A PESQUISA COLABORATIVA APRESENTA-SE COMO UM DESAFIO PARA OS PESQUISADORES, POR SER CONSIDERAVELMENTE RECENTE E DESTACAR-SE POR SEU CARÁTER REFLEXIVO E CRÍTICO. UMA DE SUAS CARACTERÍSTICAS É O TRABALHO EM CONJUNTO, REALIZADO POR MEIO DE GRUPOS COLABORATIVOS, QUE PODEM ESTAR RELACIONADOS À FORMAÇÃO DE PROFESSORES, DE MODO A SER UM FACILITADOR DESSE PROCESSO. DESSA FORMA, ESSE TRABALHO ANALISOU O E-BOOK RESULTANTE DO IV SIMPÓSIO DE GRUPOS COLABORATIVOS E DE APRENDIZAGEM DO PROFESSOR QUE ENSINA MATEMÁTICA, REALIZADO NO ANO DE 2018, COM O OBJETIVO DE INVESTIGAR QUAIS AS CONTRIBUIÇÕES EVIDENCIADAS POR TRABALHOS QUE UTILIZARAM GRUPOS COLABORATIVOS, NO CONTEXTO DE FORMAÇÃO DO PROFESSOR QUE ENSINA MATEMÁTICA. REALIZOU-SE UMA ANÁLISE MAIS APROFUNDADA DOS SETE ARTIGOS QUE FORMAM AS PARTES I E II DO E-BOOK, E O RESULTADO FOI A ORGANIZAÇÃO DE QUATRO CATEGORIAS, ENCONTRADAS NOS RELATOS APRESENTADOS NESSES ARTIGOS, QUE SÃO ELAS: FORMAÇÃO, DESENVOLVIMENTO, CONSTRUÇÃO E REFLEXÃO. ASSIM, PODE-SE EVIDENCIAR A IMPORTÂNCIA DOS GRUPOS COLABORATIVOS NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES E RESPONDER À QUESTÃO QUE MOTIVOU ESSA PESQUISA, ALÉM DE APRESENTAR CONTRIBUIÇÕES ADVINDAS DA SUA UTILIZAÇÃO, COMO A CONSTRUÇÃO DE NOVOS SABERES E A CAPACIDADE DE REFLEXÃO.