APRENDIZAGEM E DESENVOLVIMENTO NA EDUCAÇÃO INFANTIL: PERCEPÇÃO DAS PROFESSORAS SOBRE A IMPORTÂNCIA DA FAMÍLIA.
"2019-10-24 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 59116 "edicao_id" => 112 "trabalho_id" => 938 "inscrito_id" => 6880 "titulo" => "APRENDIZAGEM E DESENVOLVIMENTO NA EDUCAÇÃO INFANTIL: PERCEPÇÃO DAS PROFESSORAS SOBRE A IMPORTÂNCIA DA FAMÍLIA." "resumo" => "PARA DESENVOLVER O PRESENTE ESTUDO FOI ESTABELECIDO COMO OBJETIVO GERAL ANALISAR A PERCEPÇÃO DAS PROFESSORAS SOBRE A IMPORTÂNCIA DA FAMÍLIA NO DESENVOLVIMENTO DA APRENDIZAGEM NA EDUCAÇÃO INFANTIL. A PESQUISA É DESCRITIVA COM ABORDAGEM QUALITATIVA, E TEVE COMO CAMPO DE PESQUISA UMA INSTITUIÇÃO PÚBLICA DE EDUCAÇÃO INFANTIL, NO MUNICÍPIO DE BANANEIRAS/PB. FORAM UTILIZADOS DOIS INSTRUMENTOS PARA A COLETA DE DADOS, A OBSERVAÇÃO E O QUESTIONÁRIO COM QUESTÕES ABERTAS. OS DADOS FORAM ANALISADOS A PARTIR DO REFERENCIAL TEÓRICO-METODOLÓGICO CONSTRUÍDO PARA ESSE FIM, ESPECIALMENTE AS OBRAS DE DESSEN, 2014; FORTUNATTI, 2009; PARO, 2000; PIAGET, 1964; REGO, 1995; VYGOTSKY, 1998. OS RESULTADOS DOS DADOS COLETADOS INDICAM QUE AS PROFESSORAS SABEM DA RELEVÂNCIA DA PARTICIPAÇÃO DA FAMÍLIA PARA O DESENVOLVIMENTO E A APRENDIZAGEM DAS CRIANÇAS. SINALIZA AINDA QUE A CRECHE PROMOVE PROJETOS EDUCACIONAIS COM O OBJETIVO DE ENVOLVER A FAMÍLIA NA EDUCAÇÃO DAS CRIANÇAS. MAS TAMBÉM APONTA A FRAGILIDADE DESSA RELAÇÃO FAMÍLIA E CRECHE, HAJA VISTA, QUE A PARTICIPAÇÃO DA FAMÍLIA AINDA É PARCIAL NO ACOMPANHAMENTO DAS QUESTÕES ESCOLARES DAS CRIANÇAS E QUE NEM SEMPRE OCORRE DE FORMA ESPONTÂNEA. DESSA FORMA, ENTENDE-SE QUE PARA REFLETIR SOBRE ESSES E MUITOS OUTROS ASPECTOS RELACIONADOS AO DESENVOLVIMENTO E À APRENDIZAGEM DA CRIANÇA É IMPORTANTE A APROXIMAÇÃO DOS CONTEXTOS FAMÍLIA E CRECHE/PRÉ-ESCOLA. TENDO MAIORES ESCLARECIMENTOS SOBRE O PROCESSO DO DESENVOLVIMENTO E DA APRENDIZAGEM DA CRIANÇA, CERTAMENTE A FAMÍLIA TERÁ MAIORES CONDIÇÕES DE INTERAGIR COM A CRECHE/PRÉ- ESCOLA NO OBJETIVO QUE É FUNDAMENTAL A AMBAS: A EDUCAÇÃO DA CRIANÇA PEQUENA." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 09 – Educação Infantil" "palavra_chave" => "EDUCAÇÃO., FAMÍLIA., CRECHE." "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV127_MD1_SA9_ID6880_05082019183407.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:54" "updated_at" => "2020-06-10 11:34:32" "ativo" => 1 "autor_nome" => "CAROLINA DE AVELAR RODRIGUES" "autor_nome_curto" => "CAROLINA AVELAR" "autor_email" => "carolinaavelarr@hotmail.c" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-vi-conedu" "edicao_nome" => "Anais VI CONEDU" "edicao_evento" => "VI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2019 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2019" "edicao_logo" => "5e4a032588ba0_17022020000613.png" "edicao_capa" => "5f184577153da_22072020105607.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2019-10-24 00:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 59116 "edicao_id" => 112 "trabalho_id" => 938 "inscrito_id" => 6880 "titulo" => "APRENDIZAGEM E DESENVOLVIMENTO NA EDUCAÇÃO INFANTIL: PERCEPÇÃO DAS PROFESSORAS SOBRE A IMPORTÂNCIA DA FAMÍLIA." "resumo" => "PARA DESENVOLVER O PRESENTE ESTUDO FOI ESTABELECIDO COMO OBJETIVO GERAL ANALISAR A PERCEPÇÃO DAS PROFESSORAS SOBRE A IMPORTÂNCIA DA FAMÍLIA NO DESENVOLVIMENTO DA APRENDIZAGEM NA EDUCAÇÃO INFANTIL. A PESQUISA É DESCRITIVA COM ABORDAGEM QUALITATIVA, E TEVE COMO CAMPO DE PESQUISA UMA INSTITUIÇÃO PÚBLICA DE EDUCAÇÃO INFANTIL, NO MUNICÍPIO DE BANANEIRAS/PB. FORAM UTILIZADOS DOIS INSTRUMENTOS PARA A COLETA DE DADOS, A OBSERVAÇÃO E O QUESTIONÁRIO COM QUESTÕES ABERTAS. OS DADOS FORAM ANALISADOS A PARTIR DO REFERENCIAL TEÓRICO-METODOLÓGICO CONSTRUÍDO PARA ESSE FIM, ESPECIALMENTE AS OBRAS DE DESSEN, 2014; FORTUNATTI, 2009; PARO, 2000; PIAGET, 1964; REGO, 1995; VYGOTSKY, 1998. OS RESULTADOS DOS DADOS COLETADOS INDICAM QUE AS PROFESSORAS SABEM DA RELEVÂNCIA DA PARTICIPAÇÃO DA FAMÍLIA PARA O DESENVOLVIMENTO E A APRENDIZAGEM DAS CRIANÇAS. SINALIZA AINDA QUE A CRECHE PROMOVE PROJETOS EDUCACIONAIS COM O OBJETIVO DE ENVOLVER A FAMÍLIA NA EDUCAÇÃO DAS CRIANÇAS. MAS TAMBÉM APONTA A FRAGILIDADE DESSA RELAÇÃO FAMÍLIA E CRECHE, HAJA VISTA, QUE A PARTICIPAÇÃO DA FAMÍLIA AINDA É PARCIAL NO ACOMPANHAMENTO DAS QUESTÕES ESCOLARES DAS CRIANÇAS E QUE NEM SEMPRE OCORRE DE FORMA ESPONTÂNEA. DESSA FORMA, ENTENDE-SE QUE PARA REFLETIR SOBRE ESSES E MUITOS OUTROS ASPECTOS RELACIONADOS AO DESENVOLVIMENTO E À APRENDIZAGEM DA CRIANÇA É IMPORTANTE A APROXIMAÇÃO DOS CONTEXTOS FAMÍLIA E CRECHE/PRÉ-ESCOLA. TENDO MAIORES ESCLARECIMENTOS SOBRE O PROCESSO DO DESENVOLVIMENTO E DA APRENDIZAGEM DA CRIANÇA, CERTAMENTE A FAMÍLIA TERÁ MAIORES CONDIÇÕES DE INTERAGIR COM A CRECHE/PRÉ- ESCOLA NO OBJETIVO QUE É FUNDAMENTAL A AMBAS: A EDUCAÇÃO DA CRIANÇA PEQUENA." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 09 – Educação Infantil" "palavra_chave" => "EDUCAÇÃO., FAMÍLIA., CRECHE." "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV127_MD1_SA9_ID6880_05082019183407.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:54" "updated_at" => "2020-06-10 11:34:32" "ativo" => 1 "autor_nome" => "CAROLINA DE AVELAR RODRIGUES" "autor_nome_curto" => "CAROLINA AVELAR" "autor_email" => "carolinaavelarr@hotmail.c" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-vi-conedu" "edicao_nome" => "Anais VI CONEDU" "edicao_evento" => "VI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2019 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2019" "edicao_logo" => "5e4a032588ba0_17022020000613.png" "edicao_capa" => "5f184577153da_22072020105607.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2019-10-24 00:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }