: AS AULAS MINISTRADAS DE FORMA LÚDICA SEMPRE DESPERTAM UM MAIOR INTERESSE E CURIOSIDADE DOS ESTUDANTES E, OS JOGOS VEM SENDO CADA VEZ MAIS PESQUISADOS E UTILIZADOS NAS SALAS DE AULA, OBTENDO RESULTADOS SATISFATÓRIOS A QUEM OS PRATICAM COMO FERRAMENTA DE ENSINO. ESSE TRABALHO VISA INVESTIGAR A APRENDIZAGEM DE ALUNOS DO 2º ANO DO ENSINO MÉDIO DE UMA ESCOLA PÚBLICA ESTADUAL DO MUNICÍPIO DE SÃO FRANCISCO DO BREJÃO, ATRAVÉS DE UM JOGO DE CARTAS, “PIFE GASOSO”, PRETENDENDO-SE DESENVOLVER NELES UM EXCELENTE RACIOCÍNIO LÓGICO E UMA VISÃO APURADA NO QUE SE REFERE ÀS PROPRIEDADES E AS TRANSFORMAÇÕES GASOSAS. O BARALHO DESENVOLVIDO NO WORLD E IMPRESSO EM FOLHAS DE PAPEL A4, ESTABELECE QUE O ALUNO PRECISA FORMAR TRINCAS RELACIONADAS COM AS GRANDEZAS P, V E T