INTRODUÇÃO: A EDUCAÇÃO FÍSICA ASSUME A RESPONSABILIDADE DE FORMAR UM CIDADÃO
CAPAZ DE POSICIONAR-SE DE FORMA CRÍTICA DIANTE DAS NOVAS FORMAS DA CULTURA CORPORAL DO
MOVIMENTO. A EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS (EJA), É UMA DAS MODALIDADES DE ENSINO,
DESTINADAS A PESSOAS QUE NÃO CONSEGUIRAM CONCLUIR O ENSINO BÁSICO POR MOTIVOS
DIVERSOS. O OBJETIVO DESTE TRABALHO É ANALISAR O CONHECIMENTO DOS ALUNOS DO PROEJA
SOBRE A DISCIPLINA DE EDUCAÇÃO FÍSICA. METODOLOGIA: ESTA PESQUISA CARACTERIZA-SE COMO
SENDO DE CAMPO, DESCRITIVA, QUANTITATIVO. O ESTUDO FOI REALIZADO COM ESTUDANTES DO
PROEJA DO IFPB – CAMPUS SOUSA. O INSTRUMENTO UTILIZADO FOI UM QUESTIONÁRIO
ELABORADO PELOS AUTORES DO PRESENTE ESTUDO. RESULTADOS E DISCUSSÃO: O ESTUDO CONTOU
COM UMA AMOSTRA DE 12 DISCENTES, SENDO 10 MULHERES E 2 HOMENS. QUANDO QUESTIONADOS
SOBRE O QUE É EDUCAÇÃO FÍSICA, 66,6% RELACIONAM A EDUCAÇÃO FÍSICA À SAÚDE, E A
MANUTENÇÃO DA MESMA, EM SUA INTEGRIDADE FÍSICA E MENTAL. ENQUANTO 25% ASSOCIAM O
TERMO AO LAZER E À EXPRESSÃO CORPORAL. E POR FIM 8% CONSIDERA A EDUCAÇÃO FÍSICA COMO
DISCIPLINA ESCOLAR. É OBSERVÁVEL A PRESENÇA DA QUADRA COMO LOCAL DE AULA COMO ALGO
ENRAIZADO NO CONHECIMENTO DA POPULAÇÃO EM GERAL, NÃO HOUVE MENÇÃO A AULAS TEÓRICAS.
CONSIDERAÇÕES FINAIS: CONCLUI-SE QUE O DIAGNÓSTICO REALIZADO NA AMOSTRAGEM NA
APLICAÇÃO DO QUESTIONÁRIO, FOI BASTANTE SATISFATÓRIO, POIS, OS ALUNOS DESCREVERAM AS
DIVERSAS FACETAS DO TERMO EDUCAÇÃO FÍSICA, APENAS COM OS CONHECIMENTOS PRÉVIOS AO
PROEJA, TAIS QUAIS SAÚDE, FÍSICA E MENTAL, LAZER, EXPRESSÃO CORPORAL, E POR FIM COMO
DISCIPLINA ESCOLAR.