AMBIENTE GAMIFICADO PARA A EDUCAÇÃO ESPECIALNA PERSPECTIVA INCLUSIVA
"2019-10-24 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 58995 "edicao_id" => 112 "trabalho_id" => 5011 "inscrito_id" => 3354 "titulo" => "AMBIENTE GAMIFICADO PARA A EDUCAÇÃO ESPECIALNA PERSPECTIVA INCLUSIVA" "resumo" => "A FORMAÇÃO DOS PROFISSIONAIS DE APOIO DA EDUCAÇÃO ESPECIAL PODE SER REALIZADA UTILIZANDO O AMBIENTE GAMIFICAÇÃO COMO METODOLOGIA UTILIZADA? PARA A RESPOSTA AO PROBLEMA ESTABELECIDO, TRAÇOU-SE O SEGUINTE OBJETIVO GERAL PARA SOLUCIONÁ-LO: COMPREENDER COMO ACONTECE A FORMAÇÃO DOS PROFISSIONAIS DE APOIO DA EDUCAÇÃO ESPECIAL DA PREFEITURA MUNICIPAL DE FORTALEZA E ELABORAR UMA FORMAÇÃO PARA ESSES PROFISSIONAIS ATRAVÉS DA GAMIFICAÇÃO. COM O INTUITO DE ATINGIR O OBJETIVO ESTIPULADO, FOI REALIZADA UMA PESQUISA PRINCIPALMENTE DESCRITIVA, DE ABORDAGEM QUALITATIVA (ENTREVISTA) E QUANTITATIVA (QUESTIONÁRIO-PADRÃO DE TRINTA E TRÊS PERGUNTAS, INCLUINDO PERGUNTAS ABERTAS E FECHADAS, OBJETIVAS DE MÚLTIPLA ESCOLHA E DO TIPO SEMIABERTAS), NO ÂMBITO DA PREFEITURA DE FORTALEZA, ENTRE O 2° SEMESTRE DO ANO DE 2016 E O 1° SEMESTRE DE 2017, COM UMA AMOSTRA DE SESSENTA PROFISSIONAIS DE APOIO, SELECIONADOS POR CONVENIÊNCIA ALEATÓRIA, EM UMA POPULAÇÃO TOTAL DE CEM PESSOAS, COM O NÍVEL DE CONFIANÇA SUPERIOR A PORCENTAGEM DE 98%. ELABOROU-SE UM AMBIENTE GAMIFICADO COMO PRODUTO DA PESQUISA, COM UMA METODOLOGIA MODERNA DE APRENDIZAGEM A DISTÂNCIA, INCLUINDO TRINTA PERGUNTAS DE FORMAÇÃO PARA PROFISSIONAIS DE APOIO, COM BASE NO RESULTADO DAS ENTREVISTAS E DOS QUESTIONÁRIOS APLICADOS. ENFIM, CONSEGUIU-SE ATINGIR OS OBJETIVOS TRAÇADOS PARA ESTA PESQUISA, DENTRE ELES, A CRIAÇÃO DO GAME “QUALIFICAÇÃO ESPECIAL”, COMO MAIS UMA OPÇÃO DE FORMAÇÃO DOS PROFISSIONAIS DE APOIO DA EDUCAÇÃO ESPECIAL, CONTRIBUINDO ASSIM PARA UMA MELHOR QUALIFICAÇÃO." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 19 – Tecnologias e Educação" "palavra_chave" => "AMBIENTE GAMIFICADO, INCLUSÃO, PROFISSIONAL DE APOIO" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV127_MD1_SA19_ID3354_29092019224643.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:54" "updated_at" => "2020-06-10 11:34:31" "ativo" => 1 "autor_nome" => "RAFAELE LIMA BATISTA ORIÁ" "autor_nome_curto" => "RAFAELE ORIÁ" "autor_email" => "rafaele.oria@gmail.com" "autor_ies" => "SME" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-vi-conedu" "edicao_nome" => "Anais VI CONEDU" "edicao_evento" => "VI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2019 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2019" "edicao_logo" => "5e4a032588ba0_17022020000613.png" "edicao_capa" => "5f184577153da_22072020105607.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2019-10-24 00:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 58995 "edicao_id" => 112 "trabalho_id" => 5011 "inscrito_id" => 3354 "titulo" => "AMBIENTE GAMIFICADO PARA A EDUCAÇÃO ESPECIALNA PERSPECTIVA INCLUSIVA" "resumo" => "A FORMAÇÃO DOS PROFISSIONAIS DE APOIO DA EDUCAÇÃO ESPECIAL PODE SER REALIZADA UTILIZANDO O AMBIENTE GAMIFICAÇÃO COMO METODOLOGIA UTILIZADA? PARA A RESPOSTA AO PROBLEMA ESTABELECIDO, TRAÇOU-SE O SEGUINTE OBJETIVO GERAL PARA SOLUCIONÁ-LO: COMPREENDER COMO ACONTECE A FORMAÇÃO DOS PROFISSIONAIS DE APOIO DA EDUCAÇÃO ESPECIAL DA PREFEITURA MUNICIPAL DE FORTALEZA E ELABORAR UMA FORMAÇÃO PARA ESSES PROFISSIONAIS ATRAVÉS DA GAMIFICAÇÃO. COM O INTUITO DE ATINGIR O OBJETIVO ESTIPULADO, FOI REALIZADA UMA PESQUISA PRINCIPALMENTE DESCRITIVA, DE ABORDAGEM QUALITATIVA (ENTREVISTA) E QUANTITATIVA (QUESTIONÁRIO-PADRÃO DE TRINTA E TRÊS PERGUNTAS, INCLUINDO PERGUNTAS ABERTAS E FECHADAS, OBJETIVAS DE MÚLTIPLA ESCOLHA E DO TIPO SEMIABERTAS), NO ÂMBITO DA PREFEITURA DE FORTALEZA, ENTRE O 2° SEMESTRE DO ANO DE 2016 E O 1° SEMESTRE DE 2017, COM UMA AMOSTRA DE SESSENTA PROFISSIONAIS DE APOIO, SELECIONADOS POR CONVENIÊNCIA ALEATÓRIA, EM UMA POPULAÇÃO TOTAL DE CEM PESSOAS, COM O NÍVEL DE CONFIANÇA SUPERIOR A PORCENTAGEM DE 98%. ELABOROU-SE UM AMBIENTE GAMIFICADO COMO PRODUTO DA PESQUISA, COM UMA METODOLOGIA MODERNA DE APRENDIZAGEM A DISTÂNCIA, INCLUINDO TRINTA PERGUNTAS DE FORMAÇÃO PARA PROFISSIONAIS DE APOIO, COM BASE NO RESULTADO DAS ENTREVISTAS E DOS QUESTIONÁRIOS APLICADOS. ENFIM, CONSEGUIU-SE ATINGIR OS OBJETIVOS TRAÇADOS PARA ESTA PESQUISA, DENTRE ELES, A CRIAÇÃO DO GAME “QUALIFICAÇÃO ESPECIAL”, COMO MAIS UMA OPÇÃO DE FORMAÇÃO DOS PROFISSIONAIS DE APOIO DA EDUCAÇÃO ESPECIAL, CONTRIBUINDO ASSIM PARA UMA MELHOR QUALIFICAÇÃO." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 19 – Tecnologias e Educação" "palavra_chave" => "AMBIENTE GAMIFICADO, INCLUSÃO, PROFISSIONAL DE APOIO" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV127_MD1_SA19_ID3354_29092019224643.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:54" "updated_at" => "2020-06-10 11:34:31" "ativo" => 1 "autor_nome" => "RAFAELE LIMA BATISTA ORIÁ" "autor_nome_curto" => "RAFAELE ORIÁ" "autor_email" => "rafaele.oria@gmail.com" "autor_ies" => "SME" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-vi-conedu" "edicao_nome" => "Anais VI CONEDU" "edicao_evento" => "VI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2019 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2019" "edicao_logo" => "5e4a032588ba0_17022020000613.png" "edicao_capa" => "5f184577153da_22072020105607.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2019-10-24 00:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }