AS CONTRIBUIÇÕES DO PSICÓLOGO ESCOLAR NO PROCESSO DE APRENDIZAGEM: PERSPECTIVAS PARA SUA COMPREENSÃO
"2019-10-24 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 59190 "edicao_id" => 112 "trabalho_id" => 5660 "inscrito_id" => 14653 "titulo" => "AS CONTRIBUIÇÕES DO PSICÓLOGO ESCOLAR NO PROCESSO DE APRENDIZAGEM: PERSPECTIVAS PARA SUA COMPREENSÃO" "resumo" => "O PRESENTE ARTIGO CIENTIFICO, POR MEIO DE AMPLA PESQUISA BIBLIOGRÁFICA ABORDA UMA TEMÁTICA RELEVANTE PARA SOCIEDADE QUE É O PAPEL DO PSICÓLOGO NA ESCOLA QUE ATENDE CRIANÇAS DO ENSINO FUNDAMENTAL COM DIFICULDADES DE APRENDIZAGEM EM LEITURA E ESCRITA. DIANTE DISSO, HÁ UMA NECESSIDADE DE DISCUTIR TEMAS TÃO RECORRENTES NO ÂMBITO ESCOLAR, APRESENTO COMO OBJETIVO DESTE ESTUDO: EXPLICAR AS CONTRIBUIÇÕES DO PSICÓLOGO NA ESCOLA, E COMO SE DÁ A PARTICIPAÇÃO NO ÂMBITO ESCOLAR, IDENTIFICAR OS PRINCIPAIS ASPECTOS EM QUE A PARTICIPAÇÃO DO PSICÓLOGO NA ESCOLA PODE AUXILIAM NO APRENDIZADO DAS CRIANÇAS COM DIFICULDADES EM LEITURA E ESCRITA E EXPLICAR COMO A INTERVENÇÃO DO PSICÓLOGO NA SALA DE AULA PODE CONTRIBUIR NAS PRÁTICAS PEDAGÓGICAS DAS PROFESSORAS PARA LEVAR OS ALUNOS AOS SABERES SISTEMATIZADOS. NO REFERENCIAL TEÓRICO A PESQUISA FOI FUNDAMENTADA EM ALGUNS AUTORES COMO PFROMM NETO (2001), BOCK, FURTADO E TEIXEIRA (2002), SANTOS (2002), SOARES (2010) ENTRE OUTROS. OPTOU-SE PELA ABORDAGEM BIBLIOGRÁFICA. CONCLUÍMOS QUE O PSICÓLOGO TEVE APOIAR-SE EM SEUS PRESSUPOSTOS TEÓRICOS, POR SUA VEZ, JÁ ARTICULADOS AO CONHECIMENTO EDUCATIVO, GARANTINDO UMA CONTRIBUIÇÃO NO ÂMBITO ESCOLAR. ENTÃO, A AÇÃO DO PSICÓLOGO ESCOLAR DEVE DESENVOLVER-SE PRIORITARIAMENTE COM OS PROFESSORES E NÃO COM OS ALUNOS, CONTRIBUINDO PARA QUE ELES ESTEJAM CADA VEZ MAIS FORTALECIDOS E INSTRUMENTALIZADOS PARA UMA ATUAÇÃO DE QUALIDADE JUNTO AO ALUNADO." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 10 - Educação Especial" "palavra_chave" => "PSICÓLOGO ESCOLARA, PROFESSORES, PSICÓLOGO, APRENDIZAGEM" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV127_MD1_SA10_ID14653_03102019203133.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:55" "updated_at" => "2020-06-10 11:34:32" "ativo" => 1 "autor_nome" => "FRANCISCA SAMARITANA SAUDITA DE" "autor_nome_curto" => "VERAS" "autor_email" => "eng.agroveras@hotmail.com" "autor_ies" => "IFPI" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-vi-conedu" "edicao_nome" => "Anais VI CONEDU" "edicao_evento" => "VI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2019 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2019" "edicao_logo" => "5e4a032588ba0_17022020000613.png" "edicao_capa" => "5f184577153da_22072020105607.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2019-10-24 00:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 59190 "edicao_id" => 112 "trabalho_id" => 5660 "inscrito_id" => 14653 "titulo" => "AS CONTRIBUIÇÕES DO PSICÓLOGO ESCOLAR NO PROCESSO DE APRENDIZAGEM: PERSPECTIVAS PARA SUA COMPREENSÃO" "resumo" => "O PRESENTE ARTIGO CIENTIFICO, POR MEIO DE AMPLA PESQUISA BIBLIOGRÁFICA ABORDA UMA TEMÁTICA RELEVANTE PARA SOCIEDADE QUE É O PAPEL DO PSICÓLOGO NA ESCOLA QUE ATENDE CRIANÇAS DO ENSINO FUNDAMENTAL COM DIFICULDADES DE APRENDIZAGEM EM LEITURA E ESCRITA. DIANTE DISSO, HÁ UMA NECESSIDADE DE DISCUTIR TEMAS TÃO RECORRENTES NO ÂMBITO ESCOLAR, APRESENTO COMO OBJETIVO DESTE ESTUDO: EXPLICAR AS CONTRIBUIÇÕES DO PSICÓLOGO NA ESCOLA, E COMO SE DÁ A PARTICIPAÇÃO NO ÂMBITO ESCOLAR, IDENTIFICAR OS PRINCIPAIS ASPECTOS EM QUE A PARTICIPAÇÃO DO PSICÓLOGO NA ESCOLA PODE AUXILIAM NO APRENDIZADO DAS CRIANÇAS COM DIFICULDADES EM LEITURA E ESCRITA E EXPLICAR COMO A INTERVENÇÃO DO PSICÓLOGO NA SALA DE AULA PODE CONTRIBUIR NAS PRÁTICAS PEDAGÓGICAS DAS PROFESSORAS PARA LEVAR OS ALUNOS AOS SABERES SISTEMATIZADOS. NO REFERENCIAL TEÓRICO A PESQUISA FOI FUNDAMENTADA EM ALGUNS AUTORES COMO PFROMM NETO (2001), BOCK, FURTADO E TEIXEIRA (2002), SANTOS (2002), SOARES (2010) ENTRE OUTROS. OPTOU-SE PELA ABORDAGEM BIBLIOGRÁFICA. CONCLUÍMOS QUE O PSICÓLOGO TEVE APOIAR-SE EM SEUS PRESSUPOSTOS TEÓRICOS, POR SUA VEZ, JÁ ARTICULADOS AO CONHECIMENTO EDUCATIVO, GARANTINDO UMA CONTRIBUIÇÃO NO ÂMBITO ESCOLAR. ENTÃO, A AÇÃO DO PSICÓLOGO ESCOLAR DEVE DESENVOLVER-SE PRIORITARIAMENTE COM OS PROFESSORES E NÃO COM OS ALUNOS, CONTRIBUINDO PARA QUE ELES ESTEJAM CADA VEZ MAIS FORTALECIDOS E INSTRUMENTALIZADOS PARA UMA ATUAÇÃO DE QUALIDADE JUNTO AO ALUNADO." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 10 - Educação Especial" "palavra_chave" => "PSICÓLOGO ESCOLARA, PROFESSORES, PSICÓLOGO, APRENDIZAGEM" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV127_MD1_SA10_ID14653_03102019203133.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:55" "updated_at" => "2020-06-10 11:34:32" "ativo" => 1 "autor_nome" => "FRANCISCA SAMARITANA SAUDITA DE" "autor_nome_curto" => "VERAS" "autor_email" => "eng.agroveras@hotmail.com" "autor_ies" => "IFPI" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-vi-conedu" "edicao_nome" => "Anais VI CONEDU" "edicao_evento" => "VI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2019 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2019" "edicao_logo" => "5e4a032588ba0_17022020000613.png" "edicao_capa" => "5f184577153da_22072020105607.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2019-10-24 00:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }