ESTE ESTUDO TEVE POR OBJETIVO INVESTIGAR SE AS AÇÕES DESENVOLVIDAS PELO NÚCLEO DE ATENDIMENTO ÀS PESSOAS COM NECESSIDADES EDUCACIONAIS ESPECÍFICAS - NAPNE, EM 2018, NO INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DE RONDÔNIA – IFRO, CAMPUS VILHENA, CONTRIBUÍRAM PARA ASSEGURAR AS CONDIÇÕES DE PERMANÊNCIA E ÊXITO DE ALUNOS COM NECESSIDADES EDUCACIONAIS ESPECÍFICAS NO CAMPUS. FOI UTILIZADA UMA ABORDAGEM QUALITATIVA, NA PERSPECTIVA DO ESTUDO DE CASO, QUE FOCOU O NAPNE DO CAMPUS VILHENA, DURANTE O ANO DE 2018, POR MEIO DA ANÁLISE DO REGULAMENTO E ACOMPANHAMENTO DAS ATIVIDADES PREVISTAS NO PLANO DE AÇÃO DO NAPNE DO REFERIDO CAMPUS. TAMBÉM FOI REALIZADA ANÁLISE DA ATA DO RESULTADO DO RENDIMENTO ACADÊMICO DOS ALUNOS EM 2018. CONSTATOU-SE QUE AS AÇÕES DESENVOLVIDAS POR ESTE NÚCLEO TÊM POSSIBILITADO A PERMANÊNCIA E ÊXITO DOS ALUNOS. ASSIM, FOI POSSÍVEL PERCEBER QUE A INSTITUIÇÃO TEM REALIZADO ALGUMAS AÇÕES E ESTABELECIDO ALGUNS PROTOCOLOS DE ATUAÇÃO QUE FACILITARAM O ACOMPANHAMENTO AOS ALUNOS COM NECESSIDADES EDUCACIONAIS ESPECÍFICAS PELA EQUIPE DO NAPNE. ENTRE OS ASPECTOS INSTITUCIONAIS FACILITADORES, PÔDE-SE OBSERVAR QUE OS DOCUMENTOS ANALISADOS ESTÃO DE ACORDO COM OS PRINCÍPIOS BALIZADORES DA EDUCAÇÃO INCLUSIVA. APESAR DOS DESAFIOS, É POSSÍVEL AFIRMAR QUE A ATUAÇÃO DO NAPNE DO CAMPUS VILHENA E AS AÇÕES DESENVOLVIDAS ACOMPANHAM A POLÍTICA PROPOSTA PELO TECNEP, NA BUSCA DA PRÁTICA DA CULTURA DA EDUCAÇÃO INCLUSIVA E TEM BUSCADO SE ADEQUAR ÀS NOVAS DEMANDAS APRESENTADAS PELO PROCESSO DE INCLUSÃO PARA ASSEGURAR A EDUCAÇÃO COMO DIREITO.