VIEIRA, Itamara Cristina Ramos. La literatura infanto-juvenil en clases de ele. Anais V ENLIJE... Campina Grande: Realize Editora, 2014. Disponível em: <https://mail.editorarealize.com.br/artigo/visualizar/5972>. Acesso em: 25/11/2024 00:19
A inclusão da literatura em classes de língua estrangeira tem se tornado cada vez mais escassa, visto que muitos professores sentem dificuldade de trabalhar os textos literários e quando trabalhados tende a fixar apenas os aspectos lingüísticos. Partindo dessa problemática vemos a necessidade de incluí-la nas aulas, por ser considerada uma ferramenta fundamental no ensino de uma L2. Esse tipo de material contém um grande suporte lingüístico e cultural, além de proporcionar aos alunos contato com materiais autênticos da língua que estão aprendendo. Nosso objetivo com esse artigo é discutir o uso da literatura nas classes de ELE. Para isso, tomamos como objeto de investigação a literatura Infanto-juvenil, pois este tipo de texto literário pode proporcionar para os alunos contato com textos autênticos e tornar-se mais atrativo pelo tom de humor e o lúdico. Tendo como pressuposto teórico (AGUADO, 2010), (JESUALDO, 1993), (AMBASSA, 2006) E (CASSANY, 2005) abordaremos algumas questões lingüísticas e literárias e ao final do artigo apresentaremos algumas propostas de atividades que podem ser trabalhadas em diversos níveis dentro da sala de aula de língua estrangeira.