AS DIFICULDADES DA APRENDIZAGEM NA LEITURA E NA ESCRITA DOS ESTUDANTES DE DUAS ESCOLAS PÚBLICAS DE RECIFE – PERNAMBUCO
"2019-10-24 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 59203 "edicao_id" => 112 "trabalho_id" => 2880 "inscrito_id" => 8331 "titulo" => "AS DIFICULDADES DA APRENDIZAGEM NA LEITURA E NA ESCRITA DOS ESTUDANTES DE DUAS ESCOLAS PÚBLICAS DE RECIFE – PERNAMBUCO" "resumo" => """ MIDIAN MALHEIROS DE ARAUJO MACHADO \r\n \r\n \r\n \t\t\t \t \r\n RESUMO\r\n \r\n A PRESENTE PESQUISA ACADÊMICA TEM COMO TEMÁTICA AS DIFICULDADES DA APRENDIZAGEM NA LEITURA E DA ESCRITA NAS SÉRIES INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL I. A MESMA TEVE COMO BASE IMPORTANTES CONTRIBUIÇÕES TEÓRICAS QUE, A PARTIR DE UMA REVISÃO BIBLIOGRÁFICA CONSTAMOS QUE AS CRIANÇAS NÃO NASCEM COM DIFICULDADES ESCOLARES, MAS ELAS APARECEM AO LONGO DO PROCESSO DE APRENDIZAGEM. NESSA PERSPECTIVA PROCURAMOS COMPREENDER A POSTURA ADOTADA PELOS PROFESSORES EM SALA DE AULA VISTO QUE, PODEM TER UM PAPEL DETERMINANTE PARA SUPERAÇÃO DESSA DIFICULDADE. ESTE ESTUDO É DE CARÁTER QUALIQUANTITATIVO, TEM COMO OBJETIVO GERAL INVESTIGAR COMO OS PROFESSORES LIDAM COM AS DIFICULDADES DA LEITURA E DA ESCRITA DOS ALUNOS NAS SÉRIES INICIAIS. O PROCESSO DE COLETA DE DADOS VALEU-SE DE QUESTIONÁRIO, INSTRUMENTO FORMULADO COM QUESTÕES ABERTAS E FECHADAS. OS RESULTADOS OBTIDOS INDICARAM QUE OS PROFESSORES CONHECEM O PROCESSO DE AQUISIÇÃO DA LEITURA E DA ESCRITA, E UTILIZAM A METODOLOGIA ADAPTADA À REALIDADE DOS ALUNOS. CONCLUI-SE QUE A LEITURA E A ESCRITA SÃO PROCESSOS PROGRESSIVOS QUE MERECE UMA AÇÃO CONTÍNUA DO ESPECIALISTA E DO PROFESSOR, PARA QUE, FUTURAMENTE, INTEGRE A CRIANÇA AO PROCESSO DE FORMAÇÃO DO CONHECIMENTO. """ "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "GT 08 - Linguagens, Letramento e Alfabetização" "palavra_chave" => "DIFICULDADES DE LEITURA E ESCRITA, APRENDIZAGEM, PROFESSORES" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV127_MD4_SA8_ID8331_02092019204510.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:55" "updated_at" => "2020-06-10 11:34:32" "ativo" => 1 "autor_nome" => "MIDIAN MALHEIROS DE ARAÚJO MACHADO" "autor_nome_curto" => "MIDIAN MALHEIROS" "autor_email" => "midian.malheiros@hotmail." "autor_ies" => "FISC" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-vi-conedu" "edicao_nome" => "Anais VI CONEDU" "edicao_evento" => "VI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2019 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2019" "edicao_logo" => "5e4a032588ba0_17022020000613.png" "edicao_capa" => "5f184577153da_22072020105607.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2019-10-24 00:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 59203 "edicao_id" => 112 "trabalho_id" => 2880 "inscrito_id" => 8331 "titulo" => "AS DIFICULDADES DA APRENDIZAGEM NA LEITURA E NA ESCRITA DOS ESTUDANTES DE DUAS ESCOLAS PÚBLICAS DE RECIFE – PERNAMBUCO" "resumo" => """ MIDIAN MALHEIROS DE ARAUJO MACHADO \r\n \r\n \r\n \t\t\t \t \r\n RESUMO\r\n \r\n A PRESENTE PESQUISA ACADÊMICA TEM COMO TEMÁTICA AS DIFICULDADES DA APRENDIZAGEM NA LEITURA E DA ESCRITA NAS SÉRIES INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL I. A MESMA TEVE COMO BASE IMPORTANTES CONTRIBUIÇÕES TEÓRICAS QUE, A PARTIR DE UMA REVISÃO BIBLIOGRÁFICA CONSTAMOS QUE AS CRIANÇAS NÃO NASCEM COM DIFICULDADES ESCOLARES, MAS ELAS APARECEM AO LONGO DO PROCESSO DE APRENDIZAGEM. NESSA PERSPECTIVA PROCURAMOS COMPREENDER A POSTURA ADOTADA PELOS PROFESSORES EM SALA DE AULA VISTO QUE, PODEM TER UM PAPEL DETERMINANTE PARA SUPERAÇÃO DESSA DIFICULDADE. ESTE ESTUDO É DE CARÁTER QUALIQUANTITATIVO, TEM COMO OBJETIVO GERAL INVESTIGAR COMO OS PROFESSORES LIDAM COM AS DIFICULDADES DA LEITURA E DA ESCRITA DOS ALUNOS NAS SÉRIES INICIAIS. O PROCESSO DE COLETA DE DADOS VALEU-SE DE QUESTIONÁRIO, INSTRUMENTO FORMULADO COM QUESTÕES ABERTAS E FECHADAS. OS RESULTADOS OBTIDOS INDICARAM QUE OS PROFESSORES CONHECEM O PROCESSO DE AQUISIÇÃO DA LEITURA E DA ESCRITA, E UTILIZAM A METODOLOGIA ADAPTADA À REALIDADE DOS ALUNOS. CONCLUI-SE QUE A LEITURA E A ESCRITA SÃO PROCESSOS PROGRESSIVOS QUE MERECE UMA AÇÃO CONTÍNUA DO ESPECIALISTA E DO PROFESSOR, PARA QUE, FUTURAMENTE, INTEGRE A CRIANÇA AO PROCESSO DE FORMAÇÃO DO CONHECIMENTO. """ "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "GT 08 - Linguagens, Letramento e Alfabetização" "palavra_chave" => "DIFICULDADES DE LEITURA E ESCRITA, APRENDIZAGEM, PROFESSORES" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV127_MD4_SA8_ID8331_02092019204510.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:55" "updated_at" => "2020-06-10 11:34:32" "ativo" => 1 "autor_nome" => "MIDIAN MALHEIROS DE ARAÚJO MACHADO" "autor_nome_curto" => "MIDIAN MALHEIROS" "autor_email" => "midian.malheiros@hotmail." "autor_ies" => "FISC" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-vi-conedu" "edicao_nome" => "Anais VI CONEDU" "edicao_evento" => "VI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2019 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2019" "edicao_logo" => "5e4a032588ba0_17022020000613.png" "edicao_capa" => "5f184577153da_22072020105607.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2019-10-24 00:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }