ATIVIDADE EXPERIMENTAL DE VERIFICAÇÃO NO ENSINO DE MAGNETISMO: UNIÃO ENTRE TEORIA E PRÁTICA UTILIZANDO MATERIAIS DE FÁCIL ACESSO
"2019-10-24 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 59314 "edicao_id" => 112 "trabalho_id" => 4560 "inscrito_id" => 13864 "titulo" => "ATIVIDADE EXPERIMENTAL DE VERIFICAÇÃO NO ENSINO DE MAGNETISMO: UNIÃO ENTRE TEORIA E PRÁTICA UTILIZANDO MATERIAIS DE FÁCIL ACESSO" "resumo" => """ O OBJETIVO DESSE TRABALHO É APRESENTAR O RELATO DE UMA SEQUÊNCIA DIDÁTICA REALIZADA NO\r\n INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO RIO GRANDE DO NORTE – IFRN, CAMPUS\r\n JOÃO CÂMARA, DENTRO DAS ATIVIDADES DO PROGRAMA DE RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA – RP, DO CURSO DE\r\n LICENCIATURA EM FÍSICA. A ATIVIDADE PRÁTICA FOI EXECUTADA NOS HORÁRIOS NORMAIS CURRICULARES\r\n COM ALUNOS DO 1º ANO DO CURSO TÉCNICO INTEGRADO EM INFORMÁTICA. A REALIZAÇÃO DE ATIVIDADES\r\n PRÁTICAS É UMA DAS METODOLOGIAS QUE INCENTIVAM O ENVOLVIMENTO DO PARTICIPANTE, INSTIGANDO\r\n SUA CRIATIVIDADE E A CONSTRUÇÃO DE SEU PRÓPRIO CONHECIMENTO, DEIXANDO DE SER APENAS\r\n EXPECTADOR, PARA SER UM AGENTE DO SEU PRÓPRIO APRENDIZADO. DESSA FORMA, AO SE PROMOVER UM\r\n PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM DA FÍSICA ATRAVÉS DA VIVÊNCIA DE AULAS PRATICAS, CRIA-SE UM\r\n AMBIENTE QUE GERA CURIOSIDADE DESPERTANDO CADA VEZ MAIS O INTERESSE NA TEMÁTICA A SER\r\n DESENVOLVIDA. AS ATIVIDADES DA SEQUÊNCIA DIDÁTICA FORAM REALIZADAS EM 4 ENCONTROS\r\n PRESENCIAIS DE 90 MIN CADA. NO PRIMEIRO ENCONTRO REALIZAMOS A LEITURA COLETIVA DE UM TEXTO\r\n ENVOLVENDO UM POUCO DA HISTÓRIA DO ELETROMAGNETISMO. NO SEGUNDO ENCONTRO REALIZAMOS UMA\r\n AULA EXPOSITIVA E DIALOGADA SOBRE AS BASES DO ELETROMAGNETISMO. NO TERCEIRO ENCONTRO, A TURMA\r\n COM 40 ALUNOS FOI DIVIDIDA EM 5 (CINCO) GRUPOS DE 8 (OITO) COMPONENTES. COM O AUXÍLIO DE\r\n UM ROTEIRO DE ATIVIDADE EXPERIMENTAL, CONTENDO ALGUNS PROCEDIMENTOS A SEREM SEGUIDOS, OS\r\n ESTUDANTES REALIZARAM A CONSTRUÇÃO DE UMA BÚSSOLA E DE UM ELETROÍMÃ. NO QUARTO ENCONTRO\r\n OCORREU A SOCIALIZAÇÃO DOS RELATÓRIOS E CONSTRUÇÃO COLETIVA DE UM TEXTO CONTENDO UMA SÍNTESE\r\n DO QUE FOI APRENDIDO. APESAR DE SER UMA ATIVIDADE SIMPLES, PERCEBEMOS O ALTO GRAU DE\r\n PARTICIPAÇÃO E EMPENHO DOS ALUNOS. ACREDITAMOS QUE ALIAR CONCEITOS VISTOS EM SALA DE AULA\r\n COM A PRÁTICA FAZ COM QUE OS ALUNOS TENHAM MELHOR ENTENDIMENTO E RENDIMENTO NAS AULAS DE FÍSICA. """ "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "GT 16 – Ensino de Ciências" "palavra_chave" => "ATIVIDADE EXPERIMENTAL DE VERIFICAÇÃO, ENSINO DE FÍSICA, MAGNETISMO, MATERIAIS DE FÁCIL ACESSO" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV127_MD4_SA16_ID13864_26092019193317.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:55" "updated_at" => "2020-06-10 11:34:32" "ativo" => 1 "autor_nome" => "JOSÉ ERIBERTO LEANDRO DA CONCEIÇÃO" "autor_nome_curto" => "ERIBERTO" "autor_email" => "joseeriberto09@hotmail.co" "autor_ies" => "IFRN" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-vi-conedu" "edicao_nome" => "Anais VI CONEDU" "edicao_evento" => "VI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2019 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2019" "edicao_logo" => "5e4a032588ba0_17022020000613.png" "edicao_capa" => "5f184577153da_22072020105607.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2019-10-24 00:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 59314 "edicao_id" => 112 "trabalho_id" => 4560 "inscrito_id" => 13864 "titulo" => "ATIVIDADE EXPERIMENTAL DE VERIFICAÇÃO NO ENSINO DE MAGNETISMO: UNIÃO ENTRE TEORIA E PRÁTICA UTILIZANDO MATERIAIS DE FÁCIL ACESSO" "resumo" => """ O OBJETIVO DESSE TRABALHO É APRESENTAR O RELATO DE UMA SEQUÊNCIA DIDÁTICA REALIZADA NO\r\n INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO RIO GRANDE DO NORTE – IFRN, CAMPUS\r\n JOÃO CÂMARA, DENTRO DAS ATIVIDADES DO PROGRAMA DE RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA – RP, DO CURSO DE\r\n LICENCIATURA EM FÍSICA. A ATIVIDADE PRÁTICA FOI EXECUTADA NOS HORÁRIOS NORMAIS CURRICULARES\r\n COM ALUNOS DO 1º ANO DO CURSO TÉCNICO INTEGRADO EM INFORMÁTICA. A REALIZAÇÃO DE ATIVIDADES\r\n PRÁTICAS É UMA DAS METODOLOGIAS QUE INCENTIVAM O ENVOLVIMENTO DO PARTICIPANTE, INSTIGANDO\r\n SUA CRIATIVIDADE E A CONSTRUÇÃO DE SEU PRÓPRIO CONHECIMENTO, DEIXANDO DE SER APENAS\r\n EXPECTADOR, PARA SER UM AGENTE DO SEU PRÓPRIO APRENDIZADO. DESSA FORMA, AO SE PROMOVER UM\r\n PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM DA FÍSICA ATRAVÉS DA VIVÊNCIA DE AULAS PRATICAS, CRIA-SE UM\r\n AMBIENTE QUE GERA CURIOSIDADE DESPERTANDO CADA VEZ MAIS O INTERESSE NA TEMÁTICA A SER\r\n DESENVOLVIDA. AS ATIVIDADES DA SEQUÊNCIA DIDÁTICA FORAM REALIZADAS EM 4 ENCONTROS\r\n PRESENCIAIS DE 90 MIN CADA. NO PRIMEIRO ENCONTRO REALIZAMOS A LEITURA COLETIVA DE UM TEXTO\r\n ENVOLVENDO UM POUCO DA HISTÓRIA DO ELETROMAGNETISMO. NO SEGUNDO ENCONTRO REALIZAMOS UMA\r\n AULA EXPOSITIVA E DIALOGADA SOBRE AS BASES DO ELETROMAGNETISMO. NO TERCEIRO ENCONTRO, A TURMA\r\n COM 40 ALUNOS FOI DIVIDIDA EM 5 (CINCO) GRUPOS DE 8 (OITO) COMPONENTES. COM O AUXÍLIO DE\r\n UM ROTEIRO DE ATIVIDADE EXPERIMENTAL, CONTENDO ALGUNS PROCEDIMENTOS A SEREM SEGUIDOS, OS\r\n ESTUDANTES REALIZARAM A CONSTRUÇÃO DE UMA BÚSSOLA E DE UM ELETROÍMÃ. NO QUARTO ENCONTRO\r\n OCORREU A SOCIALIZAÇÃO DOS RELATÓRIOS E CONSTRUÇÃO COLETIVA DE UM TEXTO CONTENDO UMA SÍNTESE\r\n DO QUE FOI APRENDIDO. APESAR DE SER UMA ATIVIDADE SIMPLES, PERCEBEMOS O ALTO GRAU DE\r\n PARTICIPAÇÃO E EMPENHO DOS ALUNOS. ACREDITAMOS QUE ALIAR CONCEITOS VISTOS EM SALA DE AULA\r\n COM A PRÁTICA FAZ COM QUE OS ALUNOS TENHAM MELHOR ENTENDIMENTO E RENDIMENTO NAS AULAS DE FÍSICA. """ "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "GT 16 – Ensino de Ciências" "palavra_chave" => "ATIVIDADE EXPERIMENTAL DE VERIFICAÇÃO, ENSINO DE FÍSICA, MAGNETISMO, MATERIAIS DE FÁCIL ACESSO" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV127_MD4_SA16_ID13864_26092019193317.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:55" "updated_at" => "2020-06-10 11:34:32" "ativo" => 1 "autor_nome" => "JOSÉ ERIBERTO LEANDRO DA CONCEIÇÃO" "autor_nome_curto" => "ERIBERTO" "autor_email" => "joseeriberto09@hotmail.co" "autor_ies" => "IFRN" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-vi-conedu" "edicao_nome" => "Anais VI CONEDU" "edicao_evento" => "VI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2019 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2019" "edicao_logo" => "5e4a032588ba0_17022020000613.png" "edicao_capa" => "5f184577153da_22072020105607.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2019-10-24 00:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }