BUSCANDO DIÁLOGOS PARA UMA PRÁTICA INVESTIGATIVA NA AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM ESCOLAR
"2019-10-24 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 59490 "edicao_id" => 112 "trabalho_id" => 3719 "inscrito_id" => 5526 "titulo" => "BUSCANDO DIÁLOGOS PARA UMA PRÁTICA INVESTIGATIVA NA AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM ESCOLAR" "resumo" => "NO ÂMBITO DA EDUCAÇÃO E DO ENSINO A AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM JUNTAMENTE COM O PLANEJAMENTO E SEU DESENVOLVIMENTO CONSTITUEM COMPONENTES FUNDAMENTAIS DO ATO PEDAGÓGICO EM TODOS OS NÍVEIS E MODALIDADES DE ENSINO. NESTE ESTUDO, A AVALIAÇÃO É ABORDADA SOB O VIÉS DE ATO INVESTIGATIVO, TANTO DAS CONDIÇÕES DOS ALUNOS NO CONTEXTO HISTÓRICO-SOCIAL QUANTO DA PRÁTICA DOCENTE. TRATA-SE DE UMA PESQUISA BIBLIOGRÁFICA QUE TEM COMO REFERENCIAL TEÓRICO: LUCKESI (2011; 1995), HOFFMANN (2013; 2005), PERRENOUD (1999); ESTEBAN (2003), BEHRENS (2011), CALDEIRA (2000), ROMÃO (2005), VASCONCELOS (2008), SOBRINHO (2005), PONTE (2002), ALARCÃO (2001) E SOUZA (2015; 2012). A PARTIR DISSO DEFINIMOS TRÊS EIXOS DE ANÁLISE: AS LÓGICAS DA AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM; DEFINIÇÕES E PROPÓSITOS DA APRENDIZAGEM ESCOLAR; E A POSTURA DOCENTE INVESTIGATIVA SOBRE O ATO DE AVALIAR. O ESTUDO EVIDENCIOU QUE ATUALMENTE HÁ DISSONÂNCIA ENTRE TEORIA E PRÁTICA AVALIATIVA; EM MUITAS INSTITUIÇÕES ESCOLARES A AVALIAÇÃO AINDA É PRATICADA E VIVENCIADA DE FORMA CLASSIFICATÓRIA, EM DETRIMENTO DA PREOCUPAÇÃO COM A APRENDIZAGEM FORMATIVA, O QUE DEMONSTRA A NECESSIDADE E IMPORTÂNCIA DA INVESTIGAÇÃO COMO UM DOS FUNDAMENTOS BASILARES DA AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM ESCOLAR E DA PRÁTICA DOCENTE." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 02 - Didática, Currículo e Política Educacional" "palavra_chave" => "AVALIAÇÃO, APRENDIZAGEM ESCOLAR, POSTURA DOCENTE, ATO INVESTIGATIVO" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV127_MD1_SA2_ID5526_24092019184005.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:55" "updated_at" => "2020-06-10 11:34:33" "ativo" => 1 "autor_nome" => "ELIAS BEZERRA DE SOUZA" "autor_nome_curto" => "ELIAS DE SOUZA" "autor_email" => "elias.bezerra@ifam.edu.br" "autor_ies" => "IFAM" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-vi-conedu" "edicao_nome" => "Anais VI CONEDU" "edicao_evento" => "VI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2019 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2019" "edicao_logo" => "5e4a032588ba0_17022020000613.png" "edicao_capa" => "5f184577153da_22072020105607.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2019-10-24 00:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 59490 "edicao_id" => 112 "trabalho_id" => 3719 "inscrito_id" => 5526 "titulo" => "BUSCANDO DIÁLOGOS PARA UMA PRÁTICA INVESTIGATIVA NA AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM ESCOLAR" "resumo" => "NO ÂMBITO DA EDUCAÇÃO E DO ENSINO A AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM JUNTAMENTE COM O PLANEJAMENTO E SEU DESENVOLVIMENTO CONSTITUEM COMPONENTES FUNDAMENTAIS DO ATO PEDAGÓGICO EM TODOS OS NÍVEIS E MODALIDADES DE ENSINO. NESTE ESTUDO, A AVALIAÇÃO É ABORDADA SOB O VIÉS DE ATO INVESTIGATIVO, TANTO DAS CONDIÇÕES DOS ALUNOS NO CONTEXTO HISTÓRICO-SOCIAL QUANTO DA PRÁTICA DOCENTE. TRATA-SE DE UMA PESQUISA BIBLIOGRÁFICA QUE TEM COMO REFERENCIAL TEÓRICO: LUCKESI (2011; 1995), HOFFMANN (2013; 2005), PERRENOUD (1999); ESTEBAN (2003), BEHRENS (2011), CALDEIRA (2000), ROMÃO (2005), VASCONCELOS (2008), SOBRINHO (2005), PONTE (2002), ALARCÃO (2001) E SOUZA (2015; 2012). A PARTIR DISSO DEFINIMOS TRÊS EIXOS DE ANÁLISE: AS LÓGICAS DA AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM; DEFINIÇÕES E PROPÓSITOS DA APRENDIZAGEM ESCOLAR; E A POSTURA DOCENTE INVESTIGATIVA SOBRE O ATO DE AVALIAR. O ESTUDO EVIDENCIOU QUE ATUALMENTE HÁ DISSONÂNCIA ENTRE TEORIA E PRÁTICA AVALIATIVA; EM MUITAS INSTITUIÇÕES ESCOLARES A AVALIAÇÃO AINDA É PRATICADA E VIVENCIADA DE FORMA CLASSIFICATÓRIA, EM DETRIMENTO DA PREOCUPAÇÃO COM A APRENDIZAGEM FORMATIVA, O QUE DEMONSTRA A NECESSIDADE E IMPORTÂNCIA DA INVESTIGAÇÃO COMO UM DOS FUNDAMENTOS BASILARES DA AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM ESCOLAR E DA PRÁTICA DOCENTE." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 02 - Didática, Currículo e Política Educacional" "palavra_chave" => "AVALIAÇÃO, APRENDIZAGEM ESCOLAR, POSTURA DOCENTE, ATO INVESTIGATIVO" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV127_MD1_SA2_ID5526_24092019184005.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:55" "updated_at" => "2020-06-10 11:34:33" "ativo" => 1 "autor_nome" => "ELIAS BEZERRA DE SOUZA" "autor_nome_curto" => "ELIAS DE SOUZA" "autor_email" => "elias.bezerra@ifam.edu.br" "autor_ies" => "IFAM" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-vi-conedu" "edicao_nome" => "Anais VI CONEDU" "edicao_evento" => "VI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2019 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2019" "edicao_logo" => "5e4a032588ba0_17022020000613.png" "edicao_capa" => "5f184577153da_22072020105607.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2019-10-24 00:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }