AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM EM MATEMÁTICA: O QUE DIZEM OS INDICADORES EDUCACIONAIS NO BRASIL?
"2019-10-24 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 59370 "edicao_id" => 112 "trabalho_id" => 5628 "inscrito_id" => 8629 "titulo" => "AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM EM MATEMÁTICA: O QUE DIZEM OS INDICADORES EDUCACIONAIS NO BRASIL?" "resumo" => "ESTE ESTUDO TEVE COMO OBJETIVO IDENTIFICAR A SITUAÇÃO EDUCACIONAL BRASILEIRA RELACIONADA AO ENSINO DA MATEMÁTICA, ANALISANDO OS FATORES QUE DIFICULTAM SUA APRENDIZAGEM, MORMENTE, NO ENSINO FUNDAMENTAL E MÉDIO. O ESTUDO FOI REALIZADO COM BASE EM UMA PESQUISA BIBLIOGRÁFICA E PUBLICAÇÕES DE ÓRGÃOS OFICIAIS BRASILEIROS SOBRE ASPECTOS REFERENTES À SITUAÇÃO EDUCACIONAL DO ENSINO – APRENDIZAGEM DA MATEMÁTICA, PUBLICADOS EM 2013, ENFOCANDO AS IDEIAS DE ALGUNS AUTORES DA ÁREA, VISANDO À COMPREENSÃO DE QUESTÕES FUNDAMENTAIS SOBRE A APRENDIZAGEM E DISCUTINDO AS POSSÍVEIS CAUSAS DO FRACASSO ESCOLAR E AS VARIÁVEIS QUE INTERFEREM NEGATIVAMENTE NO DESENVOLVIMENTO DO PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM. O ESTUDO CONCLUIU QUE EXISTE UMA SITUAÇÃO EDUCACIONAL DESFAVORÁVEL NO QUE TANGE O ENSINO-APRENDIZAGEM DA MATEMÁTICA, NO PAÍS, NO QUE SE REFERE AO CONHECIMENTO MATEMÁTICO APROPRIADO CORRESPONDENTE À FAIXA DE ESCOLARIZAÇÃO NOS NÍVEIS FUNDAMENTAL E MÉDIO. CONTUDO, AO SE ANALISAR TODO O CONJUNTO DE VARIÁVEIS, FOI POSSÍVEL INFERIR QUE A PROBLEMÁTICA É CONSEQUÊNCIA DA FALTA DE UM MONITORAMENTO DOS RESULTADOS PARA INSERÇÃO DE POLÍTICAS PÚBLICAS DE EDUCAÇÃO MAIS EFICIENTES. OS ACHADOS EVIDENCIAM ÍNDICES EDUCACIONAIS PREOCUPANTES, REVELANDO QUE O ENSINO DA MATEMÁTICA É ALGO NEGLIGENCIADO PELO PODER PÚBLICO SENDO NECESSÁRIA UMA INTERVENÇÃO EM SUAS POLÍTICAS PÚBLICAS PARA MINIMIZAR OS NUMEROSOS ENTRAVES ESTABELECIDOS PELA PROBLEMÁTICA DO ENSINO - APRENDIZAGEM DA MATEMÁTICA." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 13 - Educação Matemática" "palavra_chave" => "MATEMÁTICA – ENSINO E EDUCAÇÃO, MATEMÁTICA – DIFICULDADE EDUCACIONAL, MATEMÁTICA – APRENDIZAGEM." "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV127_MD1_SA13_ID8629_03102019195301.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:55" "updated_at" => "2020-06-10 11:34:32" "ativo" => 1 "autor_nome" => "GILSON DE SOUSA OLIVEIRA" "autor_nome_curto" => "GILSON DE SOUSA" "autor_email" => "gilson.oliveira@ifce.edu." "autor_ies" => "IFCE" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-vi-conedu" "edicao_nome" => "Anais VI CONEDU" "edicao_evento" => "VI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2019 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2019" "edicao_logo" => "5e4a032588ba0_17022020000613.png" "edicao_capa" => "5f184577153da_22072020105607.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2019-10-24 00:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 59370 "edicao_id" => 112 "trabalho_id" => 5628 "inscrito_id" => 8629 "titulo" => "AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM EM MATEMÁTICA: O QUE DIZEM OS INDICADORES EDUCACIONAIS NO BRASIL?" "resumo" => "ESTE ESTUDO TEVE COMO OBJETIVO IDENTIFICAR A SITUAÇÃO EDUCACIONAL BRASILEIRA RELACIONADA AO ENSINO DA MATEMÁTICA, ANALISANDO OS FATORES QUE DIFICULTAM SUA APRENDIZAGEM, MORMENTE, NO ENSINO FUNDAMENTAL E MÉDIO. O ESTUDO FOI REALIZADO COM BASE EM UMA PESQUISA BIBLIOGRÁFICA E PUBLICAÇÕES DE ÓRGÃOS OFICIAIS BRASILEIROS SOBRE ASPECTOS REFERENTES À SITUAÇÃO EDUCACIONAL DO ENSINO – APRENDIZAGEM DA MATEMÁTICA, PUBLICADOS EM 2013, ENFOCANDO AS IDEIAS DE ALGUNS AUTORES DA ÁREA, VISANDO À COMPREENSÃO DE QUESTÕES FUNDAMENTAIS SOBRE A APRENDIZAGEM E DISCUTINDO AS POSSÍVEIS CAUSAS DO FRACASSO ESCOLAR E AS VARIÁVEIS QUE INTERFEREM NEGATIVAMENTE NO DESENVOLVIMENTO DO PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM. O ESTUDO CONCLUIU QUE EXISTE UMA SITUAÇÃO EDUCACIONAL DESFAVORÁVEL NO QUE TANGE O ENSINO-APRENDIZAGEM DA MATEMÁTICA, NO PAÍS, NO QUE SE REFERE AO CONHECIMENTO MATEMÁTICO APROPRIADO CORRESPONDENTE À FAIXA DE ESCOLARIZAÇÃO NOS NÍVEIS FUNDAMENTAL E MÉDIO. CONTUDO, AO SE ANALISAR TODO O CONJUNTO DE VARIÁVEIS, FOI POSSÍVEL INFERIR QUE A PROBLEMÁTICA É CONSEQUÊNCIA DA FALTA DE UM MONITORAMENTO DOS RESULTADOS PARA INSERÇÃO DE POLÍTICAS PÚBLICAS DE EDUCAÇÃO MAIS EFICIENTES. OS ACHADOS EVIDENCIAM ÍNDICES EDUCACIONAIS PREOCUPANTES, REVELANDO QUE O ENSINO DA MATEMÁTICA É ALGO NEGLIGENCIADO PELO PODER PÚBLICO SENDO NECESSÁRIA UMA INTERVENÇÃO EM SUAS POLÍTICAS PÚBLICAS PARA MINIMIZAR OS NUMEROSOS ENTRAVES ESTABELECIDOS PELA PROBLEMÁTICA DO ENSINO - APRENDIZAGEM DA MATEMÁTICA." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 13 - Educação Matemática" "palavra_chave" => "MATEMÁTICA – ENSINO E EDUCAÇÃO, MATEMÁTICA – DIFICULDADE EDUCACIONAL, MATEMÁTICA – APRENDIZAGEM." "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV127_MD1_SA13_ID8629_03102019195301.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:55" "updated_at" => "2020-06-10 11:34:32" "ativo" => 1 "autor_nome" => "GILSON DE SOUSA OLIVEIRA" "autor_nome_curto" => "GILSON DE SOUSA" "autor_email" => "gilson.oliveira@ifce.edu." "autor_ies" => "IFCE" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-vi-conedu" "edicao_nome" => "Anais VI CONEDU" "edicao_evento" => "VI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2019 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2019" "edicao_logo" => "5e4a032588ba0_17022020000613.png" "edicao_capa" => "5f184577153da_22072020105607.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2019-10-24 00:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }