BASE NACIONAL COMUM CURRICULAR (BNCC) E O PROCESSO DE ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO DA CRIANÇA: IMPACTOS PARA A ESCOLA DE ENSINO FUNDAMENTAL EM PARINTINS, AMAZONAS.
"2019-10-24 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 59450 "edicao_id" => 112 "trabalho_id" => 5497 "inscrito_id" => 4814 "titulo" => "BASE NACIONAL COMUM CURRICULAR (BNCC) E O PROCESSO DE ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO DA CRIANÇA: IMPACTOS PARA A ESCOLA DE ENSINO FUNDAMENTAL EM PARINTINS, AMAZONAS." "resumo" => "ESTE TRABALHO APRESENTA A PESQUISA REALIZADA EM 2018/2019, PELO PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSAS DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA (PIBIC), ACERCA DA BASE NACIONAL COMUM CURRICULAR (BNCC) E O PROCESSO DE ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO DAS CRIANÇAS NAS ESCOLAS DE ENSINO FUNDAMENTAL I EM PARINTINS, AM, COM INTUITO DE ANALISAR E DISCUTIR OS IMPACTOS QUE TAL POLÍTICA EDUCACIONAL TRAZ PARA EDUCAÇÃO DO CONTEXTO LOCAL, CONSIDERANDO OS CURRÍCULOS ESCOLARES, O PROCESSO DIDÁTICO-METODOLÓGICO DESENVOLVIDO PELOS PROFESSORES REFERENTE À ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO DOS ALUNOS, BEM COMO A FORMAÇÃO DOCENTE. A ABORDAGEM QUALITATIVA QUE NORTEOU A PESQUISA CONTRIBUIU SIGNIFICATIVAMENTE PARA UM OLHAR INVESTIGATIVO E MAIS APROXIMADO DA REALIDADE OBSERVADA, POR MEIO DA PESQUISA DE CAMPO, ASSIM COMO O DESENVOLVIMENTO DE ENTREVISTAS COM PROFESSORES, ANALISES DOCUMENTAIS E PESQUISAS BIBLIOGRÁFICAS. OS FUNDAMENTOS TEÓRICOS EMBASARAM-SE EM ARROYO (2011), LEITE (2003), SOARES (2016;2018), PINTO (2008), MARSIGLIA (2017), PUCCI (2018), RIBEIRO (2018), RIZZO (2005) E O DOCUMENTO DA BNCC (2017), TRAZENDO DEBATES REFERENTES AO CURRÍCULO ESCOLAR E A ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO. OS RESULTADOS REVELARAM FRAGILIDADES E INCOERÊNCIAS A RESPEITO DESSAS MUDANÇAS CURRICULARES PARA O CONTEXTO LOCAL, CONFIRMANDO A NECESSIDADE DE UMA REFLEXÃO CRÍTICA SOBRE O PROCESSO DE CONSTRUÇÃO E IMPLEMENTAÇÃO DA BNCC, E COMPREENSÃO DAS MÚLTIPLAS INTENCIONALIDADES QUE ESTÃO POSTAS PARA A EDUCAÇÃO, ESPECIALMENTE NESTE ESTUDO, PARA AS CRIANÇAS QUE ESTÃO EM PROCESSO DE ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 02 - Didática, Currículo e Política Educacional" "palavra_chave" => "BASE NACIONAL COMUM CURRICULAR, ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO, ENSINO FUNDAMENTAL" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV127_MD1_SA2_ID4814_03102019155706.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:55" "updated_at" => "2020-06-10 11:34:33" "ativo" => 1 "autor_nome" => "ZILDIANE SOUZA TEIXEIRA" "autor_nome_curto" => "ZILDIANE SOUZA" "autor_email" => "zildiane.teixeiraa@gmail." "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DO AMAZONAS ( ICSEZ/ PARINTINS)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-vi-conedu" "edicao_nome" => "Anais VI CONEDU" "edicao_evento" => "VI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2019 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2019" "edicao_logo" => "5e4a032588ba0_17022020000613.png" "edicao_capa" => "5f184577153da_22072020105607.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2019-10-24 00:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 59450 "edicao_id" => 112 "trabalho_id" => 5497 "inscrito_id" => 4814 "titulo" => "BASE NACIONAL COMUM CURRICULAR (BNCC) E O PROCESSO DE ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO DA CRIANÇA: IMPACTOS PARA A ESCOLA DE ENSINO FUNDAMENTAL EM PARINTINS, AMAZONAS." "resumo" => "ESTE TRABALHO APRESENTA A PESQUISA REALIZADA EM 2018/2019, PELO PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSAS DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA (PIBIC), ACERCA DA BASE NACIONAL COMUM CURRICULAR (BNCC) E O PROCESSO DE ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO DAS CRIANÇAS NAS ESCOLAS DE ENSINO FUNDAMENTAL I EM PARINTINS, AM, COM INTUITO DE ANALISAR E DISCUTIR OS IMPACTOS QUE TAL POLÍTICA EDUCACIONAL TRAZ PARA EDUCAÇÃO DO CONTEXTO LOCAL, CONSIDERANDO OS CURRÍCULOS ESCOLARES, O PROCESSO DIDÁTICO-METODOLÓGICO DESENVOLVIDO PELOS PROFESSORES REFERENTE À ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO DOS ALUNOS, BEM COMO A FORMAÇÃO DOCENTE. A ABORDAGEM QUALITATIVA QUE NORTEOU A PESQUISA CONTRIBUIU SIGNIFICATIVAMENTE PARA UM OLHAR INVESTIGATIVO E MAIS APROXIMADO DA REALIDADE OBSERVADA, POR MEIO DA PESQUISA DE CAMPO, ASSIM COMO O DESENVOLVIMENTO DE ENTREVISTAS COM PROFESSORES, ANALISES DOCUMENTAIS E PESQUISAS BIBLIOGRÁFICAS. OS FUNDAMENTOS TEÓRICOS EMBASARAM-SE EM ARROYO (2011), LEITE (2003), SOARES (2016;2018), PINTO (2008), MARSIGLIA (2017), PUCCI (2018), RIBEIRO (2018), RIZZO (2005) E O DOCUMENTO DA BNCC (2017), TRAZENDO DEBATES REFERENTES AO CURRÍCULO ESCOLAR E A ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO. OS RESULTADOS REVELARAM FRAGILIDADES E INCOERÊNCIAS A RESPEITO DESSAS MUDANÇAS CURRICULARES PARA O CONTEXTO LOCAL, CONFIRMANDO A NECESSIDADE DE UMA REFLEXÃO CRÍTICA SOBRE O PROCESSO DE CONSTRUÇÃO E IMPLEMENTAÇÃO DA BNCC, E COMPREENSÃO DAS MÚLTIPLAS INTENCIONALIDADES QUE ESTÃO POSTAS PARA A EDUCAÇÃO, ESPECIALMENTE NESTE ESTUDO, PARA AS CRIANÇAS QUE ESTÃO EM PROCESSO DE ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 02 - Didática, Currículo e Política Educacional" "palavra_chave" => "BASE NACIONAL COMUM CURRICULAR, ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO, ENSINO FUNDAMENTAL" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV127_MD1_SA2_ID4814_03102019155706.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:55" "updated_at" => "2020-06-10 11:34:33" "ativo" => 1 "autor_nome" => "ZILDIANE SOUZA TEIXEIRA" "autor_nome_curto" => "ZILDIANE SOUZA" "autor_email" => "zildiane.teixeiraa@gmail." "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DO AMAZONAS ( ICSEZ/ PARINTINS)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-vi-conedu" "edicao_nome" => "Anais VI CONEDU" "edicao_evento" => "VI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2019 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2019" "edicao_logo" => "5e4a032588ba0_17022020000613.png" "edicao_capa" => "5f184577153da_22072020105607.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2019-10-24 00:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }