OS LETRAMENTOS DIGITAIS SÃO COMPETÊNCIAS E PRÁTICAS INDIVIDUAIS E SOCIAIS FUNDAMENTAIS PARA ANALISAR, EXPOR, DISTRIBUIR E ELABORAR SENTIDO PRODUTIVO NOS MEIOS DE INFORMAÇÃO DIGITAL E ESTÃO LIGADAS A AMBAS AS NECESSIDADES, OU SEJA, CAPACIDADES ESSENCIAIS QUE OS ALUNOS NECESSITAM ADQUIRIR PARA SUA PLENA ATUAÇÃO NA SOCIEDADE ALÉM DA SALA DE AULA. NESTE SENTIDO, A PESQUISA TEVE COMO FINALIDADE INVESTIGAR COMO OCORREM AS PRÁTICAS DE LETRAMENTOS DIGITAIS NO ESPAÇO ESCOLAR E QUAIS SUAS CONTRIBUIÇÕES NO PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM. EM CONTINUIDADE, O TRABALHO OCORREU POR MEIO DE PESQUISA DE CAMPO (QUESTIONÁRIOS), NA ESCOLA ROSÂNGELA MARIA MOURA FREITAS, ESCOLA ROSALINA ZAIDAN E ESCOLA MUNICIPAL SANTA FILOMENA E RECORTE BIBLIOGRÁFICO, BASEADO NOS SEGUINTES AUTORES GAMA (2012); HEEMANN (2013); MARZARI (2014); DUDENEY, HOCKLY E PEGRUM (2016); REZENDE (2016) E XAVIER (UFPE). PARA ESTES AUTORES, É DE EXTREMA IMPORTÂNCIA O TRABALHO COM OS LETRAMENTOS DIGITAIS NA ESCOLA, POIS POSSIBILITA AO ALUNO FORMAÇÃO PROFISSIONAL, SOCIAL E PESSOAL. PORTANTO, AS NOVAS TECNOLOGIAS VÊM SE TORNANDO CADA VEZ MAIS COMUM E PRESENTE EM NOSSA SOCIEDADE E NO ÂMBITO ESCOLAR, VISTO QUE AS PRÁTICAS DE LETRAMENTOS DIGITAIS AINDA É UM GRANDE DESAFIO ENCONTRADO NA ESCOLA, UMA VEZ QUE, A ESCOLA ESCOLAS NÃO POSSUI ESTRUTURAS ADEQUADAS. AINDA SIM, É RELEVANTE QUE A ESCOLA OFEREÇA SUBSÍDIOS NECESSÁRIOS PARA QUE OS EDUCANDOS VENHAM USUFRUIR DOS LETRAMENTOS DIGITAIS, POIS A SOCIEDADE ESTÁ EM CONSTANTES TRANSFORMAÇÕES EXIGINDO DOS INDIVÍDUOS RENOVAÇÕES.