AÇÕES DESENVOLVIDAS PELO PROJETO TEIA LITERÁRIA: O LEITOR COM FOCO NO PROTAGONISMO
"2019-10-24 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 58942 "edicao_id" => 112 "trabalho_id" => 2451 "inscrito_id" => 11201 "titulo" => "AÇÕES DESENVOLVIDAS PELO PROJETO TEIA LITERÁRIA: O LEITOR COM FOCO NO PROTAGONISMO" "resumo" => "A LEITURA REMETE À QUESTÃO DA PRODUÇÃO DE SENTIDOS CONSTITUÍDOS NO CONTEXTO DE INTERAÇÃO RECÍPROCA ENTRE AUTOR E LEITOR VIA TEXTO. O OBJETIVO DO ESTUDO É INSTIGAR NOS EDUCANDOS HABILIDADES DE LEITURAS LITERÁRIAS, BUSCANDO TORNÁ-LOS MAIS CAPAZES DE ASSOCIAR O CONTEÚDO LINGUÍSTICO DE UM TEXTO COM O CONHECIMENTO PRAGMÁTICO PARA COMPREENDER E ANALISAR ASPECTOS ESTILÍSTICOS, DISCURSIVOS, ESTRUTURAIS E TEMÁTICOS DE TEXTOS QUE CIRCULAM NO MEIO SOCIAL DO QUAL ELES PARTICIPAM, DANDO-LHES OPORTUNIDADES DO USO DE ELEMENTOS MIDIÁTICOS TRANSFORMANDO-OS EM LEITORES CRÍTICOS. A ESTE PROPÓSITO, A REFERIDA PESQUISA ESTÁ SENDO DESENVOLVIDO NA ESCOLA ESTADUAL CIDADÃ INTEGRAL DE ENSINO MÉDIO FRANCISCO PESSOA DE BRITO, NO MUNICÍPIO DE ARAÇAGI-PB. OS DIRECIONAMENTOS METODOLÓGICOS PAUTARAM-SE EM: UMA METODOLOGIA ATIVA E DIVERSIFICADA, QUE CONSISTE EM PRÁTICAS PEDAGÓGICAS ENVOLVENDO ANÁLISE CRÍTICA, CONSTRUTIVA E SOCIAL DO EDUCANDO, ATRAVÉS DO ESTUDO INTERPRETATIVO COM TEXTOS LITERÁRIOS E COM SUPORTES TEXTUAIS DE DIVERSOS AUTORES, ESCUTA DE ÁUDIOS, ANÁLISE DE OBRAS LITERÁRIAS SELECIONADAS, RODAS DE LEITURA COMPARTILHADA, CONSTRUÇÃO DE TEXTOTECA, PALESTRAS, DEBATES, EXPOSIÇÕES ORAIS, SEMINÁRIOS E ENTREVISTAS. PARA TANTO, BUSCOU-SE UMA MUDANÇA DE FOCO NO QUE TANGE À ABSORÇÃO DOS TRADICIONAIS CONTEÚDOS DA LITERATURA, A DE CONTRIBUIR COM A CONDUÇÃO DO DIÁLOGO SOBRE DIFERENTES PERSPECTIVAS DE LEITURA, ENTRE ESTAS, GRÁFICOS, MAPAS CONCEITUAIS E CRONOLÓGICOS FAVORECENDO AOS ALUNOS A CONSTRUÇÃO DE POSSIBILIDADES DE TRANSFORMAÇÃO SOCIAL." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 08 - Linguagens, Letramento e Alfabetização" "palavra_chave" => "LINGUAGEM, LEITURA, GÊNEROS LITERÁRIOS, APRENDIZAGEM" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV127_MD1_SA8_ID11201_19082019184039.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:54" "updated_at" => "2020-06-10 11:34:31" "ativo" => 1 "autor_nome" => "ANA MARIA JORGE DE SOUZA CARNEIRO" "autor_nome_curto" => "ANA MARIA CARNEIRO" "autor_email" => "anamariajcarneiro@gmail.c" "autor_ies" => "UEPB" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-vi-conedu" "edicao_nome" => "Anais VI CONEDU" "edicao_evento" => "VI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2019 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2019" "edicao_logo" => "5e4a032588ba0_17022020000613.png" "edicao_capa" => "5f184577153da_22072020105607.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2019-10-24 00:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 58942 "edicao_id" => 112 "trabalho_id" => 2451 "inscrito_id" => 11201 "titulo" => "AÇÕES DESENVOLVIDAS PELO PROJETO TEIA LITERÁRIA: O LEITOR COM FOCO NO PROTAGONISMO" "resumo" => "A LEITURA REMETE À QUESTÃO DA PRODUÇÃO DE SENTIDOS CONSTITUÍDOS NO CONTEXTO DE INTERAÇÃO RECÍPROCA ENTRE AUTOR E LEITOR VIA TEXTO. O OBJETIVO DO ESTUDO É INSTIGAR NOS EDUCANDOS HABILIDADES DE LEITURAS LITERÁRIAS, BUSCANDO TORNÁ-LOS MAIS CAPAZES DE ASSOCIAR O CONTEÚDO LINGUÍSTICO DE UM TEXTO COM O CONHECIMENTO PRAGMÁTICO PARA COMPREENDER E ANALISAR ASPECTOS ESTILÍSTICOS, DISCURSIVOS, ESTRUTURAIS E TEMÁTICOS DE TEXTOS QUE CIRCULAM NO MEIO SOCIAL DO QUAL ELES PARTICIPAM, DANDO-LHES OPORTUNIDADES DO USO DE ELEMENTOS MIDIÁTICOS TRANSFORMANDO-OS EM LEITORES CRÍTICOS. A ESTE PROPÓSITO, A REFERIDA PESQUISA ESTÁ SENDO DESENVOLVIDO NA ESCOLA ESTADUAL CIDADÃ INTEGRAL DE ENSINO MÉDIO FRANCISCO PESSOA DE BRITO, NO MUNICÍPIO DE ARAÇAGI-PB. OS DIRECIONAMENTOS METODOLÓGICOS PAUTARAM-SE EM: UMA METODOLOGIA ATIVA E DIVERSIFICADA, QUE CONSISTE EM PRÁTICAS PEDAGÓGICAS ENVOLVENDO ANÁLISE CRÍTICA, CONSTRUTIVA E SOCIAL DO EDUCANDO, ATRAVÉS DO ESTUDO INTERPRETATIVO COM TEXTOS LITERÁRIOS E COM SUPORTES TEXTUAIS DE DIVERSOS AUTORES, ESCUTA DE ÁUDIOS, ANÁLISE DE OBRAS LITERÁRIAS SELECIONADAS, RODAS DE LEITURA COMPARTILHADA, CONSTRUÇÃO DE TEXTOTECA, PALESTRAS, DEBATES, EXPOSIÇÕES ORAIS, SEMINÁRIOS E ENTREVISTAS. PARA TANTO, BUSCOU-SE UMA MUDANÇA DE FOCO NO QUE TANGE À ABSORÇÃO DOS TRADICIONAIS CONTEÚDOS DA LITERATURA, A DE CONTRIBUIR COM A CONDUÇÃO DO DIÁLOGO SOBRE DIFERENTES PERSPECTIVAS DE LEITURA, ENTRE ESTAS, GRÁFICOS, MAPAS CONCEITUAIS E CRONOLÓGICOS FAVORECENDO AOS ALUNOS A CONSTRUÇÃO DE POSSIBILIDADES DE TRANSFORMAÇÃO SOCIAL." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 08 - Linguagens, Letramento e Alfabetização" "palavra_chave" => "LINGUAGEM, LEITURA, GÊNEROS LITERÁRIOS, APRENDIZAGEM" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV127_MD1_SA8_ID11201_19082019184039.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:54" "updated_at" => "2020-06-10 11:34:31" "ativo" => 1 "autor_nome" => "ANA MARIA JORGE DE SOUZA CARNEIRO" "autor_nome_curto" => "ANA MARIA CARNEIRO" "autor_email" => "anamariajcarneiro@gmail.c" "autor_ies" => "UEPB" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-vi-conedu" "edicao_nome" => "Anais VI CONEDU" "edicao_evento" => "VI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2019 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2019" "edicao_logo" => "5e4a032588ba0_17022020000613.png" "edicao_capa" => "5f184577153da_22072020105607.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2019-10-24 00:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }