O PRESENTE TRABALHO TEM COMO TEMA A UTILIZAÇÃO DE UM EXPERIMENTO (CAIXA DAS SENSAÇÕES) COMO UMA ESTRATÉGIA PROBLEMATIZADORA NO TEMA DE SISTEMA NERVOSO, EM UMA ESCOLA PÚBLICA MUNICIPAL DE SÃO LUÍS, COM ALUNOS DO 8° ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL. DESSE MODO, FOI REALIZADO UM MOMENTO COM OS DISCENTES, ONDE A EQUIPE EXECUTORA QUE FAZ PARTE DO PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSAS DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA (PIBID), ÁREA BIOLOGIA, APLICOU UMA ATIVIDADE EXPERIMENTAL A FIM DE MELHORAR O PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM E A CAPACIDADE DE PROBLEMATIZAÇÃO DOS ALUNOS, UMA VEZ QUE, MUITOS TEMAS SÃO ABORDADOS E FICAM DE FORMA ABSTRATA NA MENTE DOS ALUNOS. LOGO, APÓS A APLICAÇÃO DAS ATIVIDADES VERIFICOU-SE A NÍTIDA APLICAÇÃO DOS DISCENTES NO EXPERIMENTO, BEM COMO O PROCESSO DE APRENDIZAGEM FOI ALAVANCADO A PARTIR DA CAPACIDADE PROBLEMATIZADORA DO EXPERIMENTO PROPOSTO.