOR SELECIONADAS." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 19 – Tecnologias e Educação" "palavra_chave" => "COMPETÊNCIAS DIGITAIS, PEDAGOGIA, PPC" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV127_MD1_SA19_ID690_19052019195552.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:54" "updated_at" => "2020-06-10 11:34:31" "ativo" => 1 "autor_nome" => "ARTUR PIRES DE CAMARGOS JÚNIOR" "autor_nome_curto" => "ARTUR CAMARGOS" "autor_email" => "arturpcj@yahoo.com.br" "autor_ies" => "UNIVERSIDAD DE LA EMPRESA" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-vi-conedu" "edicao_nome" => "Anais VI CONEDU" "edicao_evento" => "VI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2019 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2019" "edicao_logo" => "5e4a032588ba0_17022020000613.png" "edicao_capa" => "5f184577153da_22072020105607.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2019-10-24 00:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 58911 "edicao_id" => 112 "trabalho_id" => 274 "inscrito_id" => 690 "titulo" => "ABORDAGEM DE COMPETÊNCIAS DIGITAIS EM CURSOS DE PEDAGOGIA DE UNIVERSIDADES PÚBLICAS NA REGIÃO DE UBÁ/MG" "resumo" => "A UTILIZAÇÃO DE TECNOLOGIAS DIGITAIS DE INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO NA EDUCAÇÃO BÁSICA É UMA POSSIBILIDADE QUE SURGIU NO CONTEXTO CIBERCULTURAL. NESTE SENTIDO, O TEMA DESTA PESQUISA FOI A ABORDAGEM DE COMPETÊNCIAS DIGITAIS EM PROJETOS PEDAGÓGICOS DE CURSOS DE LICENCIATURA PLENA EM PEDAGOGIA, MODALIDADE PRESENCIAL. O ESTUDO ENVOLVEU INSTITUIÇÕES DE ENSINO SUPERIOR PÚBLICAS LOCALIZADAS EM UM RAIO DE ATÉ 200 KM DO MUNICÍPIO DE UBÁ/MG. O OBJETIVO GERAL ERA CONHECER A ABORDAGEM DAQUELAS COMPETÊNCIAS NOS PROJETOS PEDAGÓGICOS DE CURSOS DE LICENCIATURA PLENA EM PEDAGOGIA PRESENCIAL DAS INSTITUIÇÕES SELECIONADAS. A REALIZAÇÃO DA PESQUISA JUSTIFICOU-SE, ENTRE OUTRAS RAZÕES, PELA IMPLEMENTAÇÃO DA BASE NACIONAL COMUM CURRICULAR, QUE PREVÊ A CULTURA DIGITAL COMO UMAS DAS COMPETÊNCIAS GERAIS A SEREM DESENVOLVIDAS POR ESTUDANTES DA EDUCAÇÃO BÁSICA. PARA DESENVOLVER O ESTUDO, OPTOU-SE POR UMA METODOLOGIA DE CUNHO QUALITATIVO, COM CARACTERÍSTICAS EXPLORATÓRIAS E PROCEDIMENTOS DE PESQUISA BIBLIOGRÁFICO-DOCUMENTAL. OS PRINCIPAIS CONCEITOS ENVOLVIDOS NESTE ESTUDO FORAM: TECNOLOGIAS DIGITAIS DE INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO, CIBERCULTURA, COMPETÊNCIAS DIGITAIS E PROJETO PEDAGÓGICO DE CURSO. A ANÁLISE DE DADOS INDICOU QUE AS COMPETÊNCIAS DIGITAIS FORAM ABORDADAS DE FORMA IRREGULAR NOS PROJETOS PEDAGÓGICOS DE CURSO. A DIMENSÃO PEDAGÓGICA FOI MAIS CONTEMPLADA QUE AS DIMENSÕES DE CIDADANIA DIGITAL E DESENVOLVIMENTO PROFISSIONAL, O QUE SUGERE DESAFIOS E POSSIBILIDADES PARA AS INSTITUIÇÕES DE ENSINO SUPERIOR SELECIONADAS." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 19 – Tecnologias e Educação" "palavra_chave" => "COMPETÊNCIAS DIGITAIS, PEDAGOGIA, PPC" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV127_MD1_SA19_ID690_19052019195552.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:54" "updated_at" => "2020-06-10 11:34:31" "ativo" => 1 "autor_nome" => "ARTUR PIRES DE CAMARGOS JÚNIOR" "autor_nome_curto" => "ARTUR CAMARGOS" "autor_email" => "arturpcj@yahoo.com.br" "autor_ies" => "UNIVERSIDAD DE LA EMPRESA" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-vi-conedu" "edicao_nome" => "Anais VI CONEDU" "edicao_evento" => "VI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2019 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2019" "edicao_logo" => "5e4a032588ba0_17022020000613.png" "edicao_capa" => "5f184577153da_22072020105607.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2019-10-24 00:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }