AULA PRÁTICA COMO ESTRATÉGIA DIDÁTICA PARA O ENSINO DE MICOLOGIA: RELATO DE EXPERIÊNCIA DO PIBID COM ALUNOS DE UMA ESCOLA PÚBLICA
"2019-10-24 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 59346 "edicao_id" => 112 "trabalho_id" => 2885 "inscrito_id" => 4560 "titulo" => "AULA PRÁTICA COMO ESTRATÉGIA DIDÁTICA PARA O ENSINO DE MICOLOGIA: RELATO DE EXPERIÊNCIA DO PIBID COM ALUNOS DE UMA ESCOLA PÚBLICA" "resumo" => "OS FUNGOS, BEM COMO OS MICRORGANISMOS NO GERAL, ESTÃO PRESENTES EM GRANDE PARTE DO NOSSO COTIDIANO, PORÉM INFELIZMENTE AINDA É ESCASSO A CONTEXTUALIZAÇÃO DESSE CONTEÚDO NO DIA A DIA DOS ALUNOS. AS AULAS PRÁTICAS, POR SUA VEZ, SÃO UMA ALTERNATIVA INTERESSANTE E INOVADORA EM SALA POIS, ALÉM DE EVITAR A REPETIÇÃO DE CONCEITOS E MONOTONIA DAS AULAS EXPOSITIVAS, APROXIMAM O ESTUDANTE CADA VEZ MAIS DE EVENTOS E PROCESSOS QUE OCORREM AO SEU REDOR O TEMPO TODO, EXERCITANDO O LETRAMENTO CIENTIFICO, CUJA IMPORTÂNCIA É FUNDAMENTAL NA FORMAÇÃO DE UM INDIVÍDUO CRITICO. DESSA FORMA, O OBJETIVO DESTE TRABALHO É DEMONSTRAR AS EXPERIÊNCIAS DE UMA AULA PRÁTICA, REALIZADA POR DISCENTES DO CURSO DE LICENCIATURA EM CIÊNCIAS BIOLÓGICAS PARTICIPANTES DO PIBID (PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSAS DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA), ACERCA DA VISUALIZAÇÃO DE ESTRUTURAS E PRINCIPAIS CARACTERÍSTICAS DE FUNGOS MICROSCÓPICOS PRESENTES EM ALIMENTOS DO DIA A DIA DE ALUNOS DE UMA ESCOLA PÚBLICA EM CABEDELO – PB. A INTERVENÇÃO DIDÁTICA OCORREU APÓS A MINISTRAÇÃO DO CONTEÚDO DE FUNGOS. PARA ISSO, FORAM UTILIZADOS EQUIPAMENTOS COMO MICROSCÓPIO, REAGENTE QUÍMICO E LÂMINAS. OS RESULTADOS OBTIDOS FORAM SATISFATÓRIOS. OS ALUNOS MOSTRARAM-SE ATENTOS E EMPOLGADOS COM A PRÁTICA. ALÉM DISSO, OBSERVOU-SE A EXPRESSÃO DE SURPRESA DOS ALUNOS AO VISUALIZAR AS ESTRUTURAS DOS FUNGOS E COMO ESSES SERES SE ORGANIZAM E ATUAM NO PROCESSO DE DETERIORIZAÇÃO DOS ALIMENTOS. PORTANTO, A AULA PRÁTICA DEMONSTROU RESULTADOS POSITIVOS NA APROPRIAÇÃO DO CONTEÚDO PELOS ALUNOS, AUXILIANDO-OS A DESENVOLVER SEU COGNITIVO E A CORRELACIONAR OS CONTEÚDOS CURRICULARES COM SUA VIDA COTIDIANA." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "GT 16 – Ensino de Ciências" "palavra_chave" => "METODOLOGIA, FUNGOS, EDUCAÇÃO, DOCÊNCIA, DOCÊNCIA" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV127_MD4_SA16_ID4560_02092019231856.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:55" "updated_at" => "2020-06-10 11:34:32" "ativo" => 1 "autor_nome" => "NATHALIA ALVES DA SILVA" "autor_nome_curto" => "NATHALIA ALVES" "autor_email" => "nathaliaalvesbio27@gmail." "autor_ies" => "INSTITUTO FEDERAL DA PARAÍBA" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-vi-conedu" "edicao_nome" => "Anais VI CONEDU" "edicao_evento" => "VI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2019 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2019" "edicao_logo" => "5e4a032588ba0_17022020000613.png" "edicao_capa" => "5f184577153da_22072020105607.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2019-10-24 00:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 59346 "edicao_id" => 112 "trabalho_id" => 2885 "inscrito_id" => 4560 "titulo" => "AULA PRÁTICA COMO ESTRATÉGIA DIDÁTICA PARA O ENSINO DE MICOLOGIA: RELATO DE EXPERIÊNCIA DO PIBID COM ALUNOS DE UMA ESCOLA PÚBLICA" "resumo" => "OS FUNGOS, BEM COMO OS MICRORGANISMOS NO GERAL, ESTÃO PRESENTES EM GRANDE PARTE DO NOSSO COTIDIANO, PORÉM INFELIZMENTE AINDA É ESCASSO A CONTEXTUALIZAÇÃO DESSE CONTEÚDO NO DIA A DIA DOS ALUNOS. AS AULAS PRÁTICAS, POR SUA VEZ, SÃO UMA ALTERNATIVA INTERESSANTE E INOVADORA EM SALA POIS, ALÉM DE EVITAR A REPETIÇÃO DE CONCEITOS E MONOTONIA DAS AULAS EXPOSITIVAS, APROXIMAM O ESTUDANTE CADA VEZ MAIS DE EVENTOS E PROCESSOS QUE OCORREM AO SEU REDOR O TEMPO TODO, EXERCITANDO O LETRAMENTO CIENTIFICO, CUJA IMPORTÂNCIA É FUNDAMENTAL NA FORMAÇÃO DE UM INDIVÍDUO CRITICO. DESSA FORMA, O OBJETIVO DESTE TRABALHO É DEMONSTRAR AS EXPERIÊNCIAS DE UMA AULA PRÁTICA, REALIZADA POR DISCENTES DO CURSO DE LICENCIATURA EM CIÊNCIAS BIOLÓGICAS PARTICIPANTES DO PIBID (PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSAS DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA), ACERCA DA VISUALIZAÇÃO DE ESTRUTURAS E PRINCIPAIS CARACTERÍSTICAS DE FUNGOS MICROSCÓPICOS PRESENTES EM ALIMENTOS DO DIA A DIA DE ALUNOS DE UMA ESCOLA PÚBLICA EM CABEDELO – PB. A INTERVENÇÃO DIDÁTICA OCORREU APÓS A MINISTRAÇÃO DO CONTEÚDO DE FUNGOS. PARA ISSO, FORAM UTILIZADOS EQUIPAMENTOS COMO MICROSCÓPIO, REAGENTE QUÍMICO E LÂMINAS. OS RESULTADOS OBTIDOS FORAM SATISFATÓRIOS. OS ALUNOS MOSTRARAM-SE ATENTOS E EMPOLGADOS COM A PRÁTICA. ALÉM DISSO, OBSERVOU-SE A EXPRESSÃO DE SURPRESA DOS ALUNOS AO VISUALIZAR AS ESTRUTURAS DOS FUNGOS E COMO ESSES SERES SE ORGANIZAM E ATUAM NO PROCESSO DE DETERIORIZAÇÃO DOS ALIMENTOS. PORTANTO, A AULA PRÁTICA DEMONSTROU RESULTADOS POSITIVOS NA APROPRIAÇÃO DO CONTEÚDO PELOS ALUNOS, AUXILIANDO-OS A DESENVOLVER SEU COGNITIVO E A CORRELACIONAR OS CONTEÚDOS CURRICULARES COM SUA VIDA COTIDIANA." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "GT 16 – Ensino de Ciências" "palavra_chave" => "METODOLOGIA, FUNGOS, EDUCAÇÃO, DOCÊNCIA, DOCÊNCIA" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV127_MD4_SA16_ID4560_02092019231856.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:55" "updated_at" => "2020-06-10 11:34:32" "ativo" => 1 "autor_nome" => "NATHALIA ALVES DA SILVA" "autor_nome_curto" => "NATHALIA ALVES" "autor_email" => "nathaliaalvesbio27@gmail." "autor_ies" => "INSTITUTO FEDERAL DA PARAÍBA" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-vi-conedu" "edicao_nome" => "Anais VI CONEDU" "edicao_evento" => "VI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2019 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2019" "edicao_logo" => "5e4a032588ba0_17022020000613.png" "edicao_capa" => "5f184577153da_22072020105607.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2019-10-24 00:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }