A ocorrência dos conflitos na escola vem aumentando bastante nestas ultimas décadas, trazendo enorme preocupação com respeito às conseqüências derivadas dela. Muitas são as estratégias utilizadas nesse sentido, dentre elas a mediação escolar, na busca constante de redução dos conflitos, melhoria da qualidade no convívio escolar e diminuição do abandono escolar gerado pelos conflitos na escola. Muitas pesquisas sobre conflito escolar têm sido desenvolvidas, porém de forma bastante concentrada, dando ênfase nos processos que geram o fenômeno do conflito entre alunos e alunos, e entre professores e alunos. Neste sentido são poucas as pesquisas, especificamente, em áreas da mediação, observando-se que suas contribuições são imprescindíveis para não ocorrência dos conflitos. Neste artigo, inicialmente são apresentados os conceitos de conflito e conflito na escola, alavancados pelos teóricos voltados ao estudo da mediação de conflitos escolares, tais como: Chrispino (2007); Azevedo; Ortega (2002); Em seguida, são discutidas as diversidades dos conflitos e sua classificação e, com base na estruturação dessa metodologia, buscou-se sua validação nos estudos já desenvolvidos sobre o tema, identificando como os conflitos podem gerar a evasão e como a mediação pode contribuir para que isso não ocorra.