CONCEPÇÕES ALTERNATIVAS DE ALUNOS DO ENSINO FUNDAMENTAL SOBRE A IMPORTÂNCIA DOS SOLOS
"2019-10-24 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 59582 "edicao_id" => 112 "trabalho_id" => 647 "inscrito_id" => 8613 "titulo" => "CONCEPÇÕES ALTERNATIVAS DE ALUNOS DO ENSINO FUNDAMENTAL SOBRE A IMPORTÂNCIA DOS SOLOS" "resumo" => "CONCEPÇÕES ALTERNATIVAS SÃO OS CONHECIMENTOS PRÉVIOS QUE OS ALUNOS POSSUEM A RESPEITO DE ALGUM FATO OU CONTEÚDO E COM ELAS EXPLICAM GRANDE PARTE DOS FATOS QUE OS CERCAM, FAZENDO PARTE DO SEU CONHECIMENTO. DIANTE DISSO, O PRESENTE ESTUDO TEM COMO PROBLEMA: QUAIS AS CONCEPÇÕES ALTERNATIVAS DOS ALUNOS DO ENSINO FUNDAMENTAL DE CAXIAS-MA SOBRE A IMPORTÂNCIA DOS SOLOS? ESTA PESQUISA TEM COMO OBJETIVO GERAL INVESTIGAR E ANALISAR AS CONCEPÇÕES ALTERNATIVAS DE ALUNOS SOBRE A TEMÁTICA SOLOS. O PRESENTE ESTUDO COMPREENDE UMA PESQUISA DE CAMPO, COM ABORDAGEM QUALITATIVA, E FOI EXECUTADO COM UMA TURMA DO 4º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL DE UMA ESCOLA DA REDE PÚBLICA NA CIDADE DE CAXIAS-MA. A AMOSTRA CORRESPONDEU A 28 ALUNOS. O INSTRUMENTO PARA COLETA DE DADOS CORRESPONDEU A UM QUESTIONÁRIO, COM 3 QUESTÕES, NAS QUAIS OS ALUNOS DEVERIAM RESPONDER ATRAVÉS DE DESENHOS. PARA ANÁLISE DE DADOS FOI ESCOLHIDA A ANÁLISE DE CONTEÚDO DE BARDIN. OS RESULTADOS EVIDENCIARAM QUE OS ALUNOS PARTICIPANTES POSSUEM ALGUMAS CONCEPÇÕES ALTERNATIVAS SOBRE A TEMÁTICA SOLOS QUE SE RELACIONAM COM OS ACEITOS CIENTIFICAMENTE. NO ENTANTO, PERCEBE-SE QUE ALGUNS ENCONTRARAM DIFICULDADES EM RECONHECER OS ORGANISMOS QUE HABITAM DIRETAMENTE O INTERIOR DOS SOLOS, PODENDO CAUSAR DIFICULDADES NA APRENDIZAGEM, SE O PROFESSOR NÃO CONSEGUIR IDENTIFICAR. ESTE ESTUDO DEVE SUBSIDIAR OS PROFESSORES NO PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM, POIS FORNECE UMA FERRAMENTA INICIAL, UMA VEZ QUE PERMITE AO PROFESSOR IDENTIFICAR OS SABERES PRÉVIOS DOS ALUNOS E A PARTIR DELES, PLANEJAR SUAS AULAS E, CONSEQUENTEMENTE, POSSIBILITAR UMA APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA E PRAZEROSA." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 16 – Ensino de Ciências" "palavra_chave" => "APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA, CONHECIMENTOS PRÉVIOS, DIFICULDADES" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV127_MD1_SA16_ID8613_24072019111449.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:55" "updated_at" => "2020-06-10 11:34:33" "ativo" => 1 "autor_nome" => "GEYSSY NAYRA DE MACÊDO SILVA" "autor_nome_curto" => "GEYSSY MACÊDO" "autor_email" => "geyssynayra@hotmail.com" "autor_ies" => "UEMA" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-vi-conedu" "edicao_nome" => "Anais VI CONEDU" "edicao_evento" => "VI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2019 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2019" "edicao_logo" => "5e4a032588ba0_17022020000613.png" "edicao_capa" => "5f184577153da_22072020105607.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2019-10-24 00:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 59582 "edicao_id" => 112 "trabalho_id" => 647 "inscrito_id" => 8613 "titulo" => "CONCEPÇÕES ALTERNATIVAS DE ALUNOS DO ENSINO FUNDAMENTAL SOBRE A IMPORTÂNCIA DOS SOLOS" "resumo" => "CONCEPÇÕES ALTERNATIVAS SÃO OS CONHECIMENTOS PRÉVIOS QUE OS ALUNOS POSSUEM A RESPEITO DE ALGUM FATO OU CONTEÚDO E COM ELAS EXPLICAM GRANDE PARTE DOS FATOS QUE OS CERCAM, FAZENDO PARTE DO SEU CONHECIMENTO. DIANTE DISSO, O PRESENTE ESTUDO TEM COMO PROBLEMA: QUAIS AS CONCEPÇÕES ALTERNATIVAS DOS ALUNOS DO ENSINO FUNDAMENTAL DE CAXIAS-MA SOBRE A IMPORTÂNCIA DOS SOLOS? ESTA PESQUISA TEM COMO OBJETIVO GERAL INVESTIGAR E ANALISAR AS CONCEPÇÕES ALTERNATIVAS DE ALUNOS SOBRE A TEMÁTICA SOLOS. O PRESENTE ESTUDO COMPREENDE UMA PESQUISA DE CAMPO, COM ABORDAGEM QUALITATIVA, E FOI EXECUTADO COM UMA TURMA DO 4º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL DE UMA ESCOLA DA REDE PÚBLICA NA CIDADE DE CAXIAS-MA. A AMOSTRA CORRESPONDEU A 28 ALUNOS. O INSTRUMENTO PARA COLETA DE DADOS CORRESPONDEU A UM QUESTIONÁRIO, COM 3 QUESTÕES, NAS QUAIS OS ALUNOS DEVERIAM RESPONDER ATRAVÉS DE DESENHOS. PARA ANÁLISE DE DADOS FOI ESCOLHIDA A ANÁLISE DE CONTEÚDO DE BARDIN. OS RESULTADOS EVIDENCIARAM QUE OS ALUNOS PARTICIPANTES POSSUEM ALGUMAS CONCEPÇÕES ALTERNATIVAS SOBRE A TEMÁTICA SOLOS QUE SE RELACIONAM COM OS ACEITOS CIENTIFICAMENTE. NO ENTANTO, PERCEBE-SE QUE ALGUNS ENCONTRARAM DIFICULDADES EM RECONHECER OS ORGANISMOS QUE HABITAM DIRETAMENTE O INTERIOR DOS SOLOS, PODENDO CAUSAR DIFICULDADES NA APRENDIZAGEM, SE O PROFESSOR NÃO CONSEGUIR IDENTIFICAR. ESTE ESTUDO DEVE SUBSIDIAR OS PROFESSORES NO PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM, POIS FORNECE UMA FERRAMENTA INICIAL, UMA VEZ QUE PERMITE AO PROFESSOR IDENTIFICAR OS SABERES PRÉVIOS DOS ALUNOS E A PARTIR DELES, PLANEJAR SUAS AULAS E, CONSEQUENTEMENTE, POSSIBILITAR UMA APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA E PRAZEROSA." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 16 – Ensino de Ciências" "palavra_chave" => "APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA, CONHECIMENTOS PRÉVIOS, DIFICULDADES" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV127_MD1_SA16_ID8613_24072019111449.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:55" "updated_at" => "2020-06-10 11:34:33" "ativo" => 1 "autor_nome" => "GEYSSY NAYRA DE MACÊDO SILVA" "autor_nome_curto" => "GEYSSY MACÊDO" "autor_email" => "geyssynayra@hotmail.com" "autor_ies" => "UEMA" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-vi-conedu" "edicao_nome" => "Anais VI CONEDU" "edicao_evento" => "VI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2019 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2019" "edicao_logo" => "5e4a032588ba0_17022020000613.png" "edicao_capa" => "5f184577153da_22072020105607.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2019-10-24 00:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }