ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO: REFLEXÕES SOBRE AS
ESTRATÉGIAS DE ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO DE DUAS
PROFESSORAS DA REDE PÚBLICA DE FORTALEZA
"2019-10-24 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 58982 "edicao_id" => 112 "trabalho_id" => 5309 "inscrito_id" => 3015 "titulo" => """ ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO: REFLEXÕES SOBRE AS\r\n ESTRATÉGIAS DE ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO DE DUAS\r\n PROFESSORAS DA REDE PÚBLICA DE FORTALEZA """ "resumo" => """ ESTE TRABALHO PROPÕE REFLETIR A PRÁTICA DE DUAS PROFESSORAS DA REDE PÚBLICA DE FORTALEZA A PARTIR DE UMA\r\n VIVÊNCIA NO PRIMEIRO SEMESTRE DE 2018, NA DISCIPLINA DE ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO, DO CURSO DE\r\n PEDAGOGIA DA UNIVERSIDADE FEDERAL DO CEARÁ. ALÉM DE DISCUTIR CONCEPÇÕES DE ALFABETIZAÇÃO E PROPOSTAS\r\n DE INTERVENÇÕES NAS HIPÓTESES DOS EDUCANDOS NA APRENDIZAGEM DE LEITURA E ESCRITA EXPLORADAS DURANTE A\r\n DISCIPLINA. PARA METODOLOGIA DESTE TRABALHO UTILIZAMOS A PESQUISA QUALITATIVA A PARTIR DE OBSERVAÇÕES E\r\n ENTREVISTAS SEMI-ESTRUTURADAS. COMO APORTE TEÓRICO UTILIZAMOS FERREIRO & TEBEROSKY (1985) E TFOUNI\r\n (1995) POR SUA CONCEPÇÃO DE ALFABETIZAÇÃO, COUTINHO (2005) SOBRE PROPOSTAS DE ATIVIDADES PARA\r\n ALFABETIZAÇÃO, AZENHA (1995) E MORAIS (2005) QUE VERSAM SOBRE ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO. POR\r\n CONCLUSÃO, É SALIENTADO A IMPORTÂNCIA DO ENGAJAMENTO ESCOLAR PARA ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO. COM ISSO,\r\n A CONCEPÇÃO DOS PROFESSORES E GESTORES SOBRE O ASSUNTO PERMEIAM SUAS PRÁTICAS E INFLUENCIAM NOS\r\n PROCESSOS DE AQUISIÇÃO DE LEITURA E ESCRITA DAS CRIANÇAS. """ "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 08 - Linguagens, Letramento e Alfabetização" "palavra_chave" => "EDUCAÇÃO, LETRAMENTO E ALFABETIZAÇÃO, PRÁTICAS PEDAGÓGICAS" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV127_MD1_SA8_ID3015_02102019213833.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:54" "updated_at" => "2020-06-10 11:34:31" "ativo" => 1 "autor_nome" => "MARIA GEOVANA PIRES TEIXEIRA" "autor_nome_curto" => "MARIA GEOVANA" "autor_email" => "geovanapteixeira@gmail.co" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DO CEARÁ" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-vi-conedu" "edicao_nome" => "Anais VI CONEDU" "edicao_evento" => "VI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2019 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2019" "edicao_logo" => "5e4a032588ba0_17022020000613.png" "edicao_capa" => "5f184577153da_22072020105607.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2019-10-24 00:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 58982 "edicao_id" => 112 "trabalho_id" => 5309 "inscrito_id" => 3015 "titulo" => """ ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO: REFLEXÕES SOBRE AS\r\n ESTRATÉGIAS DE ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO DE DUAS\r\n PROFESSORAS DA REDE PÚBLICA DE FORTALEZA """ "resumo" => """ ESTE TRABALHO PROPÕE REFLETIR A PRÁTICA DE DUAS PROFESSORAS DA REDE PÚBLICA DE FORTALEZA A PARTIR DE UMA\r\n VIVÊNCIA NO PRIMEIRO SEMESTRE DE 2018, NA DISCIPLINA DE ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO, DO CURSO DE\r\n PEDAGOGIA DA UNIVERSIDADE FEDERAL DO CEARÁ. ALÉM DE DISCUTIR CONCEPÇÕES DE ALFABETIZAÇÃO E PROPOSTAS\r\n DE INTERVENÇÕES NAS HIPÓTESES DOS EDUCANDOS NA APRENDIZAGEM DE LEITURA E ESCRITA EXPLORADAS DURANTE A\r\n DISCIPLINA. PARA METODOLOGIA DESTE TRABALHO UTILIZAMOS A PESQUISA QUALITATIVA A PARTIR DE OBSERVAÇÕES E\r\n ENTREVISTAS SEMI-ESTRUTURADAS. COMO APORTE TEÓRICO UTILIZAMOS FERREIRO & TEBEROSKY (1985) E TFOUNI\r\n (1995) POR SUA CONCEPÇÃO DE ALFABETIZAÇÃO, COUTINHO (2005) SOBRE PROPOSTAS DE ATIVIDADES PARA\r\n ALFABETIZAÇÃO, AZENHA (1995) E MORAIS (2005) QUE VERSAM SOBRE ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO. POR\r\n CONCLUSÃO, É SALIENTADO A IMPORTÂNCIA DO ENGAJAMENTO ESCOLAR PARA ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO. COM ISSO,\r\n A CONCEPÇÃO DOS PROFESSORES E GESTORES SOBRE O ASSUNTO PERMEIAM SUAS PRÁTICAS E INFLUENCIAM NOS\r\n PROCESSOS DE AQUISIÇÃO DE LEITURA E ESCRITA DAS CRIANÇAS. """ "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 08 - Linguagens, Letramento e Alfabetização" "palavra_chave" => "EDUCAÇÃO, LETRAMENTO E ALFABETIZAÇÃO, PRÁTICAS PEDAGÓGICAS" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV127_MD1_SA8_ID3015_02102019213833.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:54" "updated_at" => "2020-06-10 11:34:31" "ativo" => 1 "autor_nome" => "MARIA GEOVANA PIRES TEIXEIRA" "autor_nome_curto" => "MARIA GEOVANA" "autor_email" => "geovanapteixeira@gmail.co" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DO CEARÁ" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-vi-conedu" "edicao_nome" => "Anais VI CONEDU" "edicao_evento" => "VI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2019 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2019" "edicao_logo" => "5e4a032588ba0_17022020000613.png" "edicao_capa" => "5f184577153da_22072020105607.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2019-10-24 00:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }